Como entrar no mercado de trabalho de programação?

(Last Updated On: 10 de Fevereiro de 2017)

Conversando com os alunos que mais estudam na plataforma, nosso aluno Henrique Lopes me enviou três perguntas sobre a carreira de um desenvolvedor que está começando.

Considerando as três perguntas, resolvi fazer um vídeo respondendo todas as dúvidas com a minha experiência como programador.

Curioso para saber quais foram as dicas? Não perca tempo! Veja agora mesmo o vídeo:

O que achou das dicas? Compartilhe nos comentários sua experiência 🙂

Está querendo fazer cursos para alavancar sua carreira porém não sabe por onde começar? Pensando nisso preparamos as carreiras da Alura com diversos cursos tanto para programadores que estão começando agora, como também para os mais experientes.

Tech Education Leader no Alura

  • Show!

  • Deyve Vieira

    Boas Dicas ! Valeu !

  • Júlio Serra

    Gostei, ótimas dicas, um outro detalhes é procurar por algum estágio,
    como não tinha experiência eu comecei como estagiário dentro da empresa
    e logo fui efetivado.

    Galera do Blog, uma recomendação, mudem a cor do plano de fundo desta página,
    sou daltônico e esta cor me deixou em agonia extrema…kkkkkk

  • Testando, Simplificando, otimizando,traduzindo e colaborando.

  • Cristiano

    Excelentes dicas. Gostaria que vocês abordassem um tema, “existe uma idade máxima para iniciar na área de desenvolvimento?”. Tenho 35 anos já fui desenvolvedor, mas adoraria voltar a programar. Vocês acham que há passei do tempo?

    • Bom dia Cristiano!

      Valeu, não acredito que “passou do tempo não”. A questão é que no começo o emprego mais básico vai dar um salario menor, claro. A medida que ganhar experiencia, o salario aumentara. Então se a primeira vaga condizer com um salário que está disposto a tocar, não vejo pq não voltar. Tenho um amigo pessoal que se envolveu na comunidade de Ruby de SP, por exemplo, indo nos grupos, encontros, voltando a programar e hoje em dia é muito reconhecido na area 🙂 Ele tambem comecou não tão cedo.. sem problemas.

      Abraço

  • Que isso! – Quanta qualidade num lugar só…

  • Pingback: O que será de mim quando terminar a faculdade? | joaolurato()

  • Renata Silva

    acabei vendo seu perfil aqui sou aluna do Alura uma dúvida.Tive matérias muito básicas na faculdade enfim estou iniciando mesmo do inicio assinei o allura e vou começar pelo curso “curso de lógica de programação,”so mesmo tempo a grande vontade e ansiedade de iniciar o “Desenvolvedor Java Júnior”.. é melhor terminar todo o curso de lógica primeiro ou posso intercalar os dois cursos ?????

    • Max

      Estude a lógica primeiro pois vai te ensinar como a linguagem funciona, organizada em etapas, etc.
      Quanto terminar você vai para a linguagem, e verá que vai continuar a utilizando a lógica, porém em uma linguagem de programação.

  • Falou tudo! 😀
    Mas mesmo assim escrevi um post para falar um pouco mais do assunto.
    https://www.tiagogouvea.com.br/mercado-trabalho-programacao

  • Felipe Fontoura

    Muito legal Guilherme este vídeo e post! Meus alunos também sempre ficam com esta dúvida.
    Recentemente eu escrevi um artigo com 3 passos de como conseguir um emprego de programador (sem ter experiência). Acho que irá agregar no seu conteúdo.
    Segue o link: https://devsamurai.com.br/como-conseguir-um-emprego-de-programador/
    Forte abraço!

  • Wagner Schneider

    Olá pessoal, sou técnico na área da saúde, e por mera curiosidade recentemente comecei a estudar html e css, logo depois comecei a estudar alguma coisa sobre python e Java, (inclusive consegui até criar um pequeno algoritmo em Python de login e senha) me senti muito feliz fazendo essas coisas, depois matei meu Windows e passei a usar Ubuntu, mas agora quero mais quero criar meu proprio jogo, meu programa enfim. A pegunta é: Pra entrar no mundo de programação, no mercado de trabalho, preciso necessariamente fazer um curso superior de analise de sistemas ou T.I, ou posso me arriscar em algo técnico ou curso livre de programação? desde já,agradeço muito as respostas.

Próximo ArtigoComo comparar objetos em Java?