Certificação Java: vale a pena estudar?

(Last Updated On: 10 de julho de 2017)

Estudar sempre vale a pena. Podem tirar meus bens, mas o que eu aprendi, ninguém me tira.

A outra pergunta importante é: uma certificação Java é valiosa pelo certificado ou pelo estudo? Como co-autor do curso de Certificação Java 7 e 8 pela Alura essa é a pergunta que vale ouro – ou pelo menos o valor da certificação 🙂

O real valor da certificação no mercado

Você está começando a carreira, na faculdade, atrás de um primeiro emprego? O papel da certificação é uma maneira de atestar que você estudou para passar nela. Tem valor e as empresas de Java darão este reconhecimento.

Você tem dez anos de experiência com Java e dominar alguns aspectos da linguagem que nunca olhou a fundo? O canudo pode não fazer tanta diferença, mas o processo de estudar a linguagem a fundo sim.

Aliás, acredito que o que me deu um primeiro empurrão na qualidade do meu modo de pensar foi entender a linguagem Java. Estudando para a certificação lá em 2001 aprendi tanta coisa dela… como ela funciona por trás e quais os motivos pelos quais ela funciona de um jeito e não de outro. Quais as vantagens das escolhas feitas por seus criadores, e quais suas desvatangens.

E o grande valor da certificação está aí: você vai aprender muito. Muito mais do que imaginou.

Resumindo

Se você ainda não tem experiência no mercado, a certificação é uma maneira de comprovar que se dedicou aos estudos. Se você quer dominar a linguagem e deixar de ser um mero usuário dela, o processo do estudo é ainda mais valioso. Recomendo. Faça um curso ou compre um livro, tanto faz, o importante será praticar tudo o que é visto!

No fim de sua jornada você será um programador bem melhor, entendendo a fundo o que muitos colegas comentam somente por cima.

Já está pensando em tirar a certificação? Temos nossos cursos de certificação disponíveis na Alura e também o nosso curso presencial de certificação Java na Caelum, com foco total nas questões da prova e no entendimento das motivações.

FIQUE POR DENTRO

Tech Education Leader no Alura

Próximo ArtigoMomentos históricos das mulheres na tecnologia