jQuery 3.0 Final é lançado

(Última atualização em: 21 de junho de 2016)

A versão 3.0 da biblioteca Javascript mais popular do mundo foi lançada!

O pessoal estava trabalhando nesta versão desde o fim de 2014. Os desenvolvedores dizem que esta versão é mais rápida do que a anterior e que ela foi desenvolvida com retrocompatibilidade em mente – ou seja, o que você já usava na antes continuará funcionando.

Vários workarounds(também conhecidos como gambiarras) feitas especificamente para as versões mais antigas do IE foram removidas e a biblioteca agora utiliza recursos das APIs mais modernas onde faz sentido.

A ideia é que atualizem as versões anteriores caso hajam correções críticas a serem feitas, mas elas não vão ganhar mais novas funcionalidades. A versão 3 é o futuro do jQuery.

Você pode pegar baixar a versão mais nova aqui: https://code.jquery.com/jquery-3.0.0.js
Versão minificada: https://code.jquery.com/jquery-3.0.0.min.js

E pode ler muito mais detalhes do que mudou e tem de novo aqui.

Ainda não manja de jQuery? Temos um curso especial para você na Alura 🙂

Desenvolvedor e criador de conteúdo no grupo Caelum. Host do Alura Live. Sempre aprendendo coisas novas e passando o conhecimento adiante.

  • dese

    Parabéns para o autor do post e a equipe do jquery. Atualizei a versão e tudo continuou funcionando perfeitamente, pelo menos até onde testei nos navegadores mais importantes atualmente. Enquanto isso, quem trabalha com Angular só tem prejuízo com quebra de compatibilidade. Frameworks prendem muito, biblioteca é mais sob controle.

Próximo ArtigoImportando classes no Java