Design Thinking: inovação e criatividade

Design Thinking: inovação e criatividade
pri-sonnesso
pri-sonnesso

Compartilhe

Design thinking é uma série de métodos para abordar problemas da mesma forma como um designer costuma fazer seu trabalho.

É um ciclo de identificar algo que pode ser melhorado ou adaptado a partir de um problema, entender seu contexto, experimentar ideias e gerar uma solução que resolva o obstáculo, seja ele qual for.

Esse tipo de abordagem pode ser usado em qualquer momento da sua vida: no seu trabalho, claro, mas também nos estudos, no controle financeiro ou no planejamento de uma viagem.

O fluxo do design thinking é composto dos seguintes passos:

  • Descoberta
  • Interpretação
  • Ideação
  • Experimentação
  • Evolução

São com esses passos que criamos nosso curso de design thinking e detalhamos aqui:

1. Descoberta

O primeiro passo para inovar com design thinking é descobrir mais sobre um problema que você identificou anteriormente, seja por observação ou por ter sentido na pele.

  • Falta tempo para estudar?
  • Eu preciso de uma forma melhor para gerir meu material de estudo?

A maioria das ideias inovadoras surge de necessidades rotineiras de pessoas atentas e criativas.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Interpretação

Depois de entendido melhor e identificado todos os aspectos que circundam e motivam o problema, é preciso interpretar e compreender esses dados. Aqui, é importante a empatia, conseguir se colocar no lugar de outras pessoas.

  • Muita gente enfrenta esse problema?
  • Alguém já o abordou de alguma forma?
  • Solucioná-lo vai realmente melhorar a minha vida e a de outras pessoas?

Colocar a questão em um contexto local e global ajuda a pensar em formas de resolvê-la.

3. Ideação

É hora de ter ideias. Aqui, vale tudo, o que vier à cabeça, desde que de forma ordenada e sempre com um foco na solução do problema (inclusive essa falta de objetivo claro é um problema que muitas empresas têm ao lidar com o começo do processo de design thinking).

O brainstorming é uma ferramenta poderosa porque te faz encontrar e associar ideias que a princípio não parecem ter relação, e é exatamente por isso que são inovadoras.

4. Experimentação

Do brainstorming, surgem as ideias mais promissoras É hora de agrupar as similares, combinar e confrontar ideias, para finalmente selecionar apenas as que atendam ao problema de fato e sejam viáveis diante seu tempo e recurso.

Selecionadas as mais promissoras, todas elas devem passar para a fase de experimentação e ser testadas no mundo real. É a hora de descobrir se alguma delas vai funcionar.

5. Evolução

Se você chegou a este passo ao inovar, parabéns! Você identificou um problema, interpretou, teve ideias, experimentou e chegou a uma solução mais apropriada!

Ou talvez não. Talvez a solução não seja possível no momento, mas ao passar por esse processo você está um degrau acima do que estava antes para alcançar uma inovação.

Outra característica importante do design thinking é nunca parar. A criatividade é motor que não pode esfriar, e nenhuma solução é perfeita. É hora de voltar ao problema e ver como evoluir a ideia. Mãos à obra!

Processo de criação e invenção

Em algum momento da história, entre a Renascença e a Revolução Industrial, criou-se uma imagem supervalorizada do "inventor", uma pessoa especial que tinha o dom raro de criar coisas novas.

Você conhece o estereótipo: cabelos desgrenhados, fala sozinho, grita “Eureca!”. O que aconteceu foi que o rótulo de pessoa especial acabou desincentivando muitas outras que achavam não ter o que era preciso para ser criativas.

Essa visão estigmatizada finalmente está perdendo força. Qualquer pessoa pode ser criativa. E deve ser! O design thinking é uma consequência disso, de pessoas buscando incorporar inovação e criatividade em suas vidas.

Independentemente da forma como você faça isso, esta é a dica: viver criando e criar vivendo.

Para ser criativa, uma pessoa não precisa de talento divino ou uma certa personalidade, mas saber identificar problemas e encontrar soluções em qualquer lugar, a qualquer hora.

Práticas no Design Thinking

Misture as referências

Podemos dizer que aqui está a base da inovação. A criatividade vem da habilidade de pegar referências distintas e combiná-las de um jeito que ninguém pensou ainda, mas que resolve o problema em questão.

Então, não tenha medo de misturar as coisas. Deixe os preceitos e os preconceitos de lado e treine seu cérebro para fazer associações livres de tudo o que encontra pela frente.

Abrace todas as ideias

Sim, é para abraçar mesmo! Proteja as suas ideias e não desista delas facilmente. No momento certo, você vai saber se ela é viável ou não, mas, no começo, apenas deixe que ela amadureça em sua cabeça.

Quantas ideias boas não foram perdidas por serem abandonadas antes da hora? É melhor nem pensar nessa conta.

Mapeie as ideias

É por isso que, não importa a ideia, trabalhe nela. Inovação e criatividade vêm da persistência.

Se alguma se mostrou promissora, mapeie o que é preciso para experimentá-la, como ela vai funcionar, pontos positivos e negativos. Por menor que seja o problema que você quer resolver, é importante encontrar a solução mais adequada e eficiente.

Teste todas as ideias

Não tenha medo de errar! Se a solução é viável ou não, você só vai saber testando. Ponha as melhores ideias em prática, repita os testes e tente de outras formas.

Boa parte do processo criativo e do design thinking tem a ver com evolução. Experimentar é a melhor forma de encontrar os pontos fracos da sua ideia e consertá-los.

A era dos grandes inventores já passou há muito tempo. A humanidade vem evoluindo de forma tão rápida porque cada pessoa pode ser uma fonte de inovação e criatividade.

Veja outros artigos sobre UX & Design