Fazendo recortes na imagem com a Crop Tool no Photoshop

Fazendo recortes na imagem com a Crop Tool no Photoshop
nikolai.cinotti
nikolai.cinotti

Compartilhe

Imagem de destaque #cover

A Caelum Travel está fazendo uma campanha de um sorteio com alguns clientes para passar o fim de semana fora com tudo pago. E recebemos algumas fotos para editá-las. Vamos dar uma olhada em uma das imagens:

A qualidade está ótima, mas repare que a imagem está um pouco torta, os barcos e a linha do horizonte também estão tortos...

Agora dê uma olhada nesta outra imagem:

Observe que os barcos e o horizonte estão alinhados e a sensação parece bem melhor, não é mesmo?

Vamos descobrir juntos como podemos fazer isso passo a passo?

Utilizando a Crop Tool

Uma das opções que talvez você já tenha pensado, seria fazer um corte para melhorar o ângulo. Vamos começar por isso.

Temos uma ferramenta básica e ideal para o nosso caso, chamada de Crop Tool, na tradução Ferramenta de Corte. E é exatamente isso que ela faz, cortes na imagem! Então vamos usá-la!

Uma das opções que temos é, clicar no ícone da Crop Tool:

Ou simplesmente utilizar a tecla de atalho C:

Repare que ao selecionarmos a ferramenta aparecem alguns pontilhados em volta da imagem com algumas setinhas. Isto quer dizer que sua imagem está preparada para ser cortada.

Caso você dê um único clique na imagem sem querer e algo mude, como por exemplo a imagem abaixo:

Não se assuste! Esses quadrados são chamados de regra dos terços que é um dos métodos que os fotógrafos utilizam para obter melhores resultados ao tirar uma fotografia.

Certo! Agora para fazer o recorte, podemos clicar em alguma das laterais da imagem onde estão as setinhas pretas e arrastar para onde quisermos, um exemplo ficaria assim:

Pera lá! Não ficou muito bom esse recorte, não é mesmo? Ficou torto e esticado, não é bem assim que queremos...

Seguindo o nosso objetivo inicial, precisamos fazer com que o recorte se mantenha nas proporções e mostre todo o cenário.

Em outras palavras, para cancelar esse corte basta clicar em ESC e a imagem voltará ao estado padrão. Caso você tenha aplicado as alterações, bastar dar um CTRL + Z (Command Z no Mac):

Dica: Para mantermos as proporções da imagem na hora do recorte, podemos pressionar o SHIFT enquanto selecionamos a área para o recorte o recorte, dessa forma, a imagem irá se manter nas proporções.

Gostou do Resultado?

E agora? Como aplicamos essa alteração? Basta clicar na Check box no canto superior.

Então chegamos ao seguinte resultado:

Bom, esse não foi o resultado que esperávamos, certo? Afinal, a imagem ainda continua torta e está em uma posição diferente, e agora?

Se analisarmos um pouco mais, percebemos que precisamos de mais um passo, além de simplesmente fazer um corte, ou seja, rotacionar a imagem. Entretanto, precisamos desfazer a ação anterior, logo, vamos utilizar CTRL + Z (Command Z no Mac) novamente.

Mas por que precisamos desfazer a ação? pelo simples fato de que não é essa parte da imagem que foi pedida, o cliente gostaria de mostrar ambos os barcos e não apenas um. E como só fizemos um passo, utilizar o CTRL + Z (Command Z no Mac) é mais simples e prático.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Rotacionando a imagem

Um jeito simples para conseguirmos rotacionar a imagem é, ao invés de clicar dentro ou nas setinhas da borda de corte, podemos clicar fora da imagem e arrastar para direita ou para esquerda:

O photoshop como nosso amigo, mostra uma grade para nos ajudar no alinhamento.

Conseguimos chegar no resultado desejado, porém, nosso cliente pediu aumentarmos a proporção da tela e olhe o que aconteceu quando aumentamos:

Caso não se lembre, basta escolher o atalho C para a Crop tool e utilizar a setinha para aumentar.

Evitando a perda de informações em um corte de imagem

Como podemos evitar a perda de informações em uma imagem? Devemos ficar atentos em uma opção muito importante. Isso que irá acontecer se estivermos com a opção Delete Cropped Pixels (Deletar Pixels Cortados) ativada.

O que isso significa? Com a opção marcada o photoshop irá deletar todos os pixels que foram cortados e nós iremos perder essas informações.

Não conseguimos recuperar as informações das imagens. Se não fizer diferença para você, tudo bem. Mas o recomendável é manter a imagem original, afinal, caso você ou o cliente queira fazer futuras alterações que necessitam daquelas informações, podemos recuperá-las sem nenhum problema.

Então se desmarcarmos essa opção e tentarmos aumentar a imagem, podemos recuperar as informações.

Além de chegar no resultado desejado também podemos fazer futuras alterações sem se preocupar com perda de informações.

Para saber mais: aplicando máscaras

Vimos um caso simples que apenas uma rotação e recorte resolveria, mas para casos mais complexos podemos utilizar outras ferramentas, como a Mask, que nos possibilita fazermos trabalhos mais complexos, que você pode ver aqui

Conclusão

Aprendemos algumas funcionalidades da Crop tool: como recortar, rotacionar. Também descobrimos que podemos escolher entre manter ou não as informações após fazer o recorte.

Além disso, vimos que é bem fácil e prático utilizar essa ferramenta quando precisamos fazer algo simples como um recorte ou rotação.

Porém, um ponto negativo é que você não irá saber se contém alguma imagem oculta ali ou não. Ou seja, se outra pessoa for editar essa foto, dificilmente ela irá descobrir sozinha que há partes ocultas nessa imagem.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe com seus amigos, pode ser útil para eles também 🙂

Quer aprender mais sobre o photoshop? Temos diversos cursos na nossa plataforma da Alura como este de tratamento de imagens com Photoshop para iniciantes!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Youtube, e no Twitter.

Veja outros artigos sobre UX & Design