Como o Mobile Learning pode capacitar equipes

(Last Updated On: 2 de Janeiro de 2018)

Você já ouviu falar em Mobile Learning e nos benefícios que este método traz para as empresas e os seus colaboradores? Também conhecido como M-learning, ele é uma forma de aprendizado por meio de dispositivos móveis e uma nova maneira para treinar e capacitar equipes de todas as áreas.

Muitas organizações ainda enxergam o smartphone como um inimigo para a produtividade. Porém, esse dispositivo pode ser um grande aliado na hora de capacitar seus funcionários.

O Mobile Learning é um método de ensino que utiliza dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para treinamentos e cursos a distância. Isto é, o aluno aprende a qualquer hora, em qualquer lugar e de maneira individual.

Esse modelo de aprendizagem traz diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores, pois ambos ganham com o aproveitamento da mobilidade. Mas afinal, quais são esses benefícios de implementação do Mobile Learning dentro de uma cultura empresarial?

Para as empresas

  • Equipe mais motivada – Em treinamentos corporativos convencionais, é frequente vermos uma sensação de obrigação por parte dos funcionários para realizá-los, enquanto que, com o Mobile Learning, essa sensação diminui por conta da flexibilidade.
  • Capacitação de forma rápida – O tempo é otimizado com treinamentos a distância, pois o funcionário não precisa necessariamente estar na empresa para se capacitar.
  • Diminuição de gastos –  Não são necessários materiais ou espaços físicos da empresa para realizar os treinamentos. O colaborador pode aprender acessando a plataforma direto de seu próprio celular, de qualquer lugar.

Para as equipes

  • Aprender onde quiser – Situações que antes eram improdutivas, como esperar em uma fila de banco ou o trajeto entre casa e trabalho,  tornam-se grandes oportunidades de aprendizagem com o Mobile Learning.
  • Dinamismo – Com o M-learning, o colaborador tem uma participação ativa e desafiadora, enquanto que, em treinamentos corporativos tradicionais, eles ficam passivos diante das informações que recebem.
  • Individualidade – Este método se adapta a qualquer estilo de vida, servindo às mais variadas rotinas e dispensando planejamentos especiais para a realização dos cursos.

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que o Mobile Learning traz. Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e descobrir como explorar o poder desse método, recomendo que leia o eBook gratuito Como explorar o poder do Mobile Learning.

Quer implementar essa cultura em sua empresa? Na Alura, além da plataforma web, temos um app com todos os nossos cursos e exercícios disponíveis. Inclusive, ele conta com a possibilidade de download das aulas para você assistir offline, assim é possível aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. 🙂

FIQUE POR DENTRO

Próximo ArtigoComo calcular máscaras de sub-rede