Conheça 10 maneiras de aumentar a sua inspiração para design!

Conheça 10 maneiras de aumentar a sua inspiração para design!
Guilherme Lombardi
Guilherme Lombardi

Compartilhe

Conheça 10 maneiras de aumentar a sua inspiração para design #cover

Criatividade e inovação são fundamentais para o trabalho de um designer. Afinal, é por meio desses elementos que torna-se possível produzir soluções originais, surpreendentes e mais efetivas em seu trabalho.

A inspiração não é algo que simplesmente aparece quando bem entender, mas surge como resultado de uma busca ativa. Quando procuramos por novas fontes de informação, nós ampliamos o nosso leque de referências e, consequentemente, nos expressamos de forma mais criativa.

Sendo assim, separamos algumas maneiras que podem ser adotadas para incrementar sua inspiração para design. Não deixe de conferi-las!

1. Observe o espaço ao seu redor

Ser observador é essencial para ativar a inspiração. Estamos rodeados por tantos elementos, cores e formas, que acabam estimulando a criatividade e gerando alguns insights.

Então, por que não juntar essa prática com uma volta pela cidade? Na correria da rotina acabamos esquecendo de observar os lugares ao nosso redor, mas as cidades têm referências riquíssimas que podem ser utilizadas como inspiração para o design.

Não deixe de observar a arquitetura das construções, outdoors, cafés e, principalmente, a natureza. Todos esses elementos podem ser uma fonte inspiracional poderosa. 

Essa prática ainda é uma ótima maneira para espairecer a cabeça, o que pode ajudar na hora da criatividade.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Assista a filmes e vídeos

Há uma infinidade de elementos que podemos usar como referência ao assistir a filmes e vídeos.

Você pode ver documentários mais específicos do design, como o "Abstract: The art of Design", ou até mesmo buscar vídeos mais conceituais no Youtube.

Quando fizer isso, preste atenção nos detalhes, na luz, na fotografia, no modo como a produção foi gravada etc. Esse é um bom exercício para buscar uma inspiração mais visual.

3. Leia bastante

O profissional do design precisa estar constantemente atualizado, e a leitura é uma boa fonte de informação e aprendizado, além de exercitar a criatividade. Por isso, tente se habituar a ler regularmente, e não apenas livros focados em design. Eles são importantes, porém, soluções surpreendentes também podem surgir de fontes inesperadas.

Encontre outros temas que despertem seu interesse, e que mostram perspectivas diferentes daquelas que você está acostumado a ver. Vale ler livros de romance, ficções científicas, revistas, comics e o que mais desejar.

4. Pesquise a história de tudo

Nos dias de hoje, o design segue algumas tendências e moldes que, muitas vezes, combinam e dialogam com nosso jeito de viver, socializar ou consumir.

No entanto, não foi sempre assim. A sociedade se modificou ao longo do tempo e a tecnologia avançou, gerando inúmeras possibilidades. Cada período histórico teve sua própria cultura, estilo de vida, arte e arquitetura. Então, por que não buscar inspiração no passado?

Podemos criar muitas ideias originais ao pesquisar sobre movimentos sociais e artísticos,vestimentas, propagandas e por aí vai.​

5. Escute música

Mais do que inspirar, a música também pode deixar você no humor certo para ser mais criativo. A dica aqui é criar playlists que que gerem sensações prazerosas e deixem você animado ou alegre.

Outra forma de inspiração para design com a música consiste em observar como os artistas estão se comunicando visualmente. Como são os clipes musicais, a capa do seu álbum de músicas e sua página no Facebook, por exemplo.​

6. Anote tudo

Tenha sempre um bloquinho em mãos. Escrever exercita a memória e faz com que você não esqueça nenhuma ideia que surgiu de modo inesperado.

É possível ir além. Tente escrever com frequência, crie um diário de ideias ou esquemas, escreva versos e histórias, não se limite. Esse exercício por si só já pode ser uma fonte rica de inspirações. Além disso, as suas anotações podem ser importantes para estimular a criatividade no futuro.

7. Respeite o seu momento de descanso

Você já sabe que a inspiração depende de uma ação intencional. Portanto, ela demanda esforço e trabalho.

Sendo assim, respeite os momentos de descanso do corpo e da mente. Evite dormir poucas horas ou passar noites em claro. O cansaço é um verdadeiro inibidor da criatividade, então, se você deseja se manter inspirado, nunca deixe de fazer pausas.

8. Invista em técnicas criativas

Existem técnicas em que se pode investir para inspirar, libertar a criatividade e solucionar os problemas de forma inovadora.

O Mindmapping (ou Mapa Mental) serve para organizar visualmente as ideias conforme elas vão surgindo. Essa dinâmica possibilita uma maior fluidez do pensamento e, por ser um mapa, pode ir guiando você em direção a mais inspirações.

Já o Brainstorm (ou Tempestade de Ideias) consiste em produzir ideias sem julgamentos, para depois avaliá-las. O ideal para a prática é que seja feita em grupo, por isso convide amigos e colegas e faça o teste.

Essas são ótimas técnicas para se inspirar de forma surpreendente, por meio de ideias que poderiam ser absurdas, mas que em realidade podem ser bem viáveis.

9. Curta os momentos de ócio

A distração e a diversão são fundamentais para qualquer ser humano. Em meio ao dia a dia,é preciso encontrar tempo para deixar a mente ocupada com momentos prazerosos e de lazer.

Esses intervalos podem ser muito mais produtivos do que você imagina. O cérebro continua bastante ativo nesses momentos e pode ser que em um deles uma grande ideia apareça! Por isso, não tenha medo de aliar a rotina de trabalho com momentos divertidos e devaneios.

10. Inspire-se em outros trabalhos e designers

Não deixe de aprender com trabalhos já feitos por outros profissionais. Dê uma olhada no portfólio de designers e artistas famosos — eles podem ser uma ótima referência para o seu processo criativo.

Aproveite para conversar com seus colegas de profissão. Pergunte o que estão fazendo e onde buscam suas inspirações também. Inspirar-se de forma colaborativa pode ser uma ótima ideia!

Essas foram algumas dicas que podem ajudar você a se inspirar mais facilmente e ativar a criatividade. Aplique-as no seu cotidiano profissional e veja qual se encaixa melhor ao seu perfil. A prática de encontrar a inspiração para design é única e é assim que se criam trabalhos originais e surpreendentes.

Interessou-se pelas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a inspirar mais pessoas!

Guilherme Lombardi
Guilherme Lombardi

Criativo nas empresas do Grupo Caelum, publicitário formado na Belas Artes. Campista amador, sonha em ter um motorhome.

Veja outros artigos sobre UX & Design