Como fazer uma leitura do mercado com foco em oportunidades de trabalho?

Você está fora do mercado de trabalho e não sabe como procurar novas oportunidades? A primeira dica é se conscientizar sobre a importância de sempre está atento a novas oportunidades no mercado. Para isso, é recomendado fazer uma leitura de contexto e ter atitudes que condigam com seus objetivos e aspirações.

Mas como fazer uma leitura do mercado com foco em oportunidades de trabalho? Aguçar a sua percepção é uma orientação importante. É preciso perceber que buscar um emprego hoje é muito diferente de procurar uma recolocação nos anos 1990 ou até mesmo há cinco anos. As necessidades são outras, assim como as ferramentas de recolocação e as prioridades das empresas.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma leitura do mercado com foco em oportunidades de trabalho!

Saiba o lugar que você ocupa

Você sabe exatamente o lugar que ocupa no mercado de trabalho atualmente? Não basta dizer que está sem emprego ou que ainda não sabe o que quer. É preciso ter essa consciência, mas isso é resultado de um processo de autoconhecimento.

Verifique se a sua formação é sólida, se as suas experiências anteriores te fizeram crescer, avalie o quanto você está disposto a aprender e se está preparado para competir de igual para igual com outros profissionais. Da mesma forma, se você ainda não acumulou experiências, saiba da importância dessas ações para ter visibilidade e despontar no mercado.

Quando você consegue perceber esses fatores, fica claro em que pontos você precisa se aperfeiçoar e quais são as suas características fortes e pontos de melhoria. Assim, você tem uma noção clara de quais oportunidades no mercado de trabalho são mais adequadas ao seu perfil. De repente, você pode estar tentando vagas voltadas a profissionais em nível pleno, mas o mais adequado no momento seria uma vaga de trainee, por exemplo.

Dê atenção às tendências

O mercado tem dados sinais claros de que as vagas de trabalho têm passado por mudanças. Isso diz muito sobre as suas novas necessidades, e é preciso se adequar. Diversos profissionais estão aproveitando oportunidades para empreender e descobrir novas habilidades que podem levar a caminhos inovadores.

Em virtude dessas alterações, o movimento empreendedor tem crescido no país. As empresas têm adotado sistemas mais flexíveis, como trabalho via home office ou consultorias especializadas, em vez de terem profissionais alocados 100% do tempo. Outro mercado crescente são as empresas de base tecnológica, as famosas startups.

Os profissionais estão notando que o velho e bom emprego de carteira assinada não é tão bom assim e que há muitas outras formas interessantes de trabalho. É preciso acompanhar essas tendências e se qualificar para enfrentá-las.

Desenvolva habilidades

As mudanças pelas quais o mercado de trabalho tem passado exigem que o profissional desenvolva novas habilidades. Já não bastam as capacidades técnicas, é preciso investir no desenvolvimento humano e gerencial. O cenário requer pessoas mais autônomas, capazes de desenvolver múltiplas tarefas ao mesmo tempo e que consigam lidar com cenários de instabilidade.

Os diplomas continuam sendo importantes, mas deixam de ser diferenciais. Saber novas linguagens de programação e usar diferentes ferramentas é um pré-requisito. Além disso, é importante saber se organizar frente a demandas diversas, estar preparado para tomar decisões rápidas e ter habilidade para gerir pessoas.

A capacidade de trabalhar com equipes e profissionais de diferentes áreas também é muito valorizada em tempos em que o trabalho colaborativo é uma máxima.

Nunca estanque a sede de conhecer

O gosto pela aquisição de conhecimento é um dos requisitos muito avaliados pelas empresas nos dias de hoje. O profissional não pode estar satisfeito com seu repertório atual. É preciso demonstrar interesses em descobrir coisas novas a cada dia. Em tempos de internet, o conhecimento está mais democratizado, o que abre um leque de oportunidades para quem deseja se desenvolver.

Os autodidatas têm espaço garantido nesse meio. Conseguem aprender com vídeos, textos e múltiplas plataformas. Essa disposição para desvendar possibilidades é muito valorizada pelo mercado atual, pois demonstra persistência e dedicação. O e-learning contribui muito nesse quesito, já que é uma modalidade de ensino que ultrapassa as barreiras físicas e oferece opções que cabem no bolso.

Use as ferramentas disponíveis

Não basta ter um bom currículo, é preciso exibi-lo em formato que favoreça suas habilidades e disponibilizá-lo em sites que façam a diferença. Dedique-se a atualizar o seu LinkedIn, preencha cadastros nas empresas de seu interesse e capriche no portfólio online. Ferramentas digitais como essas aumentam as possibilidades de contratação. É preciso separar um tempo para fazer e atualizar cadastros em sites especializados.

Outra estratégia interessante é participar de eventos da sua área. Fique atento às mídias sociais e participe de seminários, encontros e debates que contribuam para a sua atualização profissional. Nessas ocasiões, sempre é possível se atualizar sobre o que de mais moderno está sendo oferecido na área, além de também se poder encontrar possíveis empregadores ou clientes. Tenha sempre seu cartão de visitas em mãos!

Invista em network

Você pode ser um profissional exemplar, ter uma boa formação e um ótimo perfil, mas uma boa indicação supera qualquer barreira. Ela não basta, mas abre muitos caminhos. Invista no network sempre. Isso pode te render participação em eventos, trabalhos importantes ou apenas te colocar no lugar certo na hora exata. E se você estiver começando a vida profissional, não se acanhe de pedir indicação aos seus professores!

Independentemente de você trabalhar em uma empresa ou abrir o próprio negócio, os contatos representam uma força importante nesse grande mundo das oportunidades de trabalho.

Para manter as relações sempre ativas, marque happy hours, participe de almoços, aproveite o horário de café para fazer ligações e atualizar as mídias sociais.

Produzir e compartilhar conteúdos relevantes nas mídias sociais também ajuda a mostrar o seu trabalho para a sua rede. Você não precisa emitir opinião sobre todos os temas que estão em debate, mas é essencial que saiba que eles estão acontecendo. Um profissional atualizado contribui para a empresa em que está inserido e se mantém crítico sobre as questões do mundo.

Como se pode perceber, para estar preparado para assumir oportunidades do mercado de trabalho atual, é preciso muita perspicácia e dedicação. Isso requer tempo, dedicação e mudança de hábitos. Que tal começar por atualizar o seu perfil no LinkedIn agora mesmo? Se quiser ter acesso a outros conteúdos como este, siga nossos perfis nas redes sociais!

Fique por dentro

(Última atualização em: 29 de maio de 2017)

Próximo Artigo6 "nãos" que todo UX Designer deve ter em mente