Entenda a importância da educação a distância!

Entenda a importância da educação a distância!

Porém, para conseguir evoluir na sua área é fundamental investir em capacitação e se manter atualizado para atender as demandas do mercado de trabalho. Essa recomendação é válida, especialmente, para quem atua com tecnologia.

Esse setor está em constante evolução e acompanhar essas transformações é obrigatório para oferecer um bom trabalho e conseguir as melhores oportunidades.

Para atingir a qualificação necessária, podemos destacar a importância da educação a distância, que é um meio para adquirir conhecimento por cursos feitos pela internet.

Essa é uma proposta arrojada, que tem métodos avançados, alta tecnologia envolvida e muito conteúdo de qualidade. Cada vez mais pessoas aderem ao EAD para fazer cursos com objetivo de atualizar e aprimorar seus conhecimentos em áreas como programação, design e UX.

Ficou curioso para saber mais? A seguir contamos todos os motivos pelos quais você deve investir em um curso a distância!

1. É um modelo inovador e democrático

Imagine a possibilidade de acompanhar uma aula um dia no seu quarto, no outro em uma biblioteca e no outro durante um intervalo no trabalho? Incrível, não é? E é isso o que os cursos a distância favorecem: a mobilidade e a flexibilidade para acompanhar o conteúdo.

Essas características tornam esse modelo inovador para transmitir conteúdo e conhecimento. Além disso, contribui para uma maior democratização do acesso à educação.

Isso porque, existem profissionais que desejam aprender e se atualizar, mas que moram em regiões onde não há instituições de ensino com boa qualidade ou mesmo com variedade de cursos. Assim, a educação a distância apresenta-se como a melhor solução para adquirir conhecimento e capacitação para atender as demandas do mercado de trabalho.

Por esse motivo o ensino a distância é inovador, pois se vale de alta tecnologia para produzir e distribuir conteúdo, que exige apenas conexão à internet para que o aluno usufrua do conteúdo.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Trabalha a autonomia e a responsabilidade do estudante

Outra vantagem de fazer um curso a distância é o desenvolvimento de duas habilidades muito valorizadas por gestores e empresas: a autonomia e a responsabilidade. Esse aperfeiçoamento se dá pelas características do próprio sistema de ensino.

No EAD quem dita o ritmo de estudos, ou seja, quem escolhe os horários para acompanhar as aulas ou decide a frequência é o próprio estudante. Com isso, terá que desenvolver sua capacidade de tomar decisões por conta própria, uma vez que não há lista de chamadas.

Além disso, se não houver dedicação durante o período estipulado, o curso vai expirar e assim o estudante não poderá concluí-lo. Um curso a distância exigirá grande responsabilidade para não acumular materiais e aulas ou perder provas. Ou seja, o estudante amadurecerá muito nesse processo, algo que impactará positivamente na sua carreira e dia a dia no trabalho.

3. Favorece a conciliação entre trabalho e estudo

Você trabalha e estuda? Então, tenha muita atenção a esse tópico! Se estiver no começo de carreira, é bem provável que ainda esteja na graduação. Mas, mesmo aqueles que já têm alguns anos de estrada, também vivem essa rotina dupla, em busca de mais conhecimento.

Vamos falar a verdade, conciliar as duas obrigações de forma produtiva, às vezes, pode ser bem complicado. Por exemplo, quando precisa se deslocar até a escola para estudar, mas também necessita fazer hora extra no trabalho. E aí, como faz?  Nesse caso, o desempenho em um deles vai ser prejudicado.

Esse é mais um ponto em que a importância da educação a distância se destaca, pois, a possibilidade de estudar em horários, locais e dias determinados pelo próprio aluno permite que ele escolha os momentos em que está mais descansado e com mais disposição para acompanhar as aulas.

Assim, ganha-se em qualidade e produtividade em ambas áreas, devido ao estresse ser menor, além de ser menos cansativo.

4. Possibilita que o conteúdo seja acessado a qualquer momento

Sabe aquela história de perder o exemplo ou explicação que o professor passou? No EAD isso não existe. O conteúdo estará 24 horas por dia disponível no ambiente virtual.

No momento em que desejar acompanhar uma aula ou revisar algo, todo o material estará organizado para que você acesse quantas vezes precisar. Prático, não?

5. Ajuda a economizar tempo e dinheiro

Quem não gosta de economizar tempo e dinheiro, não é mesmo? Seguramente todos! Então, essa é outra vantagem dos cursos a distância. A economia financeira se dá devido as mensalidades que geralmente são mais em conta quando comparadas com as dos cursos presenciais.

Além disso, não há custos com transporte, estacionamento, lanches e outros gastos que normalmente temos quando precisamos nos deslocar para fora de casa.

Outra grande vantagem é não perder tempo parado em congestionamento ou dentro de ônibus cheios —algo que vamos combinar, é muito chato! Assim, ganha-se mais momentos com a família e amigos, que é o que todos desejam.

6. Permite interação em cursos online

Tem muita gente que fica com receio de cursos online por acreditar que não há interação entre alunos e professores. Esse é o seu caso? Temos uma  boa notícia, a realidade é bem diferente!

Primeiro, os alunos podem sim enviar suas dúvidas para os professores, existem maneiras de interagir com a turma e tudo isso acontece dentro da própria plataforma de estudos.

Outra forma é por meio de fórum de discussão, que acabam virando grandes comunidades para troca e compartilhamento de informações.

Além dessas, há outras maneiras de interação, como as redes sociais. É muito comum que as turmas criem grupos exclusivos para trocar ideias, dicas, dúvidas e também fazer amizades.

Então, pode ficar despreocupado, há muitas possibilidades de interação, que inclusive podem gerar grandes amizades fora da tela do computador!

7. É muito positivo para o profissional de TI

Os profissionais de TI precisam ter muita intimidade com o mundo digital. Isto é, saber lidar de forma fluída com programas, linguagens e internet.

Ao escolher estudar por meio da internet, o aluno consegue adquirir mais desenvoltura para lidar com ferramentas tecnológicas, ou seja, aprenderá em um ambiente similar àquele que vai desenvolver seu trabalho.

Fora isso, como a área de TI exige diversos tipos de atualizações e conhecimento, geralmente, os profissionais emendam um curso na sequência do outro. Isso demanda agilidade no método escolhido para estudar. Nesse quesito o ensino a distância é imbatível!

Veja outros artigos sobre Programação