4 designers famosos que tiveram sucesso no mercado de tecnologia

4 designers famosos que tiveram sucesso no mercado de tecnologia
Bruno Harnik
Bruno Harnik

Compartilhe

Hoje em dia, o design é mais do que uma disciplina: com o avanço de conceitos como UX/UI (experiência e interface de usuário para dispositivos móveis), Internet das Coisas e dispositivos cada vez menores, mais potentes e portáteis, os designers estão sendo requisitados para trabalhar com os avanços tecnológicos mais recentes.

1. Jonathan Ive

Nascido no Reino Unido, Ive começou os estudos inspirado pelo pai, artesão que tinha especial cuidado pelo trabalho e pelo acabamento bem feito em suas criações. Formou-se na Politécnica de Newcastle, onde teve contato com designers de diferentes disciplinas.

Foi ali também que Jonathan conheceu seu primeiro Mac, que na época era o primeiro a permitir desenhos artísticos com o mouse.

Depois de formado, com vários prêmios da Real Sociedade de Artes, ajudou a fundar a Tangerine, empresa de design que primeiro prestou consultoria e depois foi integrada ao departamento de design da Apple. Era o início de uma parceria duradoura.

Embora o início tenha sido desanimador (a Apple passava por períodos difíceis no meio da década de 90), o retorno de Steve Jobs à empresa deu o estímulo do qual Ive precisava para continuar o trabalho.

A parceria dos dois começou a dar frutos logo em 1998, com o iMac G3, computador de mesa com o icônico gabinete curvo e colorido. Seguindo uma filosofia de design que opta pelo simples e minimalista, o designer foi desenvolvendo produtos cada vez mais finos e inovadores, como os iPods, iPhones e iMacs.

Atualmente, depois da morte de Jobs, Jonathan assumiu também o posto de vice-presidente sênior da Apple, além de ter começado projetos externos, como uma edição de luxo limitada de câmeras fotográficas para a marca Leica.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Jakob Nielsen

Nascido em Copenhague, na Dinamarca, Nielsen é um consultor de usabilidade web mundialmente conhecido, com PhD em interação homem-máquina pela Universidade Técnica de Copenhague.

Por quatro anos, trabalhou como Engenheiro de destaque na Sun Microsystems, fabricante da plataforma Java. Ali, desenvolveu estudos focados na melhoria da usabilidade das nascentes aplicações para a internet.

Nielsen é conhecido por definir os cinco componentes para alcançar as metas de usabilidade: adaptabilidade, eficiência, facilidade de reconhecimento, baixo número de erros e satisfação do usuário. Ele também é autor de 10 regras que visam melhorar a usabilidade.

Embora tenham sido fortemente criticadas por designers gráficos, por deixar itens como tipografia e hierarquias visuais de lado, estas metas continuam sendo o padrão seguido pelos desenvolvedores.

É também de sua autoria a Lei de Nielsen, que afirma que as conexões de rede de alto desempenho terão sua velocidade dobrada a cada 21 meses. Atualmente, Nielsen é autor de uma newsletter sobre web design e constantemente listado entre os designers mais influentes do mundo.

3. Steve Jobs

Não é possível falar sobre designers envolvidos com tecnologia sem falar em Steve Jobs. Nascido em São Francisco, na Califórnia, Jobs começou a cursar a Reed College, em Portland, mas abandonou o curso devido a restrições financeiras.

No entanto, continuou a frequentar o ambiente da faculdade, matriculando-se em vários cursos livres, entre eles o de caligrafia, que seria de enorme valor anos depois.

Mais tarde, começou a trabalhar em parceria com o amigo de longa data Steve Wozniak. Com uma versão do jogo Pong desenvolvida pelo amigo em mãos, Jobs conseguiu um emprego como técnico na Atari, então líder em jogos de videogame.

Em 1976, juntamente com Wozniak e o amigo Ronald Wayne, fundou a Apple Computer, na garagem de sua casa, desenvolvendo o primeiro produto da empresa: o computador pessoal Apple I.

No ano seguinte, foi lançado o primeiro computador comercial da Apple, o Apple II, um sucesso de vendas, devido a suas inovações computacionais e seu design diferenciado.

Com o passar dos anos, a empresa foi crescendo, assim como a fortuna pessoal de Steve, avaliada em 100 milhões de dólares no início da década de 80. No entanto, desavenças internas e conflitos sobre os rumos da Apple levaram Jobs a ser demitido da empresa que ele mesmo criou, em 1985.

Saindo da Apple, criou a NeXT no mesmo ano, desenvolvendo hardwares inovadores, porém sem muito sucesso, depois mudando o foco de produção para softwares e frameworks.

O triunfo de seu novo empreendimento e os tempos difíceis da Apple levaram a empresa a comprar a NeXT, em 1997, trazendo Jobs de volta à chefia.

Em seu retorno, aliado a designers de ponta como Jonathan Ive, Jobs começou a revolucionar a indústria de tecnologia. Foi ele o maior responsável pelo surgimento dos iMacs, iPods, iPhones e iPad, invenções que quebraram barreiras e renovaram indústrias inteiras.

Com Jobs, a Apple deixou de ser uma empresa cambaleante para assumir o posto de vanguardista tecnológica.

Além de sua importância vital na Apple, Steve Jobs também é responsável por fundar a Pixar, empresa de animação criadora de clássicos como Toy StoryWALL-E e Ratatouille, vencedores do Oscar.

4. Elon Musk

Grande destaque nas manchetes mais recentes sobre inovação, o designer de produtos e engenheiro (mais engenheiro do que designer :)) sul-africano Elon Musk define-se como um visionário disposto a criar tecnologias para salvar a espécie humana do risco de extinção.

Com PhD em física aplicada e ciência de materiais na Universidade de Stanford, começou a carreira fundando empresas como a Zip2 e a X.com, que seria depois fundida com a Confinity, dando origem ao serviço de pagamentos PayPal.

As empresas mais famosas de Elon são a SolarCity, que visa fornecer energia solar a preços competitivos para residências, a Tesla Motors, que já tem uma grande linha de carros totalmente elétricos (com alguns projetos de carros sem motorista em desenvolvimento), e a SpaceX, um dos primeiros empreendimentos privados de exploração espacial.

Foi a SpaceX, inclusive, que deu a Musk a maior parte de sua fama: seu objetivo de pousar uma nave não tripulada em Marte até 2018 e criar uma colônia experimental ainda neste século tem atraído atenção e investimentos de grandes empresários.

Neste texto, vimos um pouco da vida e da carreira de designers famosos que fizeram avanços indispensáveis no mundo tecnológico.

Cada um deles deixou uma marca que não pode ser apagada na sociedade, garantindo melhores produtos e melhor qualidade de vida para seus usuários. Muito além de designers,são fonte inesgotável de inspiração!

Bruno Harnik
Bruno Harnik

Bruno é designer com experiência na produção de materiais impressos e digitais, e também instrutor de artes, design e tecnologia.

Veja outros artigos sobre UX & Design