Angular 2.0 final é lançado

(Last Updated On: 15 de setembro de 2016)

O Angular fez bastante barulho quando foi lançado em 2010 e ganhou o coração de muitos desenvolvedores e empresas.

Mas a web mudou de lá pra cá. E mudou bastante.

Visando melhorar e se adaptar à realidade, o Google começou a desenvolver o Angular 2 em 2014. Mas ao invés de um update na versão 1, a versão 2 era um framework totalmente diferente.

O Angular 2 tem várias features novas e é bem diferente do 1. Os destaques vão para o maior suporte ao mobile e os recursos mais modernos dos browsers.
E mais uma novidade: a recomendação do time do Google é que os desenvolvedores usem TypeScript com Angular 2. O Typescript foi desenvolvido pela Microsoft e é uma versão de Javascript que suporta funcionalidades como classes no estilo da Orientação a Objetos, bem parecido com o que temos em Java e C#.

Você pode baixar a versão 2 e ver todas as funcionalidades novas e documentação aqui.

Quer dizer então que o Angular 1 morreu, paro de estudar e não encosto mais um dedo nisso?

Não necessariamente, depende muito do seu caso.
O Angular 1 é um framework que está há muitos anos no mercado e muitos desenvolvedores e empresas ainda o utilizam e continuarão utilizando. As linguagens e ferramentas não simplesmente morrem assim.

Mas, a tendência é que os projetos novos de hoje sejam criados na versão 2. Então, se você vai começar um projeto novo hoje, é recomendado que você vá com o 2 mesmo 🙂

E aqui na Alura os alunos já vem pedindo curso de Angular 2 há um boooom tempo. Nós estávamos esperando essa versão final para começar a trabalhar em algo concreto.

Esperem novidades para um futuro não tão distante!

Enquanto isso, porque não estuda a versão 1 com a gente? 🙂

Desenvolvedor e criador de conteúdo no grupo Caelum. Host do Alura Live. Sempre aprendendo coisas novas e passando o conhecimento adiante.

Próximo ArtigoRetorno no construtor - treino para a certificação Java