O caso da ITA Júnior: Empresas juniors que estão sempre aprendendo

Conhece a ITA Júnior? Não? De uma forma resumida, é uma empresa formada apenas por alunos do ITA. Bacana, né? Mais ainda, esses mesmos alunos também são nossos!

Aproveitando essa parceria, tivemos uma conversa com a Ulli Olivetti (colaboradora da ITA Júnior) que topou fazer uma entrevista conosco falando um pouco sobre como é trabalhar na ITA Júnior e compartilhando os seus desafios do dia a dia.

Curioso para saber mais sobre a nossa conversa? Então acompanhe e descubra:

O que faz o ITA Júnior?

A ITA Júnior é uma empresa formada unicamente por alunos do ITA. Nosso principal objetivo é desenvolver o estudante por meio da vivência empresarial e da execução de projetos vendidos ao mercado. Ao mesmo tempo, incentivamos o empreendedorismo na região.

Isso porque nossos projetos têm custo mais baixo, dado que possuem tributação menor, sendo voltados, principalmente, para micro e pequenas empresas que não teriam condições de obter um serviço de consultoria sênior.

Hoje em dia, fazemos projetos em TI e em otimização. Basicamente, podemos fazer desde o site da sua empresa ou a plataforma web que nosso cliente sempre sonhou, até a análise de como melhorar o seu negócio e otimizar seus processos para diminuir desperdícios.

Como você começou a participar da empresa?

Assim que entrei para a faculdade, fiquei sabendo da ITA Júnior e da oportunidade que eu teria de desenvolver habilidades interpessoais e de entrar em contato com o mercado, sem me afastar da engenharia!

Sempre fui uma pessoa tímida, então essa ideia me atraiu muito. Fiz o processo seletivo e consegui entrar no início de 2016. Na época, não poderia imaginar o quanto aprenderia na empresa e o quanto a ITA Júnior me amadureceria como pessoa.

Quais as tecnologias que vocês usam mais atualmente?

Para os projetos de web, utilizamos muito HTML, CSS, jQuery, JavaScript, Angular e Node. Em otimização, usamos muito Excel, VBA, Access e conhecimentos de Lean. Grande parte da nossa capacitação vem da Alura.

Com a plataforma, conseguimos que nossos membros tenham o conhecimento e a segurança para executar os projetos de maneira contínua, sem que esse aprendizado se perca ao longo das gestões.

O que acham interessante na proposta da Alura?

Muita coisa (rs). Primeiro, o fato de ter cursos de diversos assuntos de qualidade garantida em um só lugar facilita muito o estudo.

Os instrutores também são muito bons e todos os vídeos são acompanhados de vários exercícios, o que permite que uma pessoa sem conhecimento nenhum no assunto se torne um bom profissional após concluir o curso.

Os cursos também estão sempre se atualizando, seguindo a tendência das linguagens de programação. Além disso tudo, a plataforma é super amigável e o atendimento ao cliente é excelente. Olhando para trás, adotar a Alura foi a decisão mais acertada que tomamos na ITA Júnior dos últimos tempos.

Vocês participam de eventos, fóruns e listas?

Sempre incentivamos nossos membros a participarem de tudo que a Alura oferece. Os tópicos são sempre bem interessantes para nossos projetos e os fóruns são uma ótima maneira de tirar dúvida rápido, já que o suporte é bem ágil.

Acreditamos que devemos aproveitar tudo que é oferecido para ter uma capacitação completa.

Quais são os maiores desafios do dia a dia?

A ITA Júnior compartilha de muitos desafios comuns das empresas juniores. Hoje em dia, a gente tem certa dificuldade para fazer os empresários da região nos conhecerem.

Queremos atingir mais pessoas e fazer mais projetos, para conseguir impactar mais o mercado e ajudar mais empresas a crescerem. Mas ainda não conseguimos encontrar a melhor forma de atingir nosso público.

Aproveitando a Ulli compartilhou conosco algumas fotos da equipe! Veja só:

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aí, o que achou da ITA Júnior e a nossa parceria? Compartilhe conosco nos comentários.

Fique por dentro

(Última atualização em: 23 de junho de 2017)

Content Editor at Alura and Software Developer

  • Juliana Baraúna

    Olivetti, melhor VP! #VoaITAJr

Próximo ArtigoComo fazer um perfil de alta qualidade no Linkedin e atrair mais trabalhos?