Conheça os criadores do Decifre o livro

Conheça os criadores do Decifre o livro
Alex Felipe
Alex Felipe

Compartilhe

Se você esteve antenado durante esses dias, provavelmente soube da notícia do jovem Bruno de Melo Silva Borges que desapareceu no Acre. Neste caso o jovem deixou diversas mensagens criptografadas com símbolos, "textos" e objetos.

Entretanto, o diretor da Antecipe (startup de segurança da informação) Igor Rincon, e o líder de desenvolvimento, Renoir dos Reis, ambos alunos da Alura criaram o site Decifre o livro com o objetivo de descriptografar as mensagens codificadas pelo rapaz desaparecido. Incrível, né? :)

Fizemos algumas perguntas sobre como tiveram a ideia de criar o site, como também, como eles chegaram nesse resultado. Quer saber como foi? Então bora descobrir!

Olhando apenas as imagens na TV, não havia dificuldade?

Sim, inclusive esse é o maior desafio da nossa comunidade, o pessoal tenta pegar os frames dos videos e melhorarem a qualidade.

Embora a ideia tenha partido deles, veja que temos também uma grande colaboração da comunidade! Um trabalho e tanto! Mas por que será que eles criaram esse site? É hora de entedermos seus motivos.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Por que criaram o Decifre o livro?

Meu sócio Igor Rincon começou a traduzir um texto e logo eu fiquei bastante intrigado com aquilo. Quando vi que começamos a formar um alfabeto me veio o desafio de criar um teclado que transformava aqueles códigos em um texto legível para humanos. Com isso poderíamos fazer com que a comunidade acelerasse o processo de decodificação e trabalhasse apenas no que falta ao invés de cada um tentar decifrar o que já foi decodificado.

Veja que, mesmo a troca dos caracteres parecer uma tarefa simples, eles tiveram que implementar tudo isso. Como será que a implementação foi realizada? Vamos descobrir o que está por de baixo dos panos!

O que usaram no site do Decifre o livro?

Inicialmente utilizamos bootstrap cruzão com ecmascript 6, sempre tentando aplicar o que eu aprendi nos curso de Javascript avançado da Alura (o qual eu ainda não terminei), a grande sacada foi liberar o código para a comunidade, o que fez com que o desenvolvimento fosse bem ágil e a melhoria do sistema foi exponencial.

Mas não podemos esquecer que estamos em um caso grave que envolve o desaparecimento de um jovem, portanto, esperamos que o Bruno seja encontrado o quanto antes e sua família seja amparada.

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão