7 ferramentas que podem ser boas alternativas ao Photoshop

7 ferramentas que podem ser boas alternativas ao Photoshop
guilherme.lombardi
guilherme.lombardi

Compartilhe

Conheça algumas ferramentas que podem ser boas alternativas ao photoshop, tanto em custo benefício, como também, usabilidade e features.

O Adobe Photoshop é o aplicativo dominante no mercado de edição de imagens há mais de 25 anos. Mas, de uns tempos para cá, já surgiram muitos bons concorrentes, que se apresentam como opções tão funcionais quanto ele — mas muito mais econômicas.

Afinal, hoje, o custo individual de adquirir a última versão do premiado editor é R$85,00 mensais, o que pode deter muitos iniciantes na aquisição do software original.

Assim, para ser uma alternativa ao Photoshop, um software precisa ter excelente usabilidade, ferramentas poderosas, compatibilidade com as principais plataformas disponíveis no mercado e um preço inferior ao praticado pela Adobe.

Então, se você se interessou em saber quais são as principais ferramentas gratuitas que pode utilizar no lugar do Photoshop, continue lendo este post!

1. Gimp

Plataformas: Windows, Mac e Linux

Preço: grátis

Conhecido pelo acrônimo GIMP, o GNU Manipulation Program é um dos mais completos e gratuitos editores de código aberto disponível para todas as plataformas. Com ferramentas robustas, é provavelmente a melhor escolha que você pode fazer sem colocar a mão no bolso.

Com uma comunidade ampla de entusiastas, o GIMP oferece os principais recursos do Photoshop, embora não tenha uma usabilidade tão simples quanto a do aplicativo mais conhecido da Adobe.

O software conta com a edição em camadas, uma excelente ferramenta de seleção e retoques, recursos para correção de cores e o suporte a múltiplos plugins, que vão deixar seu trabalho ainda mais fácil.

Quanto aos formatos, ele suporta a criação de GIFs, BMPs, JPEGs, PNGs e ainda oferece compatibilidade com o formato original do Photoshop, o PSD. Com certeza, vale a pena fazer o download e testar!

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Pixlr

Plataformas: online

Preço: grátis

Para quem prefere fazer tudo direto do browser ou possui uma máquina mais lenta, que demande a utilização de recursos externos, a opção ideal é o Pixlr. Com ele, é possível editar imagens direto da aba do seu navegador, com naturalidade, e utilizando os mesmos atalhos do Photoshop.

Sua interface é simples, e ele também permite a edição de camadas, além de possuir ferramentas de seleção, edição de textos e um recurso automatizado para correção de olhos vermelhos.

Além disso, os filtros e efeitos tornam o Pixlr um dos melhores editores online que você pode imaginar. Ele suporta arquivos BMP, JPEG, GIF, TIFF e também PNGs. Acesse-o e confira!

3. Paint.NET

Plataformas: Windows

Preço: grátis

Já brincou alguma vez de desenhar no Paint? Então, pense no Paint.NET como uma evolução do editor nativo do Windows. A ferramenta foi desenvolvida para ocupar justamente esse papel, e herda muito de sua interface e funcionalidade do aplicativo que você já conhece.

É um pouco menos complexa que o GIMP, mas conta com todos os recursos que você precisa para começar a editar imagens agora mesmo. E garante melhores resultados com o uso de plugins, o que torna os recursos básicos desse software ainda melhores.

Se quiser uma alternativa ao Photoshop por uma usabilidade simples de se entender e usar,o Paint.NET é a escolha para você! Além dos típicos BMPs, JPEGs, GIFs, TIFFs e PNGs, o aplicativo também oferece suporte a arquivos RAW e é completamente gratuito. Basta baixar e testar!

4. PicMonkey

Plataformas: online

Preço: grátis

Quando a Google adquiriu o Picnik, muitos designers ficaram desolados pois isso significaria o fim do excelente editor de imagens criado por Justin Huff e Brian Terry. Os engenheiros, porém, se reorganizaram para lançar uma nova alternativa, completamente online e que consegue atingir o difícil equilíbrio entre uma interface de usuário intuitiva e um conjunto avançado de recursos.

Começar a editar suas fotos com PicMonkey é simples e adicionar texturas, formas e texto em suas imagens pode ser feito em poucos cliques. Há também alguns filtros automáticos, semelhantes aos do Instagram, com os quais você pode se divertir.

Como o PicMonkey funciona do seu navegador é possível acessá-lo de qualquer lugar. Para quem precisa de ferramentas ainda mais avançadas, existe uma versão premium do software que remove os anúncios da parte inferior da tela e inclui alguns recursos extra.

Quer experimentar? Então clique aqui. O PicMonkey oferece um trial gratuito de suas funções de retoque profissionais.

5. Canva

Plataformas: Windows, Mac e Linux

Preço: grátis

Que tal um editor de fotos simples, conhecido como o programa de design mais fácil de usar no mundo? O Canva permite que qualquer um crie imagens incríveis, precisando apenas se registrar na plataforma o que pode ser feito com um e-mail, sua conta do Facebook ou do Google.

Ele possui efeitos de edição, corte e enquadramento que vão tornar suas imagens ainda melhores, sem dúvida! Aproveite e adicione textos, ícones e edite imagens com fundos transparentes, sem precisar sair de seu browser.

E use também os filtros automáticos disponibilizados pelo aplicativo para aprimorar as cores, brilho e contraste de suas fotos, e empregue os ícones gratuitos para criar imagens de impacto!

Além disso, de todas as ferramentas online citadas até aqui, este é o único que possui os recursos que você precisa para criar layouts web — um diferencial e tanto! Então, para começar a editar fotos agora mesmo, visite o site.

6. CinePaint

Plataformas: Linux e Mac

Preço: grátis

Não esquecemos, é claro, dos usuários de Linux que consideram o GIMP um pouco limitado. Para eles, o CinePaint pode ser a solução.

Afinal, essa não é uma ferramenta de edição de imagens comum. Possibilitando retoques poderosos e uma alta-fidelidade de cor, ele permite que você saiba exatamente como suas fotos ficarão quando impressas.

Vale ressaltar que esse editor gratuito foi utilizado por grandes estúdios de Hollywood na criação de animações no passado. Só de saber isso, você já consegue imaginar o tamanho potencial da ferramenta, certo? E, além de trabalhar com imagens, o CinePaint ainda cria e edita vídeos!

Com suporte para arquivos BMP, CIN, DPX, EXR, GIF, JPEG, OpenEXR, PNG, TIFF e XCF, ele funciona em qualquer sistema operacional baseado no Unix — portanto, é também compatível com o Mac. Para baixá-lo, basta acessar o site.

7. Seashore

Plataformas: Mac

Preço: grátis

Por fim, você usa Mac e não achou um aplicativo com a sua cara nessa lista? Não se preocupe! O Seashore é uma ferramenta de edição de imagens de código aberto baseada no framework Cocoa — o que significa que ele funciona perfeitamente no Macbook.

Utilizando a mesma formatação de arquivos do GIMP, o software oferece recursos semelhantes, mas com uma interface muito mais simples.

Com vários pincéis, uma excelente ferramenta de gradientes e a possibilidade de editar imagens em camadas, esse é um dos editores de imagem mais intuitivos da nossa lista. Para começar a se aventurar pelo software, você pode fazer o download clicando aqui.

Enfim, substituir o Photoshop não é uma tarefa fácil. Afinal, se o software ganhou o espaço que tem hoje no mercado, foi graças à sua usabilidade, aliada a ferramentas de edição de imagem incomparáveis.

Se você pretende começar sua carreira de designer, temos vários materiais para te ajudar.

Veja outros artigos sobre UX & Design