7 plugins para Illustrator que você precisa conhecer

(Last Updated On: 28 de novembro de 2017)

Então, você está começando a trabalhar como designer? Nós sabemos que esse início costuma ser um pouco difícil, pois você ainda está desenvolvendo suas habilidades e adquirindo experiência. Se este for o seu caso, aqui vai um conselho: use alguns plugins para Illustrator para conseguir melhores resultados nas suas imagens.

Se você usa o software da Adobe para produzir suas imagens, já deve saber que existem vários plugins e complementos com funcionalidades extras — tanto gratuitos quanto pagos. Talvez você já tenha experimentado um ou outro, mas ainda não sabe quais são os mais importantes.

Escolher os melhores plugins para Illustrator pode poupar boa parte do seu tempo de trabalho. Algumas funcionalidades são basicamente cerca de 10 coisas que já estavam no programa. Só que, em vez de selecionar uma ferramenta de cada vez, o plugin faz tudo em apenas um comando. Enquanto isso, outros plugins adicionam ferramentas inéditas à sua lista de recursos. Conveniente, não?

E para te ajudar a não se perder nesse mar de opções, trouxemos aqui alguns plugins básicos para Illustrator que podem te poupar horas de trabalho e melhorar a qualidade dos seus produtos. Confira:

1. Metaball (Arc)

Volta e meia você vai precisar criar algumas formas mais suaves e curvas que são quase impossíveis de fazer direito à mão. Mas não importa o quanto você seja bom, nunca vai criar estas formas perfeitas manualmente. Felizmente, existe um plugin chamado Metaball (Arc) que serve justamente pra isso.

O trabalho desse complemento é, basicamente, ligar várias formas diferentes em uma única figura. É como criar aquelas linhas guias de formas geométricas e depois usá-las para criar o desenho final. Algo simples, mas que te poupa bastante tempo.

Normalmente, você teria que criar essas formas e depois preencher os espaços manualmente, terminando tudo ao apagar as linhas guias. Mas isso consome muito tempo e você tem que entregar esse serviço logo! Com esse plugin, você poupa o esforço e fecha mais um trabalho antes do fim de semana.

2. Dup at Selected Anchor

Em alguns trabalhos, cada ponto de ancoragem de uma forma precisa ser preenchido com outra forma. Por exemplo, todas as patas e juntas de uma aranha precisam ter uma bolinha vermelha. Mais uma vez, você tem que pegar a forma que precisa, copiá-la várias vezes, arrastar, colocar no ponto certo etc. Ou você pode só usar o plugin Dup at Selected Anchor.

Pode não parecer um dos melhores plugins para Illustrator, mas ele também vai te poupar uma ou duas horas de trabalho a cada projeto. Com ele, você pode selecionar a forma que deseja repetir e o objeto onde pretende inserir essas formas. Após a seleção, o plugin vai automaticamente colocar uma cópia em cada ponto de ancoragem da imagem desejada. Se você estiver lidando com um polígono com muitos pontos de ancoragem, esse recurso vai, no mínimo, poupar a dor dos seus tendões.

3. MultiExporter

Em alguns momentos, você pode querer usar as várias camadas da imagem produzida separadamente, como o plano de fundo, os objetos principais etc. Talvez precise delas para outras edições ou só queira dar uma olhada com calma depois. Com o MultiExporter, você pode fazer isso tranquilamente.

O trabalho desse plugin é resolver exatamente o problema que descrevemos. Ele separa cada camada presente na edição e a salva em um arquivo PNG ou PDF único. Mais uma vez, pode não parecer relevante, mas se você tem uma figura com 100 camadas e só quer mostrar uma delas, vai ter que abrir todas e ficar sentado esperando. Então, abra só uma.

Todos esses plugins até agora são gratuitos. Mas, se você pretende ter credibilidade profissional, vai ter que pagar por outras funcionalidades mais polidas. Estes abaixo são os plugins pagos que mais podem te ajudar.

4. VectorScribe V3

Em muitos projetos, o seu cliente pode precisar de uma imagem em vários tamanhos, ou mesmo uma definição grande demais para ser exportada no computador. Como você já deve saber, a solução aqui é usar imagens vetorizadas. E o VectorScribe (volume 3) é um plugin excelente para melhorar o resultado das suas figuras criadas em vetores.

Ele possui várias funcionalidades que aceleram a produção da imagem, como maior controle de pontos. Isso facilita o processo de edição e reduz o tamanho do arquivo final, o que reduz o tempo que você tem que esperar para enviar uma prévia, por exemplo.

5. Gold Rush

Já notou como vários trabalhos de design usam tons metálicos variados e realistas para realçar as formas? Seria interessante se houvesse algum plugin que oferecesse esses efeitos, não é? Espera, existe sim! O Gold Rush.

Dentro desse pacote, você vai encontrar centenas de efeitos e cores metalizados e de glitter. O suficiente para praticamente qualquer projeto. Vários tipos de ouro, prata e bronze, além de muitos outros metais. E você certamente já sabe como uma imagem brilhante pode atrair a atenção do público.

6. ColliderScribe V2

Alinhar diferentes formas para que se toquem delicadamente não é uma tarefa impossível. Mas haja paciência para dar zoom e alinhar tudo perfeitamente! Uma paciência que seus clientes nem sempre possuem. Para isso serve o ColliderScribe: facilitar as colisões entre as figuras.

Uma nova funcionalidade da versão 2 é a possibilidade de “rotacionar” uma forma ao redor de outra. Ao colidir dois círculos, por exemplo, você pode arrastar um deles pela superfície do outro. Assim, até os ajustes de posicionamento ficam mais fáceis.

7. ArtBlue Gold 2.5

Agora, se você pretende investir pesado no trabalho de designer, vai precisar de plugins mais robustos. Esse é o ArtBlue Gold 2.5. Com ele você adquire muito mais opções de criação de formas, com muito mais precisão e detalhes. Você também pode usar o mesmo plugin para converter uma imagem simples em uma escultura complexa, ou integrá-la em uma estrutura 3D. O preço é mais salgado que a média, mas o retorno está à altura.

Agora que você conhece mais alguns plugins para Illustrator, é hora de fazer alguns downloads e melhorar seus produtos. Acha que mais pessoas podem aproveitar essa dica? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como é possível adicionar mais qualidade ao seu trabalho de designer.

Que tal utilizar esses conhecimentos no Illustrator e aprender a criar a identidade visual de um produto?

Aqui na Alura temos um curso onde você pode colocar na prática todo esse conhecimento com o Illustrator e aprender o processo de criação da identidade visual de uma marca, desde de coletar informações a partir de um briefing, a escolha da tipografia, até a validação.

FIQUE POR DENTRO

Próximo ArtigoIterando por um HashMap em Java