Melhorando a capa de um canal no Youtube

(Last Updated On: 6 de novembro de 2017)

A Alura decidiu criar um canal no youtube para expandir o seu público. O canal foi criado e esta é a aparência atual:

O próprio Youtube já nos oferece algumas opções para adicionar mais informações.

Este é o visual padrão que o Youtube define para toda conta nova criada. Ou seja, não diz nada sobre do que se trata o canal.

Então, como podemos nos diferenciar dentre os canais com temas semelhantes ao nosso?

O que podemos fazer, primeiramente, seria colocar um avatar e criar a capa (alguns chamam de banner) antes de começar a publicar os vídeos.

Pensando nisso, chegamos neste visual para a capa e o avatar da Alura:

Olhando para este resultado, será que conseguimos transmitir bem a ideia do que se trata nosso canal? Você, como provavelmente já conhece a Alura, sabe que a capa não tem nada a ver, certo?

E como poderíamos deixar nosso canal em uma ideia mais parecida com o que encontramos no site e nas redes sociais da Alura?

O mesmo design em vários lugares

Quando temos um perfil de uma empresa ou um negócio em várias redes sociais, o mais comum é encontrarmos o mesmo visual em todas elas, para facilitar o reconhecimento.

Entendendo isso, a ideia é padronizar também o canal se baseando no perfil das outras rede sociais que a Alura já possui.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos utilizar os elementos da identidade visual, adaptados para este contexto do YouTube.

Avaliando nosso site, estes são alguns pontos e camadas que podemos reutilizar para o nosso canal:

  • A camada de prédios cinzas mais a fundo.
  • A camada da ponte um pouco opaca.
  • E a ultima camada mais visível dos prédios, árvores e grama.

Beleza, já identificamos os elementos, agora só falta montar a capa e o avatar! Mas como adaptar isso para o YouTube? Em quais soluções para a capa da Alura podemos chegar conhecendo esses padrões? Um dos resultados possíveis foi este:

Este resultado faz a união dos elementos comuns escolhidos entres o site e os perfis sociais já existentes da Alura.

E como conseguimos descobrir o tamanho ideal para essa capa? Temos que criar várias imagens (de diferentes tamanhos) para cada aparelho existente?

Será que existe alguma medida padrão que funcione bem para os diversos tamanhos de tela? Seja pelo computador, celular, tablet, etc.

Os padrões de medida do YouTube

No intuito de conseguir redimensionar de acordo com o necessário (seja celular, desktop, etc), o Youtube determinou alguns padrões que auxiliam nesse processo:

Estes são os padrões de medidas que o YouTube estipula. Mas afinal, em qual tamanho devemos criar nosso arquivo para a capa?

Fazer a arte com base em um tamanho maior que a área principal, por exemplo, corremos o risco de cortar alguma informação que não gostaríamos, caso o usuário utilize um tamanho menor. Observe essa imagem em tamanho completo de 2560×1440:

Vamos utilizar ela na capa para ver o que acontece?

O próprio Youtube já nos mostra como a nossa imagem irá ficar em outros tamanhos de aparelhos. E podemos notar que, tanto no desktop como no celular, perdemos informações importantes por utilizar a capa no seu tamanho total.

Para evitar que haja perda de qualidade na imagem, o arquivo deve ter no mínimo 2560 x 1440 pixels. Caso seja menor, o Youtube automaticamente te impede de enviar o arquivo e te avisa que está muito pequeno:

Como vamos utilizar apenas o tamanho mínimo e\ou recomendável, o restante do arquivo em branco será utilizado para poder se auto redimensionar e alcançar o tamanho de desktop máximo e TV quando necessário.

Então vamos utilizar o tamanho correto agora:

Note que agora utilizando o tamanho correto, conseguimos ver as informações mais importantes em todas as plataformas:

Você deve ter se perguntado, por que não fazer no maior tamanho? Atualmente são poucos usuários do Youtube que utilizam telas muito grandes.

Para isso temos estes padrões, visando que tanto o usuário com a tela pequena quanto o usuário da tela grande, consigam ver toda a imagem principal e evitando o risco de cortar alguma informação importante.

O padrão mais utilizado para desktop e mobile é o tamanho de 1546 x 1440 pixels para mostrar as informações principais. Mas não esqueça que o tamanho do arquivo todo precisa ser o de no mínimo 2560×1440.

Descobrimos diversos padrões para usarmos na nossa própria capa. Mas por que será que tudo isso é tão importante para a criação de um bom canal no Youtube?

Por que o apelo visual no Youtube é importante

Ao acessar o canal Nostalgia do Youtube, temos a seguinte situação:

Conseguimos notar que toda a identidade visual utiliza os padrões que aprendemos. O canal trata de coisas nostálgicas, desde desenhos, jogos, programas de tv, história etc. De pessoas que viveram a “época” em que não havia internet ou não era tão popular ainda.

Se referindo à um canal no Youtube, a sua capa (arte ou banner) é um dos principais lugares para fazer uma declaração sobre você e sua marca ou empresa.

Se um usuário entrar pela primeira vez no seu canal e não conseguir entender do que se trata, é bem provável que perca o interesse em assistir algum vídeo seu.

Será que também há um padrão para a criação de capas de acordo com o seu gênero?

O que fazem por aí

Um dos exemplos que podemos utilizar é o da própria Alura:

Reutilizando alguns elementos que também estão em outras rede sociais, tanto o logotipo na capa quanto uma referência do logo no avatar.

Outro exemplo é do canal de games GameplayRJ:

“Há também outros canais para referência como: League of Legends, Mega Curioso, NikolaiC, Fatos Desconhecidos, entre outros”

Note que a capa contém o logo e os jogos que mais aparecem ou apareceram no canal. Sendo assim, o usuário que entrar irá reconhecer do que se trata.

Ou ainda, se o seu negócio é composto apenas por você, podemos utilizar uma foto de rosto-corpo no avatar (de boa qualidade) e na capa com algum fundo que você acha bonito dando o foco a foto (e talvez até algum texto com a frequência em que você posta).

Há diversas outras formas para se criar uma capa, vai muito de cada contexto ou necessidade. 🙂

Resumindo…

Apesar de não existir nenhuma regra de fato para criar capas e avatares, temos algumas orientações e padrões importante para considerar quando estamos desenvolvendo nosso canal no Youtube.

O limite é sua criatividade! Há diversas formas para se fazer. O importante é manter a coesão com a sua identidade e o conteúdo.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe com seus amigos, pode ser útil para eles também 🙂

Quer aprender mais sobre as diversas áreas e possibilidades de Design? Temos um conjunto de cursos (carreiras) na Alura que podem te dar uma ampla visão sobre o assunto!

FIQUE POR DENTRO

Gamer, pseudo-youtuber, aprendiz eterno. Amante da tecnologia. A procura de projetos para aperfeiçoar experiência prática. youtube.com/NikolaiC

Próximo ArtigoUm panorama sobre o design da Apple — O design que mudou os padrões de consumo