O caso da ITA Júnior: Empresas juniors que estão sempre aprendendo

O caso da ITA Júnior: Empresas juniors que estão sempre aprendendo

Aproveitando essa parceria, tivemos uma conversa com a Ulli Olivetti (colaboradora da ITA Júnior) que topou fazer uma entrevista conosco falando um pouco sobre como é trabalhar na ITA Júnior e compartilhando os seus desafios do dia a dia.

Curioso para saber mais sobre a nossa conversa? Então acompanhe e descubra:

O que faz o ITA Júnior?

A ITA Júnior é uma empresa formada unicamente por alunos do ITA. Nosso principal objetivo é desenvolver o estudante por meio da vivência empresarial e da execução de projetos vendidos ao mercado. Ao mesmo tempo, incentivamos o empreendedorismo na região. Isso porque nossos projetos têm custo mais baixo, dado que possuem tributação menor, sendo voltados, principalmente, para micro e pequenas empresas que não teriam condições de obter um serviço de consultoria sênior. Hoje em dia, fazemos projetos em TI e em otimização. Basicamente, podemos fazer desde o site da sua empresa ou a plataforma web que nosso cliente sempre sonhou, até a análise de como melhorar o seu negócio e otimizar seus processos para diminuir desperdícios.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Como você começou a participar da empresa?

Assim que entrei para a faculdade, fiquei sabendo da ITA Júnior e da oportunidade que eu teria de desenvolver habilidades interpessoais e de entrar em contato com o mercado, sem me afastar da engenharia! Sempre fui uma pessoa tímida, então essa ideia me atraiu muito. Fiz o processo seletivo e consegui entrar no início de 2016. Na época, não poderia imaginar o quanto aprenderia na empresa e o quanto a ITA Júnior me amadureceria como pessoa.

Quais as tecnologias que vocês usam mais atualmente?

Para os projetos de web, utilizamos muito HTML, CSS, jQuery, JavaScript, Angular e Node. Em otimização, usamos muito Excel, VBA, Access e conhecimentos de Lean. Grande parte da nossa capacitação vem da Alura. Com a plataforma, conseguimos que nossos membros tenham o conhecimento e a segurança para executar os projetos de maneira contínua, sem que esse aprendizado se perca ao longo das gestões.

O que acham interessante na proposta da Alura?

Muita coisa (rs). Primeiro, o fato de ter cursos de diversos assuntos de qualidade garantida em um só lugar facilita muito o estudo. Os instrutores também são muito bons e todos os vídeos são acompanhados de vários exercícios, o que permite que uma pessoa sem conhecimento nenhum no assunto se torne um bom profissional após concluir o curso. Os cursos também estão sempre se atualizando, seguindo a tendência das linguagens de programação. Além disso tudo, a plataforma é super amigável e o atendimento ao cliente é excelente. Olhando para trás, adotar a Alura foi a decisão mais acertada que tomamos na ITA Júnior dos últimos tempos.

Vocês participam de eventos, fóruns e listas?

Sempre incentivamos nossos membros a participarem de tudo que a Alura oferece. Os tópicos são sempre bem interessantes para nossos projetos e os fóruns são uma ótima maneira de tirar dúvida rápido, já que o suporte é bem ágil. Acreditamos que devemos aproveitar tudo que é oferecido para ter uma capacitação completa.

Quais são os maiores desafios do dia a dia?

A ITA Júnior compartilha de muitos desafios comuns das empresas juniores. Hoje em dia, a gente tem certa dificuldade para fazer os empresários da região nos conhecerem. Queremos atingir mais pessoas e fazer mais projetos, para conseguir impactar mais o mercado e ajudar mais empresas a crescerem. Mas ainda não conseguimos encontrar a melhor forma de atingir nosso público.

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão