A importância da capacitação para o profissional de tecnologia

A importância da capacitação para o profissional de tecnologia

Acertou se a sua resposta é tecnologia! Esse setor tem algum tipo de novidade quase que diariamente seja em softwares, hardwares, linguagens, entre muitos outros recursos.

Essa agilidade é necessária para trazer melhores processos e produtos ao mercado. Porém, essa alta velocidade de transformação evidencia a importância da capacitação profissional para todos que atuam com tecnologia, ou seja, buscar conhecimento constantemente.

Quem deseja conseguir as melhores vagas ou alavancar sua carreira precisa ficar atento às tendências do mercado, para dessa forma oferecer um trabalho otimizado e que possa suprir as necessidades da empresa.

Ficou interessado? Então confira todas as dicas e sugestões espertas que preparamos!

Aumento da produtividade

Não é segredo para ninguém que as empresas desejam profissionais com boa produtividade. Para conseguir esse nível de excelência é preciso buscar formas novas, atuais e otimizadas de executar as tarefas e desenvolver os projetos. Pode ser um novo recurso de um programa, como o Photoshop e lllustrator, ou mesmo entender sobre arquitetura da informação e experiência do usuário.

Com isso, além de adquirir conhecimento, você conseguirá melhorar o seu tempo de execução das tarefas, pois as atualizações da área de tecnologia surgem para resolver problemas e apresentar soluções, objetivando o aperfeiçoamento do trabalho. O resultado é o desenvolvimento dos processos de maneira mais rápida, consequentemente atendendo a mais demandas.

Isso é muito importante para aqueles que trabalham em empresas, para atender às expectativas dos gestores em produzir com mais agilidade. Há também outro grupo beneficiado: os profissionais autônomos, que conseguem atender mais projetos e, com isso, aumentar seus ganhos.

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

Elevação do nível de empregabilidade

A área de tecnologia é uma das que mais têm vagas de emprego em aberto, mesmo em tempos de crise econômica. Isso é uma ótima notícia para quem segue a profissão. Porém, um dos motivos para a grande oferta é a dificuldade em encontrar profissionais qualificados para ocupar os cargos disponíveis.

E esse é mais um dos motivos para se investir em capacitação profissional. Ao buscar mais conhecimento aumentam significativamente os níveis de empregabilidade. Isso é ótimo para quem está buscando o seu lugar ao sol no mercado de trabalho.

Mas talvez nesse momento você se pergunte: e no meu caso, que já tenho emprego, também é importante? Com toda a certeza! Para conseguir se desenvolver no posto atual ou conseguir a sonhada promoção.

Vamos a uma dica que vale para todos: faça uma pesquisa para entender quais são as demandas da sua área. Isto é, quais programas, linguagens e recursos são importantes e buscados pelos empregadores. Ao encontrar as respostas, invista em cursos exatamente nesses pontos. Qual é a ideia disso? Tornar-se o profissional que o mercado necessita.

Aproveite a oportunidade de fazer cursos online para aprender e desenvolver mais na sua área. Lembre-se: um bom profissional mantém-se constantemente atualizado.

Participação em projetos mais ousados

Qual é o profissional que não sonha em participar de um projeto ousado e importante da empresa? Ter uma chance de se destacar, alcançar uma promoção, aumentar o salário, ganhar um prêmio e conseguir uma grande experiência profissional.

É algo realmente positivo para a carreira, não é mesmo? Mas antes de chegar a esse ponto, há alguns passos a percorrer — dentre eles, estudar para aprender mais e ficar antenado nas tendências e novidades do mercado.

Para esse ponto, vale a boa e velha conversa com o seu gestor. Mostre-se interessado em entender os planos da empresa, para verificar quais são as suas condições de participar dos projetos mais ousados.

A partir daí, trace um plano pessoal e busque a capacitação necessária para estar afinado com os objetivos da empresa. Se essa é sua meta, trabalhe dia e noite até atingi-la.

Por fim, tenha em mente que isso não deve ser negligenciado. Afinal, ninguém quer perder a grande chance da vida no trabalho por não estar preparado para assumir uma nova responsabilidade, concorda?

Apresentação de soluções na hora certa

Imagine a cena: ocorreu um problema no desenvolvimento do site, que compromete a experiência do usuário. Todos da área estão buscando entender o que ocorreu. E então, você, um profissional que buscou conhecimento e agora está capacitado, apresenta a solução. A partir daí, seguramente, ganhará mais respeito e confiança dos seus gestores.

Esse é apenas um caso fictício, mas que poderia muito bem ocorrer no dia a dia de qualquer equipe. Por isso, um profissional precisa ficar atento às tendências, necessidades e atualizações do mercado.

Com isso conseguirá sugerir soluções na hora certa, ou seja, no momento que surge um problema. Isso é proatividade e senso de urgência. Essas são duas competências muito valorizadas no mercado de trabalho.

Porém, para conseguir ser prestativo a esse ponto, é preciso entender bem da sua área de atuação e das tecnologias envolvidas no processo. Portanto, para se destacar e ajudar a resolver problemas, a melhor forma é investindo em conhecimento constantemente.

Aumento das chances de receber melhores remunerações

Já apresentamos alguns bons motivos sobre a importância da capacitação profissional para a área de tecnologia. Provavelmente, você já está bem convencido, mas um ponto merece mais destaque: os salários.

Todos trabalham porque gostam da sua área de atuação, aprendem, participam de projetos interessantes e ganham respeito; mas também porque precisam receber uma remuneração. E se for atraente, melhor ainda, não é mesmo?

A área de tecnologia é conhecida por oferecer altas remunerações aos profissionais. Quem nunca ouviu falar, mesmo que seja pela internet, de um jovem que ganha algo semelhante a um diretor de empresa? Apesar de não ser a regra, essa possibilidade existe realmente.

Mas mesmo que o salário não seja nesse patamar que comentamos, é possível ter uma boa remuneração ao final do mês. Porém, para atingir esse nível, é preciso ter efetivo conhecimento, ou seja, estudar e se dedicar com afinco.

Como você faz para conseguir isso? Bom, fazer cursos, como já mencionamos é um bom começo. Mas as possibilidades não se esgotam por aí. Ler bastante, fazer pesquisas, testes e conversar com profissionais experientes também ajuda — e muito — no seu desenvolvimento profissional. Com todo o esforço envolvido, um dos resultados é a possibilidade de receber um salário mais elevado. O que é ótimo, certo?

O que achou da importância da capacitação de um profissional na área de tecnologia? Compartilhe conosco seu ponto de vista! Aproveite também e deixe seu comentário falando um pouco da sua experiência como profissional ;)

Quer ficar por dentro de assuntos sobre marketing digital, marketing pessoal, personal branding e carreira profissional? Conheça o blog da Priscila Stuani e fique por dentro das novidades!

Priscila Stuani
Priscila Stuani

Priscila é Psicóloga (CRP: 06/193357) e neuroeducadora. Já criou mais de 60 cursos na Alura, além de palestrar sobre desenvolvimento de habilidades pessoais. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação.

Veja outros artigos sobre Programação