Certificação Java: vale a pena estudar?

Certificação Java: vale a pena estudar?
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Compartilhe

Introdução

Estudar sempre vale a pena. Podem tirar meus bens, mas o que eu aprendi, ninguém me tira.

A outra pergunta importante é: uma certificação Java é valiosa pelo certificado ou pelo estudo? Como co-autor do curso de Certificação Java 7 e 8 pela Alura essa é a pergunta que vale ouro - ou pelo menos o valor da certificação :)

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

O real valor da certificação no mercado

Você está começando a carreira, na faculdade, atrás de um primeiro emprego? O papel da certificação é uma maneira de atestar que você estudou para passar nela. Tem valor e as empresas de Java darão este reconhecimento.

Você tem dez anos de experiência com Java e dominar alguns aspectos da linguagem que nunca olhou a fundo? O canudo pode não fazer tanta diferença, mas o processo de estudar a linguagem a fundo sim.

Aliás, acredito que o que me deu um primeiro empurrão na qualidade do meu modo de pensar foi entender a linguagem Java. Estudando para a certificação lá em 2001 aprendi tanta coisa dela… como ela funciona por trás e quais os motivos pelos quais ela funciona de um jeito e não de outro. Quais as vantagens das escolhas feitas por seus criadores, e quais suas desvatangens.

E o grande valor da certificação está aí: você vai aprender muito. Muito mais do que imaginou.

Certificação, Prática ou faculdade?

Se você ainda não tem experiência no mercado, a certificação é uma maneira de comprovar que se dedicou aos estudos. Se você quer dominar a linguagem e deixar de ser um mero usuário dela, o processo do estudo é ainda mais valioso. Recomendo. Faça um curso ou compre um livro, tanto faz, o importante será praticar tudo o que é visto!

No fim de sua jornada você será um programador bem melhor, entendendo a fundo o que muitos colegas comentam somente por cima.

Já está pensando em tirar a certificação? Temos uma formação de certificação Java disponível na Alura.

E mesmo não sendo obrigatória no mercado, uma graduação pode sim te ajudar com seus objetivos de longo prazo, com estudo aprofundado e tudo que a Alura preza.

Recentemente a Alura juntou forças com o centro universitário FIAP. Eles espandiram o catálogo de cursos de graduação com cursos a distância também.

Espero que você venha conhecer a infraestrutura da FIAP. É incrível. Alura + FIAP caminham cada vez mais juntas, formando o maior ecossistema de ensino tech do Brasil.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Veja outros artigos sobre Programação