Como os cursos da Alura são criados

(Last Updated On: 15 de maio de 2018)

Você já se perguntou como são criados os cursos aqui na Alura? Com mais de 400 cursos em nossa plataforma, esta é uma dúvida recorrente de nossos alunos.

Pensando sempre na capacitação profissional e nas demandas do mercado, a criação de um curso começa a partir do momento em que um instrutor identifica uma lacuna no ensino de alguma tecnologia.

Criando o conteúdo

Para criar um curso, é preciso que o instrutor escreva o que ele vai ensinar a fazer. O foco não está na ferramenta que ele utilizará, e sim no que será feito com ela, pois prezamos a teoria com base na prática.

Após escrever sobre o que ele vai ensinar, é preciso elaborar um projeto prático, que servirá como base para o conteúdo do curso, baseado em situações reais do dia a dia da profissão.  Por exemplo, nos cursos de Web Design, o projeto é a modelagem de um site web.

O passo a passo é documentado dentro de um arquivo de texto e, depois de uma revisão detalhada, este projeto vira um roteiro para a gravação. Neste momento, é discutido qual conteúdo pode ser cruzado com cursos já existentes na plataforma, qual ordem é melhor didaticamente para apresentar o conteúdo, as boas e más práticas que serão abordadas durante o curso, entre outras questões pertinentes para garantir uma boa qualidade do conteúdo.

Em frente às câmeras

Cada curso e instrutor têm demandas de tempo diferentes, por conta disso, não determinamos uma duração fixa para as gravações. Nosso objetivo neste momento é respeitar a individualidade de cada instrutor para que as gravações sejam uma experiência enriquecedora, e o resultado seja o mais natural possível.

Após o término das gravações, nossa equipe de vídeos entra em ação para fazer os devidos ajustes e cortes, mantendo a ordem correta e garantindo a qualidade da imagem e do som.

Com a edição dos vídeos finalizada, é hora da equipe de transcrição escrever tudo o que foi dito no curso para disponibilizar o conteúdo também em forma de texto,  deixando-o acessível a todos.

Mas o processo não acaba aí… Todos os nossos cursos possuem exercícios e projetos exclusivos, focados no mercado de trabalho. O instrutor elabora esses exercícios, que são revisados por uma equipe para evitar possíveis falhas.

Após todas estas etapas, temos um curso pronto para que os alunos possam aprender e se capacitar cada vez mais. Para descobrir ainda mais detalhes sobre a criação dos cursos, baixe o eBook Como os cursos da Alura e Caelum são criados.

O que acha de treinar sua equipe para conseguir resultados ainda melhores em sua empresa? Na Alura, possuímos centenas de cursos pensados para capacitar equipes e, dessa forma, auxiliar as empresas a atingir seus objetivos.

FIQUE POR DENTRO

Próximo ArtigoUsabilidade e ferramentas de busca em apps