Do aplicativo de locadora ao aprendizado online e otimizações Redis: o caminho do moderador Cristiano Oliveira

Do aplicativo de locadora ao aprendizado online e otimizações Redis: o caminho do moderador Cristiano Oliveira

Como eu e meu irmão (o Paulo, fundador do GUJ e da Casa do Código), ele começou com aplicativos de locadora. A seguir ele nos conta um pouco da história dele. Vamos lá?

Me conta um pouquinho sobre sua história na programação?

Comecei a programar com 13 anos por volta de 1993 com um amigo de infância. Fizemos um curso de Clipper Summer, depois um de clipper 5.2 usando com DBase III Plus. Criamos alguns aplicativos para video locadora e pizzarias do bairro.

Depois trabalhei com VB 3 e 5 e com ASP clássico. Desenvolvi alguns projetos para Editora de lista telefonica, outro interno para o Santander e dei aula de VB 5 em uma escola chamada Sequencial. Depois resolvi ir para luz e desde que entrei no mundo Java X OpenSource, nem penso em trabalhar ou atuar fora desse mundo!

Trabalhei com java 5, 6 e agora com 7 e 8. Trabalhei com Spring 2.5 em uma consultoria que desenvolvia para o Banco do Brasil o Office Bank e outros aplicativos internos. Nos ultimos 4 anos estou atuando em um projeto na Prodesp como terceiro. Durante esse tempo passei por 5 consultorias e vou ficar até finalizar esse projeto.

Estamos usando nesse projeto Java 8, Jsf 2, WilfFly 8 (vamos atualizar para o 10), BootStrap, DB2, Oracle 10G, SqlServer, Redis, Python, Rest, WebService, JMS, WebSphere, entre outras tecnologias necessaria para manter a parte legada.

(nota do Alex: Das 13 tecnologias citadas no projeto atual, só não temos curso no Alura de 2...ainda! :P )

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Como conheceu o Alura?

Conheci o Alura através da Caelum.

Sempre busco algo dinâmico bem explicado e sem enrolação. Todos os cursos que fiz no Alura dou nota 10 para conteúdo, explicação e professor. O estudo online é rápido e objetivo!

Como atualmente estou trabalhando em um projeto que mistura legado com codigo novo, muitas vezes não temos muito tempo para resolução de um problema. Por exemplo, tive que criar um robozinho para processar arquivos de log. Comecei fazendo em Java 8 mas não ficou muito performático! Como fiz o curso de Python do Alura, arrisquei a criar essa funcionalidade utilizando-o e no final os ganhos em performance foram notaveis.

Além do Python o mesmo aconteceu com o Redis. Ao terminar de fazer o curso no Alura, me deparei com um problema no sistema e resolvi utilizando o Redis.

Qual seu plano de crescimento para o próximo ano?

Vou me esforçar ao máximo para adquirir mais conhecimento técnico. Isso é fundamental para tomar decisões sobre qual melhor tecnologia utilizar no projeto alem de definir pontos de falha e pontos que de atenção. 3. O que você sugere para alguém que quer se tornar um aluno de destaque como você?

_Estudar deve ser como uma religião: seja fiel a ela a recompensa virá com certeza!

Estudar, participar de foruns, estudar, ajudar outros alunos ou companheiros de TI, estudar, participar de projetos OpenSource, estudar, estudar..._

E ai, gostou da história do Cristiano? Também tem uma história bacana pra contar pra gente?

Você pode ver cursos das várias tecnologias que o Cristiano citou aqui na Alura :)

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Programação