Carreira na área de tecnologia: como conseguir o trabalho dos sonhos!

Carreira na área de tecnologia: como conseguir o trabalho dos sonhos!

Construir uma carreira na área de tecnologia é o sonho de muitos jovens. Existem diversos motivos para essa escolha, tais como, habilidades em lidar com códigos, computadores e redes. Além disso, o mercado de TI é um dos que continuam em crescimento, mesmo em tempos de crise econômica.

Outro ponto a destacar da área diz respeito às remunerações, como há carência de profissionais especializados, a tendência é sempre existirem vagas em aberto e, consequentemente, salários mais elevados.

Porém, para conseguir ocupar uma das vagas disponíveis é preciso capacitação, muita vontade de aprender e atualização contínua.

Invista em capacitação para seguir carreira na área de tecnologia

A área de tecnologia está em constante mudança e evolução. Sempre há alguma atualização em um processo, software ou linguagem de programação utilizada. Os profissionais que desejam encontrar uma boa oportunidade de emprego precisam estar em sintonia com as demandas do mercado e saber falar a linguagem das empresas.

Para suprir essa necessidade, a melhor forma é investir em cursos de capacitação, que apresentam um panorama completo e atualizado sobre a área que pretende atuar. Logo, a maneira mais prática de estudar é por meio dos cursos on-line. Com a facilidade de estudar de casa ou de onde preferir, é possível conseguir a formação em diferentes segmentos e adquirir o conhecimento necessário para atuar profissionalmente em vários projetos.

Por exemplo, para quem pretende trabalhar com programação há uma gama de opções de cursos para aprender as linguagens exigidas pelo mercado e conseguir as certificações necessárias. Outra área que merece destaque é Design e UX, que exige conhecimento de diversos softwares e ferramentas para executar os projetos.

Como a atuação desses profissionais será em meio digital, buscar a capacitação com os cursos on-line favorecerá a intimidade e a experiência com as ferramentas necessárias para o dia a dia no trabalho. Portanto, os jovens que pretendem encontrar o trabalho dos sonhos precisam investir em capacitação para sair à frente e conquistar os melhores postos.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Busque experiência profissional

A experiência profissional é um ponto muito importante para conseguir um bom emprego na área de tecnologia. Mas é exatamente nesse ponto que muitos jovens, principalmente em início de carreira, ficam inseguros.

É preciso ter calma e pensar em todas as possibilidades para adquirir experiência. A primeira a destacar é a realização de estágios durante a fase universitária. O período de estudos será mais bem aproveitado se for aliado a prática profissional. Isso ajudará a obter mais conhecimento e noções sobre o mercado de trabalho, além da possibilidade de atuar lado a lado com profissionais experientes.

Além da atuação em empresas e agências, dentro da própria universidade é possível participar de diversas iniciativas e já conseguir atuar em projetos. Fora isso, há a possibilidade de estágios voluntários, que podem ser em ONG (Organização não governamental), associações assistenciais, entre várias outras. Essa é uma forma de enriquecer o currículo pelo conhecimento técnico e atuação solidária.

Fora o estágio, uma maneira de conseguir experiência e implementar o conhecimento adquirido na universidade e em cursos extras é desenvolver um projeto próprio. Nesse caso, não é necessário ser algo comercial. A proposta é que seja um piloto para demonstrar as suas habilidades.

As possibilidades para obter experiência não se esgotam por ai. Outra maneira é criar um site. Isso é bastante útil para programadores, que podem demonstrar a habilidade e conhecimento das linguagens que domina. Os designers também pode se beneficiar ao criar uma página na internet.

Essa é uma forma de mostrar o domínio das regras de usabilidade, arquitetura da informação e beleza estética que os sites necessitam. Ainda há a possibilidade de criar um aplicativo mobile, que é uma área em franca ascensão.

Fazer um projeto particular, além de contribuir para a experiência profissional, conta como uma demonstração de proatividade, boa organização e disposição para aprender e desenvolver.

Desenvolva um portfólio on-line poderoso

Outro fator importante para construir uma carreira na área de tecnologia é desenvolver um portfólio on-line poderoso. É nessa página que estarão relacionados todos os projetos executados ao longo da carreira, mesmo que sejam apenas trabalhos universitários e estágios.

Para ter uma ideia da importância do portfólio, algumas empresas só aceitam inscrição para as vagas de empregos se houver link para o seu perfil on-line, ou seja, é algo realmente fundamental.

Para que você possa criar o seu portfólio on-line, a seguir relacionamos algumas ferramentas que são muito úteis nesse processo:

  • Behance: uma das ferramentas mais usadas por profissionais, principalmente, os designers. A plataforma é bastante simples de usar e é gratuita. Os trabalhos são separados por projetos e em cada um deles é possível incluir todo o material relacionado. A interface é limpa, organizada e bonita. Além disso, cada usuário pode ter um pequeno currículo com as informações básicas sobre a sua trajetória profissional.

  • Clippings.me: apesar de a plataforma ter sido criada originalmente para jornalistas, atualmente, ela pode facilmente ser usada por profissionais da área de TI. Para criar o portfólio é possível incluir links para os trabalhos já feitos, sendo bastante útil para programadores e designers que podem indicar os projetos que desenvolveram. Além disso, os usuários podem escrever uma apresentação sobre as suas experiências na plataforma.

  • Coroflot: essa é uma ferramenta especialmente indicada para designers. Com interface bastante simples de usar, possibilita o armazenamento de um número ilimitado de trabalhos. Além disso, os usuários podem obter dados sobre o tráfego de visitas nas páginas e acompanhar qual delas é a mais popular. Outra vantagem é que empresas como o Google e Apple usam o Coroflot para buscar profissionais de design.

Mantenha uma presença on-line

Todo profissional da área de TI precisa manter uma presença on-line, mas isso não é apenas para fazer amigos ou conversar amenidades. Trata-se de formar networking e adquirir conhecimento.

As redes sociais são grandes aliadas nesse ponto. Participar dos grupos de discussão é uma forma de acompanhar o que profissionais experientes estão falando, as suas recomendações, entender as demandas de mercado e também ficar atualizado sobre as vagas de emprego em aberto.

Além disso, é uma maneira de conhecer pessoas que podem contribuir para encontrar um bom emprego ou mesmo indicá-lo para vagas. Outra maneira de manter a presença online efetiva é com um perfil de LinkedIn atualizado, diversas empresas trocam o tradicional currículo pelo link dessa rede social.

Veja outros artigos sobre Programação