Dicas de SEO que eu devia ter escutado no início de minha carreira

Dicas de SEO que eu devia ter escutado no início de minha carreira
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Compartilhe

Imagem com fundo de madeira, apresentando ao centro, três peças com letras formando a sigla "SEO".

Tive a chance de conversar com a Paula Nakayama, Analista de SEO e instrutora do curso de acompanhamento de métricas em SEO do Alura. Ela nos deu algumas dicas que fazem toda a diferença para quem está começando e quer seguir carreira como analista SEO.

  • Quais dicas você tem para quem começa agora e quer se especializar como analista SEO?

A primeira coisa que você precisa fazer para trabalhar com SEO, para ser um analista, é realmente encontrar um curso básico, no mínimo, que irá ensinar desde rastreamento dos robôs de busca ao trabalho. Hoje existem vários no mercado, não é difícil de achar algum que tenha a sua cara.

  • É importante para o analista SEO entender de programação e design?

O trabalho de um analista SEO está muito envolvido com outras áreas. Para você conseguir ter uma boa atuação é importante saber um pouco de HTML e CSS, pois essas linguagens impactam diretamente no trabalho que estamos fazendo. O modo como elas são implementadas pode fazer total diferença no trabalho de SEO. Também existe a integração com trabalhos de UX, uma área que nos ajuda a tomar várias decisões ligadas à melhoria de usabilidade para atendermos melhor o usuário e deixar um pouco de lado o motor de busca.

  • Então entramos num conflito, pois um mesmo recurso deve atender tanto o robô quanto o usuário.
Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

No geral, o trabalho de SEO precisa estar focado no usuário, nunca será somente para um motor de busca. Porém, no melhor dos cenários, conseguimos atender os dois públicos.

  • A primeira coisa que vem na minha cabeça quando penso em SEO é uma busca orgânica e aquilo que apresentamos para o usuário é muito importante. Isso influencia o trabalho do analista SEO?

Sim, influencia. E um dos pontos ligados a isso é o conhecimento que o analista SEO deve ter de marketing, é saber falar com o público-alvo e conhecer o negócio da empresa em que estamos atuando para ter maior probabilidade de conversão.

Para quem quer se tornar um analista SEO, o diferencial, então, é fazer um curso, mesmo que básico, entender HTML e CSS, para saber como nossas ideias estão sendo implementadas. Precisamos nos preocupar também com a usabilidade e conhecer muito bem o mercado e o produto.

Pensando nesses detalhes a Paula criou junto conosco um curso sobre métricas e relatórios SEO.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão