3 práticas de como aprendi muito

Estudando! Rá!

Estudei de todas as maneiras. Por exemplo, boas práticas de SQL todo dia estudando um minuto por dia. Ou dicas de Javascript da mesma maneira.

Mas bom, no dia a dia tenho 3 práticas que me ajudam muito:

1. Estudar um pouco todos os dias é cientificamente comprovado como eficaz.

Faço isso todos os dias da minha vida. Se você, como eu, acorda e olha o email, em um minuto você aprende algo. Imagina aprender todo dia sem “perder” tempo?

Por exemplo, junte-se ao expert Sérgio Lopes a lista diária de um minuto sobre boas práticas de Javascript, onde em menos de um minuto me toquei que Javascript já faz muita coisa que antes precisávamos do JQuery.

Ou a lista diário de um minuto de boas práticas de SQL, onde, por exemplo, ensino em menos de um minuto como nunca mais apagar coisas que não devia com DELETE. Encontre sua fonte diária de dicas e boas práticas. Quer se inscrever nele?

2. Faça cursos.

Começou com o estudo curto e rápido diário e agora está pronto para dedicar meia hora por dia? Uma hora a cada três dias? Não deixe de fazer cursos.

Eu já criei mais de 40 cursos no Alura, e já assisti literalmente todos os melhores cursos do Alura, foram mais de 150 que já assisti fazendo revisão 🙂 Haja estudo!

Mas eu devo ter 100 horas em um dia? Não!

30 minutos por dia é uma meta animal! Se conseguir, me avisa!

3. Discuta as práticas com seus amigos.

Questionar e ser questionado faz parte do aprendizado. Manda o link de um post aqui do blog para um amigo agora. Isso agora. Fala “javascript tá animal”. Ou “se lembra aquele delete que eu fiz ano passado?”. Puxa o assunto! Me conta o que aconteceu?

E aí, mandou? Eu compartilho esse tipo de coisa informação e insights a rodo, é assim que pego informação nova, de todo lugar e de todos!

Abraço!

Guilherme


Tech Education Leader no Alura

Próximo ArtigoFormulário com form validation do HTML5