Certificação Java: vale a pena estudar?

Estudar sempre vale a pena. Podem tirar meus bens, mas o que eu aprendi, ninguém me tira.

A outra pergunta importante é: uma certificação Java é valiosa pelo certificado ou pelo estudo? Como co-autor do curso de Certificação Java 7 e 8 pela Alura essa é a pergunta que vale ouro – ou pelo menos o valor da certificação 🙂

O real valor da certificação no mercado

Você está começando a carreira, na faculdade, atrás de um primeiro emprego? O papel da certificação é uma maneira de atestar que você estudou para passar nela. Tem valor e as empresas de Java darão este reconhecimento.

Você tem dez anos de experiência com Java e dominar alguns aspectos da linguagem que nunca olhou a fundo? O canudo pode não fazer tanta diferença, mas o processo de estudar a linguagem a fundo sim.

Aliás, acredito que o que me deu um primeiro empurrão na qualidade do meu modo de pensar foi entender a linguagem Java. Estudando para a certificação lá em 2001 aprendi tanta coisa dela… como ela funciona por trás e quais os motivos pelos quais ela funciona de um jeito e não de outro. Quais as vantagens das escolhas feitas por seus criadores, e quais suas desvatangens.

E o grande valor da certificação está aí: você vai aprender muito. Muito mais do que imaginou.

Resumindo

Se você ainda não tem experiência no mercado, a certificação é uma maneira de comprovar que se dedicou aos estudos. Se você quer dominar a linguagem e deixar de ser um mero usuário dela, o processo do estudo é ainda mais valioso. Recomendo. Faça um curso ou compre um livro, tanto faz, o importante será praticar tudo o que é visto!

No fim de sua jornada você será um programador bem melhor, entendendo a fundo o que muitos colegas comentam somente por cima.

Já está pensando em tirar a certificação? Temos nossos cursos de certificação disponíveis na Alura e também o nosso curso presencial de certificação Java na Caelum, com foco total nas questões da prova e no entendimento das motivações.

Fique por dentro

(Última atualização em: 10 de julho de 2017)

Tech Education Leader no Alura

  • Leandro

    Ótimo post, muito brigado Guilherme.

  • Interessante matéria, aguardo mais matérias semelhante a esta, convido vc a visitar o meu artigo.

  • Gilvan

    Bom dia Guilherme ! Não sei nada de Programação, porém quero aprender, por onde começo ?

    Obrigado.

  • Fàbio Santos Alves

    A plataforma Alura tem a intenção de fazer aulas relacionadas a Programmer II ??
    Pois as aulas da trilha falam apenas sobre a Programmer I fiz todas as aulas juntamente com simulados e consegui a certificação Programmer I excelente material.

  • Levy

    Esse livro: http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-certificacao-java-associate

    serve para a certificacao do java 7?

    • Olá Levy, tudo bem?

      Serve para essa certificação também sim 🙂

    • Weverton Reis

      Sim,

      Inicialmente era para a versão 7, a pouco eles realizaram a atualização adicionando algumas coisas a mais referente a versão 8.

  • Bruno Borges Martim

    Mas, com tantas linguagens estando “em alta” no momento, as vezes até outros paradigmas, como o da programação funcional (Erlang – linguagem na qual whatsapp foi criado) é, ou virará o calor do momento. Digo, a programação funcional, não a linguagem Erlang. Tudo bem que, por exemplo, o Enclosure (que é uma linguagem funcional), derivou diretamente do Java.
    Mas, a tendência, já que IoT e IA esta em alta, e linguagens funcionais lidam melhores nesse cenário, não faz da certificação em Java ou outra linguagem qualquer algo “Volátil”?

    Fui muito prolixo, peço desculpas se não entendeu a pergunta.

    • Oi Bruno, acredito que entendi sua pergunta. Não tenho uma resposta definitiva mas tenho uma reflexão:

      Nos cenários de IoT e IA, o backend web, a modelagem do domínio e as linguagens OOP ainda serão relevantes?

      • Bruno Borges

        Com certeza sim. Não tenho dúvida que as linguagens OOP são relevantes. Até porque um evento no IoT ou um agente no IA é, ou pode ser, um objeto.
        E pensando dessa forma, é facil entender a importancia das linguagens OOP nos cenários IoT e IA.

        Porém, me expressei mal, o que eu queria dizer, relamente, é que cada agente em IA ou cada objeto (camera, sensores etc.) no IoT terá a sua forma de agir. E, para o programador trabalhando com linguagens funcional, isso meio que traz a personificação do código no agente ou objeto. Isto é, na linguagem funcional, quanto mais você aprimora seu código, mais ele se parece com a sua forma de pensar sobre o assunto. Isso aproxima o usuário da máquina. No final, não sei se isso é bom ou ruim. Mas vejo uma certa tendência dessas tecnologias (IoT ou IA) em usar esses paradigmas de programação.

  • Cleuton

    Bom dia Guilherme ,estou pensando em tirar certificação poderia me indicar um livro de boa qualidade,desde já agradeço.

  • Bom dia Guilherme,

    Sou um profissional de TI voltando hoje para a Infraestrutura. Quando eu ainda estudava tive o prazer de conhecer o JAVA na faculdade, tinha um conhecimento mediano pra baixo, mas conseguia implementar alguns programas usando o Hibernate. Com o passar do tempo fui deixando de lado o JAVA pois precisei mas agora decidi retomar a minha grande vontade. Aliado com a decepção que o mercado de TI é e com a grande possibilidade de carreira em Desenvolvimento atualmente faço pós graduação em Desenvolvimento Java.

    Como não sou nenhum expert e não tenho muito tempo e dinheiro pra investir nas formações que deveria, o meu processo de aprendizado está lento, mas estou querendo muito melhorar e, rápido.

    Estou me preparando, mas em pouco tempo iniciarei uma boa formação em Java, tenho pesquisado muito sobre o que eu já conhecia, Caelum, Alura (não conhecia) e espero poder em um futuro próximo me tornar um profissional melhor preparado para as oportunidades e pelo grau de exigência que a função necessita.

    O que você puder me dar de dicas, eu fico muito feliz.
    Hoje meu estudo se baseia em internet, programação em casa e comprei um material de lógica, pois sinto que tenho dificuldade de colocar em código aquilo que penso.

    Um abraço !

  • Henrique

    apreciei o comentário, realmente embora a certificação seja necessária para atestar o nosso conhecimento ela precisa ser acompanhada de um estudo profundo do assunto em acusa, porque o tempo passa a tecnologia avança e temos sempre que estar a par das ferramentas que temos em mãos. Estou gostando da linguagem pela sua simplicidade e facilidade embora ainda tenha certas limitações acredito que as mesmas com o tempo serão sanadas, o segredo e estudar, estudar e estudar, grato pelas dicas valiosas.

  • Raimundo Aranha

    Excelente informação. Gostaria de ter mais dados sobre os cursos

  • Ediney

    Muito bom o post!
    Trabalho com TI com banco de dados, e estou estudando Java por que quero trabalhar com esta linguagem, pretendo tirar um certificação pois acredito que ficará um pouco mais fácil entrar no mundo de Java sem ter experiencias anteriores.

  • Hermenegildo

    Olá Guilherme o que é necessario para m
    e inscrever no curso??? Outra já tenho noções basicas de Java Poo pretendo o nível a seguir…

  • patrick antonio major miguel

    amei a dica muito obrigado

  • Guilherme, achei muito bacana a sua pergunta ( uma certificação é valiosa pelo certificado ou pelo estudo? ) e o fato de tê-la colocado no início deste post. 🙂 Realmente, hoje em dia eu penso bem antes de investir meu dinheiro em uma certificação, pois depois da alta do dólar tirar uma certificação ficou bastante caro. Além disso, concordo com você que o estudo para tirar uma certificação é muito, mais muito valioso mesmo.

    Forte abraço.

  • Valdir Jr

    Acho que quando se levanta esta questão se vale a pena ou não a certificação, acredito que, além do ponto levantado (o conhecimento que agrega é real e útil), deve ser considerado se vale a pena o dinheiro investido (considerando que com este valor você pode pagar um curso que também é reconhecido pelo mercado) e o tempo investido. Não sei quanto tempo real leva para tirar as duas certificações mas tem que ver até que ponto vale a pena investir o tempo nisso ao invés do aprendizado em outra coisa.
    Abs,

  • Pingback: Blog da Alura: desenvolvimento, design e muita tecnologia – Certificação Java: vale a pena estudar? – Código Java()

  • Joel Salvi

    Olá, irei fazer a certificação OCP 1ZO-804, esse curso da alura de Carreira Certificação Java OCJP I contempla todo conteúdo que preciso?

Próximo ArtigoMomentos históricos das mulheres na tecnologia