Destaques de 2015: escolha do aluno

(Última atualização em: 6 de janeiro de 2016)

De tempos em tempos surgem novas maneiras de como pegarmos feedback e permitirmos que os alunos contribuam com o crescimento da plataforma, do conteúdo e da comunidade. Recentemente lançamos uma funcionalidade de sugestão de correção de textos, já temos a de sugestão de cursos, e no fim do ano passado resolvemos pesquisar a escolha dos alunos: o que eles mais gostaram no ano de 2015!

O feedback de vocês é importantíssimo para nos servir de guia de como criar um melhor ensino para que possam crescer através das ferramentas que disponibilizamos.

É com orgulho que compartilho com vocês, primeiramente, as escolhas de vocês!

Melhor Instrutor

Vocês escolheram o melhor instrutor geral e… ops, ganhei! Fica o desafio para meus colegas: *quero* que me passem em 2016!

1. Guilherme Silveira
2. Mauricio Aniche
3. Flavio Almeida

Melhor Instrutor Estreante

1. Eduardo Guerra – cursos de Thread e Reflection em Java
2. Viviane Martins e Renan Saggio – 3 cursos de Excel, e diversos cursos de PHP
3. Rodrigo Gunisalvo – curso de Arduíno

Melhores cursos/trilhas

1. AngularJS – Um curso que, sozinho, ganhou de duas trilhas!
2. Trilha Java – A trilha que dá a base de Java para todas as especializações do mercado.
3. Trilha Certificação Java – A trilha que fornece o treinamento necessário para um desenvolvedor que entender a linguagem por trás e, de quebra, treina para a certificação da Oracle.

Melhores momentos de erro e risada

Vira e mexe tem um errinho que passa despercebido. Qual foi o ganhador?

1. “Não encontrei nenhum erro” – Uhu! Para nossa felicidade, mais de 90% respondeu que não encontrou erros
2. “A cara do Guilherme Silveira quando errava alguma fala no curso de jQuery” – Parece que eu faço muitas caretas no curso de jQuery, será?

Outros pequenos erros ou momentos engraçados foram citados mas isoladamente (uma única vez cada um). Pelo jeito somente minhas caretas que deixam marcas na memória dos alunos.

Projeto mais interessante

1. AngularJS – Parece que o Flávio acertou em cheio com o curso. Novamente o curso estreante ganhou disparado!
2. Bootstrap – Front-end mostrando sua força, com um projeto bem rico e real.
3. Photoshop para a web – Agora é Design mostrando suas garras, com um outro projeto real.

Exercícios mais interessantes

1. AngularJS – A equipe de criação do Rio está de parabéns, seus exercícios são criados em grupo por uma equipe grande, por um processo que faz inveja a nós professores da equipe de criação de São Paulo. Parabéns, novamente ganhando de duas trilhas inteiras!
2. Trilha Java – A trilha Java fornece a base, mas já do começo tentamos colocar exercícios que recriam problemas reais. A didática da Caelum, a plataforma do Alura!
3. Trilha Front End – A trilha que permite novos alunos aprenderem a base e irem bastante além: do HTML ao AngularJS, há muito o que aprender com os exercícios práticos e reais dessa trilha.

Queria também compartilhar um pouco da minha experiência coordenando em 2015 junto com o Mauricio Aniche em São Paulo e o Nico Steppat no Rio de Janeiro as duas equipes de criação de conteúdo. Mas este post é de vocês, minha experiência e sugestões fica para a próxima!

E você, qual o curso que mais gostou, qual o momento mais engraçado, qual instrutor mudou sua vida e como o Alura se destacou para você no ano de 2015?

Tech Education Leader no Alura

Próximo ArtigoOs cursos mais populares de 2015