7 leituras bacanas para quem quer entrar na área de TI

7 leituras bacanas para quem quer entrar na área de TI

Mesmo em tempos de alta de leitura informativa e vídeos, é nos livros que podemos encontrar informações mais ricas e relevantes. É como estabelecer um contato, ainda que passivo, com uma grande referência no assunto.

Considerando, assim, todos os benefícios que uma boa leitura pode proporcionar, separamos aqui 7 livros que podem ser de grande ajuda na sua formação em TI. Quer saber quais são? Então continue acompanhando o nosso artigo e confira!

1. O Poder dos Quietos, de Susan Cain

Susan Cain é uma verdadeira entusiasta do comportamento humano e se incomodava com a forma como a sociedade trata as pessoas introvertidas. Estas são definidas pela escritora da mesma maneira como ela define as mulheres de antigamente: cidadãos de segunda classe, com enormes quantidades de talento inexplorado.

Caso você esteja se identificando com o tema — já que ele retrata o comportamento de boa parte dos profissionais de TI — saiba que este livro revela como as características desse tipo podem ser aprimoradas para auxiliar no seu marketing pessoal e superar as dificuldades da introversão.

Logo na sequência, a leitura de _O Poder dos Quietos_, lançado em 2010, ajudará você a enxergar a si próprio de forma diferente. E, para o líder de uma organização, a obra ainda ensinará a enxergar o grande potencial que existe dentro dessas pessoas e acaba por muitas vezes não sendo aproveitado.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

2. Engenharia de Software – Uma Abordagem Profissional, de Roger S. Pressman

Em quase todos os cursos de graduação na área de TI, a disciplina de Engenharia de Software se faz presente — com mais ênfase em algumas instituições do que outras. Mas, independentemente da matriz curricular, é essencial que o estudante compreenda bem essa disciplina.

Por isso, lançado em 1982 e distribuído atualmente na sétima edição, o livro de Roger Pressman aborda, de modo didático e com conteúdo bem elaborado (incluindo ilustrações), diversos conceitos de TI e as etapas do processo de engenharia que cada produto de software passa até chegar ao cliente.

Sobre o autor, sem dúvida, estamos falando de uma das maiores referências sobre o assunto no mundo todo, tendo mais de 40 anos de experiência com engenharia de software. E autor, também, de outras 9 obras até o momento.

Em outras palavras: você tem todas as razões para ler o que Pressman tem a dizer!

3. Use a Cabeça! Programação, por David Griffiths & Paul Barry

Esta edição da série Use a Cabeça! (Heading first!) aborda todos os conceitos básicos de programação objetos, variáveis, funções, loops etc. — usando a linguagem Python, que é considerada uma das linguagens mais fáceis de se aprender.

Trata-se de uma obra produzida para iniciantes na área de TI que desejam aprender a escrever um programa a partir de um livro. A missão para auxiliar isso ficou a cargo de Paul Barry e David Griffiths, duas grandes referências britânicas do setor.

Assim, ao ler o livro e praticar os ensinamentos em um ambiente de desenvolvimento básico, você será capaz de criar vários tipos de programas com funções primárias. E sem desperdiçar tempo, já que os autores dão dicas para escapar de erros comuns que atrasam o desenvolvimento.

4. Redes, Guia Prático, de Carlos Morimoto

Os livros escritos por Carlos Morimoto, criador do site hardware.com.br e autor da coleção Hardware, são considerados clássicos para o aprendizado de alguns conceitos de TI. Para quem se interessa por redes, uma boa sugestão é ler a sua obra específica sobre o tema, chamada Redes, Guia Prático.

Nesse livro, Morimoto explica (em 560 páginas) tudo que o iniciante deve aprender sobre cabeamento, configuração de redes Linux e Windows, firewall, protocolo TCP/IP, redes locais, redes móveis e muito mais.

De fato, essa leitura pode ser um ótimo ponto de partida para quem deseja saber como funciona uma rede e se essa é, de fato, a área que deseja seguir. — Caso for, você poderá avançar para leituras mais específicas.

5. Design de Navegação Web, de James Kalbach

Sem dúvida, o pensamento sobre web design não pode se limitar à estética, devendo abranger também a funcionalidade e a otimização da experiência do usuário em sua navegação pelo site.

E é justamente esse o conceito que James Kalbach, autor do Mapping Experiences Rapidly (disponibilizado gratuitamente em seu blog) procura passar nesta obra. Além de ensinar várias práticas aplicáveis no desenvolvimento, ele também ensina o leitor a criar uma visão crítica sobre web design.

Então, se você se interessa pela carreira na área de design, sugerimos que considere o livro Design de Navegação Web um dos seus guias de referência.

6. Linux a Bíblia, de Christopher Negus

Para quem almeja seguir carreira em qualquer setor da área de TI, a importância de aprender sobre o sistema Linux é muito maior do que se pode imaginar.

De fato, é difícil progredir na carreira dominando apenas o Windows, por exemplo — ainda mais com a adoção cada vez maior do Linux em ambientes corporativos, principalmente quando o assunto é redes.

Por isso, o livro Linux a Bíblia, escrito por Christopher Negus — uma das maiores referências em Linux e autor de mais outros sete livros sobre o tema —, vai te ensinar a dominar habilidades tanto em desktop quanto em servidor, assim como a dominar o próprio sistema a ponto de se tornar um usuário avançado.

7. Um Bate-papo sobre T.I., de Ernesto Haberkorn

Talvez um dos maiores problemas que um estudante enfrenta no início de carreira seja a leitura de conteúdos complexos, cuja linguagem é direcionada a usuários mais avançados. O que torna essa leitura pouco proveitosa, já que o conteúdo não é absorvido.

Então, pensando em proporcionar uma experiência mais “receptível” aos novatos, o professor Ernesto Haberkorn, um dos maiores especialistas em ERP (Enterprise Resource Planning) do Brasil, permite ao leitor do seu livro Um Bate-papo sobre T.I. tirar dúvidas que não costumam ser encontradas em outros livros sobre o assunto.

A maior parte da obra trata da carreira de um empreendedor e profissional de TI, relatando alguns obstáculos enfrentados pelo próprio Haberkorn. Além de dicas sobre aspectos motivacionais, sociedade, relacionamentos e, é claro, carreira em tecnologia da informação.

Dica preciosa: leia obras escritas em inglês!

Independentemente do segmento, o Brasil ainda é conhecido por não traduzir obras essenciais para os seus leitores. E na área de TI a realidade é a mesma: são poucos os conteúdos estrangeiros traduzidos para o nosso português.

Portanto, é fundamental até mesmo para crescer na sua carreira aprender a ler em inglês para ter acesso aos melhores livros já publicados.

Afinal, o inglês é o idioma “oficial” para profissionais da área de TI, usado como base nas linguagens de programação. Sem contar que é o idioma nativo da maioria dos grandes especialistas do mercado!

Veja outros artigos sobre Programação