programando no notebook

A carreira de programador: qual curso fazer primeiro?

(Last Updated On: 10 de julho de 2017)

Uma das perguntas que mais gosto de responder é para ajudar alguém a encontrar um primeiro caminho na carreira de desenvolvimento de software.

Gosto de programar, começei aos 9, e sempre pude ter meu irmão, o Paulo, fundador da Caelum e do GUJ, como guia. Mas e quem não teve essa sorte? Tento repassar um pouco do que aprendi com ele nesses últimos 25 anos.

Temos Java, .NET, PHP, Ruby, Python, Javascript e por aí vai. O maior mercado de desenvolvimento hoje em dia é web (sites web e aplicativos mobile usam aplicações web) e todas essas linguagens se encaixam nesse nicho.

Passo 1 – Ainda não sabe programação?

O primeiro passo é um curso de lógica, mas não de diagramas, fuja de cursos de diagramas puros. Nem você nem eu vemos diagramas no dia a dia, no mundo real. Não é natural. Repito: fuja de aprender através de diagramas sem prática de código – eles são válidos, mas limitados.

Vamos então direto para aprender lógica na prática.

Comece logo com algo real ao aprender lógica ao desenvolver um jogo de adivinhação em Ruby, um jogo da forca, e finalizando com um curso onde criamos um Pacman em modo texto. Você verá não só conceitos de lógica, mas entenderá como funciona o computador e os desafios de criar um programa no mundo real.

Prefere outra alternativa? Aprenda lógica com Javascript para resolver problemas reais. E logo em seguida reforce essa base ao criar um jogo que envolve gráficos também com Javascript.

Passo 2 – A base para a web

Para quem já sabe programar ou quem já fez esses cursos acima, o leque de oportunidades se abre – e muito.

Aprenda agora o básico de HTML e CSS construindo um site na prática, e logo depois o básico de banco de dados relacionais com MySQL novamente resolvendo problemas reais.

Passo 3a – Programando e ganhando dinheiro logo, de casa mesmo

Você quer começar a trabalhar logo, de casa mesmo, criando alguns sites para familiares ou conhecidos? Se você fez o curso de lógica em Ruby, já pode aprender Rails para implementar um sistema real.

Se fez os cursos de lógica em Javascript, pode aprender PHP e Mysql com fundamentos para criar um sistema Web e cookies, sessões e mais recursos.

Tanto Ruby on Rails quanto PHP são amplamente utilizados nesse nicho.

Passo 3b – Conseguindo um estágio no mercado

Existe um grande mercado de vagas de desenvolvedores Java e C#. Claro que a maior demanda é por desenvolvedores com mais experiência, mas mesmo assim a demanda é muito grande.

Um próximo passo agora que você já entende como funciona a criação e os problemas de se desenvolver um site é entrar no mundo Java ou C#.

Os dois caminhos são mais longos do que os de Ruby, PHP e até mesmo Python, sendo que esses três cursos apresentam a base da linguagem. Claro que todas as outras linguagens também possuem vagas no mercado, mas de acordo com o google trends a busca por essas duas ainda é muito forte e é o que recomendo.

Passo 3c – Criando um jogo no mundo real

Criar um jogo no mundo real, no mundo físico, é uma tarefa muito divertida que fazemos com o Arduíno. A linguagem é baseada em C, portanto se quiser ir para esse lado aprenda lógica e programação com a introdução a C, avançando na linguagem C, e recursos avançados da linguagem antes.

Passo 4 – Como continuar

Não queria deixar em branco o próximo passo… já aprendi uma linguagem e já estou programando para a web. Como todos os nossos cursos e livros, é fundamental entender e utilizar boas práticas de código. Além disso é importantíssimo ter uma boa prática de estudo para não deixar de estudar daqui a pouco.

E claro, além de todas essas opções que temos na Alura pra quem está aprendendo a programar, também temos os cursos presenciais na Caelum pra quem preferir essa forma de ensino. Eles vão desde a lógica de programação, até a formação Java, assim em poucas semanas você vai sair programando suas próprias ideias.

Agora você está livre para continuar o caminho que escolheu, claro que sempre buscando boas práticas e bons professores.

Tech Education Leader no Alura

Próximo ArtigoAgendando tarefas com Scheduled do Spring