Concurso público na área de TI: como se preparar?

Concurso público na área de TI: como se preparar?
caio-souza
caio-souza

Compartilhe

Chegou a hora de se preparar para prestar concurso público. Afinal, bons salários, estabilidade no emprego e chances de crescimento na empresa são mais que ótimos argumentos, não é? Pode parecer muito bom para ser possível, mas se preparar é mais fácil do que você imagina.

Neste post daremos uma visão geral do que costuma cair nas provas de concurso público para a área de TI: conteúdos básicos, exclusivos, gerenciais e da própria área de TI. Além disso, apresentaremos também algumas dicas e métodos de estudo, que podem ajudá-lo, já que eles facilitam a forma de lidar com todo esse conteúdo.

Ficou interessado? Confira!

Conteúdos e temas recorrentes nas provas

De fato, quase sempre há concurso público aberto para a área de TI e, geralmente, eles oferecem bons salários.

Apesar da complexidade e crescente especialização da área, eles costumam ter alguns conteúdos e temas em comuns, que nós podemos adiantar aqui:

1 Conteúdos básicos

Em geral, esses conteúdos não são de TI, mas estão presentes em uma vasta gama de concursos por isso os chamamos de básicos.

Grosso modo, consistem em Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Inglês, e conteúdos administrativos-legislativos (Direito Constitucional, Administração Pública, etc.). Alguns exemplos de conteúdos nessas áreas:

  • Português: acentuação gráfica (crase, acentos, etc.), ortografia (emprego de palavras como porque/ porquê, etc.), morfologia (uso de substantivos, pronomes, preposições, etc.), dentre outros;
  • Matemática: conjuntos numéricos (naturais, inteiros, etc.), equações de 1º e 2º graus (situações problema, análise de gráfico, etc.), logaritmos, geometria analítica e plana, dentre outros;
  • Administração: teoria geral da administração, recursos humanos (cargos e salários, etc.), qualidade e produtividade (5S, 6 Sigma, etc.), controle (auditoria, fiscalização), dentre outros.

Um dos maiores erros de concurseiros é ignorar o valor desses conteúdos. Eles podem ter até um peso mais baixo, mas ainda valem pontos. E quem quer perder pontos?

Se você não estuda nada para eles, corre o risco de zerar as questões — nesse caso, pode ser eliminado pelo conteúdo mais simples. Melhor não se arriscar, correto?

2 Conteúdos exclusivos

Também não-TI, esses são conteúdos vinculados às leis e regimentos que regulam as empresas e organismos das vagas. São as normas e instruções legais que, por exemplo, estabelecem a criação do órgão ou falam das responsabilidades dos funcionários.

Dentre eles, temos:

  • Regimentos internos (regimentos da Câmara, regimentos de tribunais, etc.);
  • Leis orgânicas (da Polícia Civil, do Tribunal de Contas da União, etc.);
  • Direitos específicos (Tributário, Ambiental, Autoral, etc.).

É um conteúdo difícil de se estudar, mas que pode ser dividido em pequenas partes e estudado aos poucos. Desse modo, ele fica mais compreensível e fácil de lembrar.

É muito comum os candidatos errarem ou mesmo ignorarem esses conteúdos. Em geral, acham impossível decorar tudo. Logo, você tem aqui uma oportunidade. Eles podem ser um diferencial para aprovação.

3 Conteúdos gerenciais

Esse é um conteúdo que pode parecer maçante. Faz sentido, afinal de contas, é muito papel e pouco teclado quando o assunto é gerência e planejamento.

Apesar disso, é um conteúdo que pode ser bem memorizado, já que é bem lógico. Como não é algo comum no dia a dia, pode ser privilegiado nos seus estudos. Por quê?

Porque, digamos que você já programe em alguma linguagem. Tendo facilidade nela, você não precisa se dedicar a essa mesma linguagem de programação da mesma forma que a um conteúdo que não domina.

Esses conteúdos estão muito presentes em concursos para cargos como o de Analista, o de Consultor e outros. Ele tratam de Gestão, Planejamento e Governança de TI. Alguns itens que provavelmente cairão são:

  • PMBOK - Project Management Body of Knowledge;
  • COBIT - Control Objectives for Information and related Technology;
  • ITIL® - Information Technology Infrastructure Library;
  • Redes de Computadores — Protocolos TCP/IP, HTTP, etc.

4. Conteúdos de TI

São os conteúdos mais técnicos e abarcam tanto sua dimensão infraestrutural como desenvolvimento. Conteúdos comuns são:

  • Segurança da Informação;
  • Arquitetura de Computadores;
  • Paradigmas de Programação (Orientada a Objetos, por exemplo);
  • Linguagens de Programação (Java, PHP, etc.);
  • Banco de Dados;
  • Engenharia de Software;
  • Arquitetura de Sistemas.

Bem, pode parecer extenso, mas saiba que há práticas para trabalhar esse conteúdo de maneira viável. Vejamos, então, algumas dicas para potencializar seu estudo!

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Recursos e formas de estudar

Um bom começo sempre é planejar o estudo. E, para isso, a técnica SWOT pode ser uma bela ajuda.

Sigla de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente), essa técnica mapeia o que você sabe, além do que deve saber e tem facilidade ou dificuldade. E, é claro, elimina distrações e procrastinação.

Além de ler, resumir e anotar o conteúdo planejado, exercitar é vital. Quanto a isso, os simulados de prova são uma das melhores opções.

Você viu que entre os conteúdos e temas das provas existem links para questões? Experimente testar seu conhecimento através delas. Faça provas inteiras — assim você sai da teoria e se obriga a lembrar do conteúdo.

Recomendamos estes simulados: Analista de TI do CODEMIG, de 2013; Analista de TI do INSS, de 2014; e Técnico de TI da PRODABEL, de 2010. Mas não fique só nesses, busque e faça outros simulados também!

Complemente esses exercícios e a leitura com outros conteúdos. Você pode buscar as videoaulas, por exemplo. E, por fim, não ignore que você ainda é humano, e não um computador.

Seu corpo precisa de descanso, lazer e atividade física. Sem eles, o cérebro tem dificuldade de reter memórias de curta duração, necessárias para transformarem-nas em conhecimento. Por isso, busque dormir as oito horas de sono recomendadas e tenha atenção com a sua alimentação!

Ser aprovado em um concurso público é algo muito desejado em qualquer área. E a Alura pode ajudá-lo nessa jornada! Com profissionais atuantes na área, nós desenvolvemos cursos que dão uma visão completa do conhecimento necessário, seja para já trabalhar, atualizar suas habilidades ou passar no concurso.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão