Angular 2.0 final é lançado

(Última atualização em: 15 de setembro de 2016)

O Angular fez bastante barulho quando foi lançado em 2010 e ganhou o coração de muitos desenvolvedores e empresas.

Mas a web mudou de lá pra cá. E mudou bastante.

Visando melhorar e se adaptar à realidade, o Google começou a desenvolver o Angular 2 em 2014. Mas ao invés de um update na versão 1, a versão 2 era um framework totalmente diferente.

O Angular 2 tem várias features novas e é bem diferente do 1. Os destaques vão para o maior suporte ao mobile e os recursos mais modernos dos browsers.
E mais uma novidade: a recomendação do time do Google é que os desenvolvedores usem TypeScript com Angular 2. O Typescript foi desenvolvido pela Microsoft e é uma versão de Javascript que suporta funcionalidades como classes no estilo da Orientação a Objetos, bem parecido com o que temos em Java e C#.

Você pode baixar a versão 2 e ver todas as funcionalidades novas e documentação aqui.

Quer dizer então que o Angular 1 morreu, paro de estudar e não encosto mais um dedo nisso?

Não necessariamente, depende muito do seu caso.
O Angular 1 é um framework que está há muitos anos no mercado e muitos desenvolvedores e empresas ainda o utilizam e continuarão utilizando. As linguagens e ferramentas não simplesmente morrem assim.

Mas, a tendência é que os projetos novos de hoje sejam criados na versão 2. Então, se você vai começar um projeto novo hoje, é recomendado que você vá com o 2 mesmo 🙂

E aqui na Alura os alunos já vem pedindo curso de Angular 2 há um boooom tempo. Nós estávamos esperando essa versão final para começar a trabalhar em algo concreto.

Esperem novidades para um futuro não tão distante!

Enquanto isso, porque não estuda a versão 1 com a gente? 🙂

Desenvolvedor e criador de conteúdo no grupo Caelum. Host do Alura Live. Sempre aprendendo coisas novas e passando o conhecimento adiante.

  • Flavio Castro

    Muito bom, Acho que já vou pular o 1.

  • Aleluia!

  • Muito Legal!

  • Bruno Barauskas

    Muito bom senhores! E teremos também um curso de TypeScript certo?

    • Tá nos planos sim, Bruno!
      Não temos previsão ainda, mas com certeza faremos 🙂

      • Bruno Barauskas

        Eu venho do Java, pelo que li na documentação do TypeScript, será uma curva de aprendizado tranquila pra mim (claro, sempre tem pitfalls), mas pra quem tá no mundo JS apenas eu acho que vai doer um pouco no começo… tô lendo um livro sobre Javascript (na vdd uma série, “You don’t know JS”) 900 páginas ao todo, vai na raíz da linguagem mesmo muito bem detalhado… e tem muita discussão lá acerca do embate “Behavior Delegation”, que é natural com o mecanismo de Prototypes do JS e o “Fake Class Inheritance”, com a galera tentando torcer e retorcer o mecanismo central do JS pra se adaptar ao mundo de Classes e Instâncias de outras linguagens como Java…

Próximo ArtigoRetorno no construtor - treino para a certificação Java