8 ferramentas que vão tornar o seu trabalho remoto mais produtivo

(Last Updated On: 6 de junho de 2017)

Trabalhar de maneira remota traz vantagens, como evitar trânsito e grandes deslocamentos, ter horário flexível e mais conforto na execução das tarefas. Em contraponto, a concorrência acirrada, os prazos apertados, a falta de rotina de trabalho e as dificuldades em organizar as tarefas por prioridade e prazos de entrega, deixam muitos profissionais com os nervos à flor da pele. O surgimento de ferramentas de trabalho remoto nos últimos anos trouxe não apenas fôlego renovado, mas muita organização para as empresas.

Uma evolução natural reuniu as funcionalidades de planilhas, timesheets, servidores e geradores de mensagens em dispositivos cada dia menores e mais eficazes. O resultado? Mais qualidade no trabalho, mais tempo para pensar, se planejar, trabalhar leads e prospects, gerando um portfólio mais rentável e fiel!

Dropbox

Criar, compartilhar, colaborar. Conhecido e utilizado por muitos, o Dropbox permite salvar arquivos e imagens na nuvem, compartilhando com seus contatos, mesmo que algum deles não possua conta na plataforma.

Independentemente do tamanho e natureza dos arquivos, sejam eles vídeos, imagens, textos ou qualquer outro tipo de arquivo, eles estarão seguros e protegidos contra qualquer descuido ou ação de terceiros.

Outra vantagem é que, assim que um contato realizar alguma alteração no arquivo compartilhado, todos os envolvidos conseguem acessar as atualizações, opinar, alterar novamente e seguir até o desfecho do trabalho em conjunto.

Trello

Simples de usar, flexível, com um apelo visual e lúdico, o Trello lista as tarefas, os responsáveis, tudo em ordem de prioridade. Para os casos de tarefas compartilhadas, com fases bem definidas e responsáveis com interdependência no trabalho, o aplicativo sincroniza as informações e alterações, salvando na nuvem com a segurança e garantia já conhecidas.

O Trello é um dos mais populares dentre as ferramentas de trabalho remoto, pois permite otimizar tempo, seja trabalhando de forma isolada ou em equipe.

Mindmeister

Excelente organizador de ideias, o Mindmeister cria mapas mentais, permitindo até mesmo um brainstorming entre os participantes. Seu apelo motiva a captura, o desenvolvimento e o compartilhamento visual de ideias, podendo transformar os mapas em slides lindos e dinâmicos em alguns segundos.

Se quiser, ainda é possível exportar os slides, anexar à apresentação em seu site ou transmitir ao vivo para equipe, pares, colaboradores e clientes que tenham atuação conjunta no projeto.

Slack

Um software de comunicação entre equipes com suporte a diferentes canais, opções para conversas privadas e integração com outros serviços, internos ou externos. Esta definição já o credencia a estar entre os queridinhos do pessoal de design e desenvolvimento.

Falando de produtividade, o Slack permite integrações diversas, como com o Trello, por exemplo. Esta funcionalidade permite que você seja notificado sobre cards que mencionem seu nome ou tarefas com prazos que estejam perto de expirar. Esteja você envolvido em um time ou no trabalho de forma isolada, a comunicação é e sempre será vital.

Skype

Já pensou uma ferramenta de mensagens, chamadas de voz ou com vídeo, sem custo? Estamos falando do Skype, claro! Mas, além destas funcionalidades, ele permite compartilhamento de telas, por exemplo, se precisar compartilhar uma apresentação ou animação, compartilhamento de arquivos diversos, chamadas de vídeo em grupo, e, por valores bem acessíveis, oferece alguns serviços de comunicação internacionais.

Remember The Milk

Remember The Milk tira a lista de afazeres de sua cabeça, transportando-a para um ambiente onde os lembretes surgem nos momentos certos, onde quer que você esteja e em qualquer um de seus dispositivos. Com a vantagem de que os lembretes não perdem a cola, não molham ou rasgam, nem sequer somem.

Com o aplicativo, a rotina, os compromissos e as anotações pessoais são organizados e gerenciados, deixando o profissional livre para seu objetivo principal: produzir e criar um portfólio melhor e maior.

Para freelancers que trabalham por conta própria, por exemplo, é uma excelente ferramenta que lembra a hora de ligar para aquele cliente, retornar uma solicitação de orçamento ou cuidar das tarefas mais simples que, quando deixam de ser feitas, podem trazer muito transtorno.

Toggl

Levar suas “timesheets” a outro nível. Com esta proposta intrigante, o Toggl pode ser definido como um aplicativo de controle de horas efetivamente trabalhadas, permitindo criação de gráficos para melhor visualização de quais tarefas estão tomando mais ou menos tempo. Deixando que você compare se aquele determinado tipo de tarefa é compensador ou não.

Estas informações o ajudarão a definir preços e até mesmo qual tarefa é mais, ou menos, interessante. Como seu preço não é nada proibitivo pode ajudar indivíduos ou equipes a contabilizarem cada minuto de trabalho, facilitando a apresentação e a conferência de faturas de serviço. Se você está pensando em iniciar carreira em tecnologia, uma excelente pedida é conhecer as ferramentas disponíveis para começar à frente da concorrência.

Zeplin

Uma plataforma colaborativa entre designers e desenvolvedores, que não exige conhecimento de linguagens de programação, sendo suficiente um conhecimento básico para iniciar a operação? Zeplin, é claro! Mas os benefícios continuam, a ferramenta oferece a oportunidade de reduzir a quase zero os erros na implementação do desenvolvedor.

Como ele faz isso? Entregando os dados de forma visual, otimizando assim o trabalho do desenvolvedor e melhorando a fidelidade do trabalho do designer. Estas funcionalidades contribuem para reduzir o tempo das reuniões de trabalho e os prazos de entrega.

Buscar capacitação profissional em tecnologia significa se integrar com o mundo virtual, mergulhando fundo nas funcionalidades e facilidades que este universo oferece. Uma particularidade deste mercado é que, contrariando a lei da gravidade, o mergulho é para cima, em direção à nuvem, e não para baixo.

Significa que, quanto mais você mergulhar, mais subirá nos níveis de conhecimento, pesquisa, aprendizado e compartilhamento. Considerando que estamos em uma aldeia global, estes aspectos terminarão te impulsionando, em um círculo virtuoso que contribuirá para sua evolução como pessoa e profissional.

Outro aspecto que não pode ser desconsiderado é a velocidade com que as coisas acontecem no mercado de tecnologia. Quando alguém pensa em começar algo, outra pessoa já pensou na mesma coisa do outro lado do mundo ou mesmo no apartamento ao lado. Logo, não dá pra esperar!

Gostou do nosso post ou tem algo a acrescentar sobre as ferramentas de trabalho remoto? Deixe o seu comentário e enriqueça nossa discussão!

Fique por dentro

Content Editor at Alura and Software Developer

  • Renato Contaifer

    Legal, senti falta do Cuckoo. Timer compartilhado pra times remotos. Essencial!
    http://cuckoo.team

    • Diego Carvalho

      Eu não consegui entender como o Cuckoo funciona.

  • Pois é faltou o http://cuckoo.team aí. 🙂

Próximo ArtigoProfissões para designer: conheça 9 oportunidades em crescimento