caderno e dispositivos na mesa

O dia a dia de um profissional que aprende: o calendário de estudo

(Última atualização em: 10 de julho de 2017)

Esses dias têm sido corridos demais… já passou por isso? Sensação de que faltou tempo para estudar o que eu queria, e para praticar o que eu precisava.

Às vezes tenho a ilusão de que é um dia da minha vida que fez a diferença na minha carreira. Que um dia bem estudado vai permitir um grande novo salto.

Mas, paro pra pensar… hoje não consegui estudar nada… tudo bem… eu tenho mais um ano inteiro pela frente para estudar quase todos os dias, crescer quase todos os dias.

A técnica de estudo

Em vez de estudar muito durante um único dia, prefiro estudar um pouco quase todos os dias. Espaçar e repetir é uma técnica comprovada de estudo e crescimento profissional. Mas como estudar quase todo dia sendo que quase sempre “falta tempo”?

Todo ano compro um calendário, aquelas agendas de papelaria mesmo, em que anoto o que estudarei cada um dos dias. Tenho sempre um mês à frente anotadinho, dia a dia, o que estudarei em uma única hora que tenho em cada dia útil, cada dia algo diferente. Tem até nome esse tipo de estudo: interleaving.

A consistência é o que me faz crescer. Porém, para isso, preciso de uma oportunidade para estudar todos os dias. Preciso de muito conteúdo disponível para mim, e de um guia, de alguém que faça a curadoria do que devo e o que não devo estudar para não perder meu tempo.

Foi por isso que criei o Alura: tenho conteúdo de colegas instrutores o qual posso estudar. E existe a necessidade de estudar muito para eu criar meus cursos na plataforma. É por isso que gosto da Casa do Código: tenho livros curados pelo meu colega Adriano para estudar todos os dias no próximo ano.

Preparando o calendário de estudo

Queria fazer um convite para você… entre agora em um site de cursos como o Alura, ou em uma site de livros como a Casa do Código. Escreva o nome de 5 cursos ou livros, compre uma agenda e anote cada um em um dia da semana nas próximas 4 semanas.

Por exemplo, se hoje é segunda-feira, dia 4:


4, segunda - Curso 1 - Web Design com Photoshop
5, terça - Curso 2 - Certificação Java I
6, quarta - Curso 3 - Mail marketing
7, quinta - Livro 1 - Desenvolvendo para Android
8, sexta - Livro 2 - HTML 5 e CSS 3

11, segunda - Curso 1
12, terça - Curso 2
13, quarta - Curso 3
14, quinta - Livro 1
15, sexta - Livro 2

18, segunda - Curso 1
19, terça - Curso 2
20, quarta - Curso 3
21, quinta - Livro 1
22, sexta - Livro 2

25, segunda - Curso 1
26, terça - Curso 2
27, quarta - Curso 3
28, quinta - Livro 1
29, sexta - Livro 2

Seguindo as regras do calendário

Pronto. Todo dia útil, no mesmo horário, foque uma única hora para estudar aquilo que se comprometeu. Não precisa terminar hoje, afinal você terá semana que vem (spaced repetition) e, até lá, estará conectando outros assuntos também (interleaving), para não ficar viciado e com uma visão unilateral.

Não tenha dúvida também: todo dia você se pergunta “devo estudar A ou B?”. Já está escrito em sua agenda: é A, ponto final! Assim como eu, se tirar essas dúvidas do caminho, você senta e aproveita aquela uma hora estudando do começo ao fim.

Resultados obtidos

Em um mês você terá lido dois livros e estudado três cursos. Isso no seu primeiro mês, quando ainda não aplica outras técnicas que eu uso!

Está feito o meu convite, compre sua agenda agora mesmo, deixe ela na frente do seu monitor em sua casa, para não esquecer da uma hora diária.

Passe os próximos 12 meses estudando comigo e crescendo junto nas mais diversas áreas de programação e design, usando esta e outras técnicas que compartilharei.

E meu convite vai mais longe: daqui 12 meses, vamos ver o quanto aprendemos e onde chegamos, fico curioso para saber tanto o quanto você aprendeu como o que achou dessa experiência de foco de um ano de crescimento na carreira.

O que acha?

Sugestões de passos para agora mesmo:

  • Comprar uma agenda e deixar na frente do monitor
  • Separar uma hora por dia
  • Preencher o próximo mês
  • Me contar quando terminar o primeiro curso!

Como você deve ter percebido, o mais legal é que você consegue usar essa técnica para qualquer tipo de aprendizado. Seja por um curso online, como é o nosso caso aqui na Alura ou um dos nossos cursos presenciais na Caelum ou através de um livro, como os da Casa do Código. É só uma questão de se organizar.

E você, já começou a montar o seu calendário? Me conte aqui no comentário o que está aprendendo agora e o quais os seus próximos passos.

Tech Education Leader no Alura

  • Marquinhus Gonçalves (@marquinhusgonc)

    Demais a dica acho que eu precisava exatamente disso, eu geralmente começo algo e vou até o final fico bitolado porque quero ir para o próximo, acontece que depois de alguns dias se eu não apliquei no meu dia a dia esqueço tudo. Valeu !!!

    • Rodolpho Rodrigues

      Cara, exatamente como eu. E aí, pelo menos, bate aquela preguiça de rever o conteúdo por causa da falta de tempo rs.

  • Henrique Lopes

    Gostei das dicas e do método de estudo, vou começar a aplicá-los o mais rápido possível.

  • Já coloquei nos favoritos! Excelente dica Guilherme, valeu.

  • Régis Oliveira

    Gostei da dica, agora eu venço a procrastinação! 😀

  • Jefferson Assis

    Muito boa sua dica.
    Mas o problema e que as vezes comprar os livros e os cursos juntos fica muito caro para algumas pessoas.
    No meu caso vou tentar me dedicar ao máximo nos cursos da Alura, e tentar manter a mesma técnica como se fosse com os livros também. Sem mas delongas parabéns pelo bom profissional que você é continue ajudando as pessoas com seus conhecimentos, são bastante confiáveis e passa bastante segurança.

    • Bom dia Jefferson, faz sentido seu comentário. Nesse caso, se já é assinante do Alura, pode usar somente cursos, por exemplo. A regra não precisa ser como a minha, o importante é a constʼancia. Por exemplo, voce pode preferir fazer CURSO1, CURSO2, CURSO1, CURSO2, CURSO1. Ou revezar 3 cursos, ou 5 cursos. Use o que der certo para seu estudo.

      Muito obrigado pelo carinho e bons estudos!

  • Eduardo Jastre

    Eu gostei dessa idéia, vou comprar uma agenda 2016 essa semana, e programar meu avanço neste ano de 2016 !!! não esqueça de cobrar do pessoal em dezembro como foi.

    Abs

    • Oi Eduardo! Já comprou a agenda? Não deixa de comprar! 🙂

      Abraço!

  • Muito bom, faço faculdade e tenho uma dificuldade enorme em estudar. Vou tentar aplicar esse método. Espero conseguir e postar algo positivo aqui novamente. Parabéns pelas dicas.

  • Marcelo

    Gostei da técnica, no meu caso n estou trabalhando com desenvolvimento no momento então não teria como aplicar no dia a dia, mas ai fica a dúvida, apenas 1 vez por semana e sem está trabalhando diretamente na área ainda sim da pra evoluir mesmo utilizando dessa técnica ?

    • Bom dia Marcelo. Pessoalmente, tenho periodos de “altas” e “baixas”. As vezes tenho o ritmo de 5 até 7 vezes por semana estudar, as vezes 1 vez por semana. Não desanime no seu dia a dia, a consistência é que faz acumular a experiência com o passar do tempo. Se só tem uma vez por semana, pegue o ritmo de estudo (e prática em casa mesmo!) uma vez por semana. QUando sobrar um tempinho extra, estude ou pratique uma segunda vez.

  • Rohan

    Muito bom, parabéns!

  • jhonathan

    Ótimas dicas deveria ter mais sobre estudo ou motivacional =)

  • Fabrício

    Excelente método, vou aplicar na minha vida. Muito Obrigado por compartilhar.

  • Frederico Silva

    Muito bom, parabéns! Tentarei aplicar essas tecnicas!

  • Pati

    Ótima dica, vou utiliza-la.
    Fiquei curiosa se você já utilizou para estudar idiomas.

    • Bom dia Pati,

      Usei bastante tempo atrás com o coreano. Um dia lia livro, um dia gramatica, um dia os hanjas deles e voltava. Mas não usei por muito tempo, não consegui ficar no ritmo. Nunca usei para duas ou três linguas mas existem relatos na internet de pessoas que fazem isso sim.

  • Paulo Henrique

    Ótima ideia, vou começar a aplicar já, antes costumava estudar uma única coisa, e no meio do caminho geralmente ficava injuriado e deixava de lado, acho que agora vai dar certo, em breve passo aqui para dizer o meu resultado

  • Priscilla Caldeira

    Oi, professor Guilherme, boa noite. Eu tenho acesso ao Alura também! Vou seguir à risca as dicas.
    O que eu tenho um pouco de dificuldade é conseguir assistir os vídeos do Alura no ônibus (eu ainda preciso tirar a CNH, hahahahaha) e conseguir ficar sem codificar! Affffff! Tenho problema em apenas assistir e não codificar, acredito que seja por ansiedade, hahahaha! É complicado assistir os vídeos no celular ou tablet sem teclado! Abraço!

    • Bom dia Priscilla,

      Também não dirijo (mais), e também sou viciado em escrever. Mas minha sugestão é um pouco diferente. O celular tem uma tela pequena e em cursos onde temos bastante código e contexto forçava muito a minha vista e a minha coluna… resolvi no onibus e metro somente ler os textos de explicação. A maioria dos cursos do Alura possuem esses textos e são equivalentes ao vídeo… ai quando eu chego em casa eu assisto o vídeo em 1.5x de velocidade, pois já tenho uma noção melhor do que o professor vai falar.

      Programar em transito também não sei se recomendaria, uma vez que mesmo que fosse possível o ambiente do celular é diferente do mundo real. Quando abrimos o Eclipse temos um ambiente diferente do ambiente do celular, são outros problemas que acontecem no mundo real… então minha sugestão é se dedicar aos textos, o que acha?

      • Priscilla Caldeira

        Boa noite, prof. Guilherme. Eu vou me dedicar à leitura dos textos e segurar a ansiedade de codificar! Aí à noite com o teclado eu codifico com o vídeo mais rápido. Mais uma vez, obrigada!

    • marcelo

      Não veja somente por esse lado. Já tive a fase de ir trabalhar de carro e de ir de transporte público. O transporte público tem a vantagem de já ser um tempo em que ficamos “ociosos” e portanto, eu aproveitava para ler/ver material mais conceitual e teórico.

  • Michael Agui

    Muito boa a Ideia. Minha duvida é qual curso escolher. pensei nessas areas (JAVA, MOBILE , Design e Planejamento). Qual vc me indica estudar juntas? todas ou apenas algumas. Sou Assinante da Alura e super Indico.

    • Bom dia Michael

      Se está começando completamente do zero, sugiro começar com uma linguagem de programação (como os 3 cursos básicos de Java), html e css e depois java para web básico. Java básico, HTML e CSS você pode revezar facilmente com curso1, curso2, curso1, curso2 sim, não terá problema pois o conteúdo é isolado.

  • jhonathan

    Meu Cronograma fico assim o que acha

    Segunda: Java I: Primeiros Passos (Trilha Java)
    Terça: Java I: Primeiros Passos (Trilha Java)
    Quarta: Java I: Primeiros Passos (Trilha Java)
    Quinta: Lógica de Programação I: comece na carreira com JavaScript ( Trilha Primeiros Passos)
    Sexta: HTML5 E CSS3 I:Suas primeiras páginas da Web ( Trilha HTML e Front )
    Sabado: LIVRO: Java para Web + Revisão
    Domingo: LIVRO: Java Guia do Programador + Revisão

    Quero me tornar um ótimo programador java com certificações da oracle, mais atualmente estou trabalhando como webdesigner. Tenho mais 1 ano de faculdade provavelmente volto só em 2017 trabalhar com java mais minha paixão é java.

    • Oi Jhonathan,
      Minha sugestão é intercalar (interleaving), e evitar fazer um que tenha pré-requisito o outro (java => java web). Por fim, relaxa um dia 🙂 Deixa pelo menos um dia da semana para descansar… se estudar, melhor, mas não se estresse com esse dia.

      por exemplo:
      seg – java1
      ter – html5 e css3
      qua – java1
      qui – logica1
      sex – java1
      sab – livro1

  • Fábio Marquez

    Muito boa essas dicas! Vou por em prática já!!

    Poderia expôr as outras técnicas que você usa? 😀

  • Rafael Felipe

    Está nos entregando ouro 😉

  • Fernando da Costa Felício

    Muito obrigado pelas dicas.

    Vou aplicar a partir de hoje em diante.
    Fico sempre na dúvida e indeciso no que eu quero aprender, mas com essas dicas posso tentar aprender com mais facilidade.

    Obrigado mesmo pela ajuda.

  • Willian Medeiros

    Guilherme, excelente dica!
    Obrigado por compartilhar!
    Abraço!

  • Gustavo

    Guilherme bom dia,
    Achei bem interessante a técnica, mas devo confessar que me da um pouco de insegurança. Sabe aquela ideia de querer abraçar o mundo com as mãos ? Fico inseguro ao fato de estudar muitas coisas ao mesmo tempo e não conseguir me aprofundar em nenhuma delas.
    Estudo todos os dias e tento dividir minha semana em: Metade dela estudo uma língua e outra metade um determinado assunto sobre programação.

    • Com certeza Gustavo! Não vale a pena exagerar. Repare que para outras pessoas também sugeri se manter em 2 ou 3 elementos estudados, por exemplo. Não adianta querer pegar demais… ou até mesmo querer pegar 7 dias por semana… para se sentir desapontado. É melhor ficar feliz com o ritmo crescendo e continuar crescendo do que desanimar.

      • Gustavo

        Sem duvida guilherme, acredito que o controle de expectativa gerado é tão importante quanto o estudo em si. Não adianta querer ser um super profissional front end em um ano por exemplo, se você só dedica-se a estudar uma vez por semana. Precisa ter foco, saber o que se deseja e o retorno que obterá com o esforço depositado.

  • Pingback: A carreira de programador: qual curso fazer primeiro? | Blog do Alura()

  • Edson Martins

    Legal! Parabéns Guilherme, realmente isso funciona. Eu fiz um curso que fala exatamente o que você abordou. “Learning how to learn”.

    Um dia de descanso e noites bem dormidas são necessários.

    Tenho vários livros da casa do código e vou montar uma lista para priorizá-los, eu parei de ler todos para assistir este vídeo de como aprender a aprender, para então aprender de maneira eficiente.

    Suas dicas serão importantes para todos nós. Sem dúvida o ganho será absurdo.

    Abraços.

  • Pedro Lira

    Guilherme, muito obrigado pelas dicas.

    O meu problema está um pouco mais complicado. Pois, a alguns anos atrás, estudei bastante, no nível de ficar semanas sem dormir direito, não ter final de semana entre diversas outras coisas. Passei praticamente 3 anos sem ter final de semana fazendo cursos.

    Hoje sou graduado, tenho um bom emprego, com uma carga de trabalho muito boa. Tenho vontade de estudar, mas não tenho mais conseguido, creio que seja algum bloqueio, que quando começo a estudar, meu corpo não reage bem, por conta do tempo que estudei. Não sei mais o que fazer, pois tenho diversos livros da casa do código e tenho a assinatura master do alura, ainda assim não consigo estudar.

    Existe alguma dica quanto a isso? Sem ser procurar um psicólogo? kkkk

    Já fiz alguns cursos na Caelum aqui em Brasilia, tenho interesse em fazer um curso de arquitetura java por aqui… seria muito bom se conseguisse abrir este no período noturno ou final de semana, pois tem apenas no período da manhã, faz 2 anos que procuro e não consigo fazer.

    Obrigado.

    Att. Pedro Lira

    • Guilherme Silveira

      Bom dia Pedro,

      Não sou médico então não saberia dizer da parte do psicólogo hehe 🙂 Mas algumas técnicas de estudo eu aprendi com minha psicóloga… então vai saber né. Eu também tenho momentos extremos de estudo e depois momentos de pausa. Acho que tentar encontrar alguma maneira que fique natural o estudo para você. As vezes é ler um livro enquanto caminha no parque de fim de semana, ou no ônibus para o trabalho. Talvez ajude tentar colocar o estudo como atividade natural no meio do dia a dia ao invés de forçar um tempo dedicado?

      []s

  • Lucas

    Olá Guilherme! Ótima dica cara, sou seu fã de verdade, seu caráter e sua força de vontade me inspira muito!

    Só preciso de um conselho, sou aluno do Alura, fiz alguns cursos como c# do básico ao avançado e SOLID, html e css, javaScript, e se pegar pra fazer algo só de tudo que vi sei que não conseguiria, possuo um desejo enorme fixar tudo na cabeça como se fosse a língua portuguesa.

    Também tenho um certo conhecimento em Java, pois na faculdade é a linguagem que ensinam de acordo com a matéria (Ciência da Computação – final do 6º Semestre), e possuo um grande receio por estar quase no fim e não conhecer direito uma linguagem rs, estudo com o Alex um rapaz que está trabalhando com vocês a pouco tempo, ele que me indicou o Alura, também me espelho bastante nele, muito inteligente, competente e esforçado que já possui um grande conhecimento em programação.

    E outra, trabalho numa empresa de pequeno porte, onde estão crescendo e precisam de um site com algumas funcionalidades complexas , por exemplo, trabalhando com login e importação de arquivos para geração de dados variáveis em boletos, e no caso é uma oportunidade para me tornar um programador da empresa, mas preciso até fevereiro, aprender tudo necessário para criar este site com tal complexidade. O que você me aconselha, será que consigo?

    Um grande abraço, e obrigado mais uma vez!

  • Ricardo

    Obrigado Maurício! Muito útil a sua dica 🙂

  • Peres

    Parabéns Guilherme!

    Além da agenda, existe umas outras técnicas que dizem ajudar muito na hora do estudo.
    1 – Flashcards
    2 – Mapas Mentais
    3 – Técnica Pomodoro

    Já ouviu falar? O que acha delas?

  • João A.

    Olá Guilherme. Muito bacana sua metodologia. Seria bem interessante se ela virasse uma feature do próprio Alura, hein? rs

    No meu caso, tentei aplicar o próprio SCRUM para “gerir” meus turnos de estudo, o que vou estudar, fazer revisões do que foi bom e ruim etc.

    Obrigado

  • Bruno

    Gostei muito da dica, ja estava aplicando ela mas sem inserir os livros. Vou inseri-los também. Antes não sabia direito o por que de eu não estar aprendendo tão rápido. Quando cheguei a conclusão que me faltava planejamento foi ai que mudei tudo e realmente as coisas começaram a andar. Ótimo post.

  • Rodrigo

    Ola Guide Guilherme boa noite , gostei muito do seu artigo, ha tempo venho estudando programaçao, ja tenho alguns livro da casa do código, mas as vezes e tanto conteudo que fico meio perdido principalmente , que estou lendo tambem um livro do deitel, minha duvida é estudo java , mas ainda nao estudei javaEE por que, estou tentando tira certificação na linguagem, sou assinante da devmedia e no dia vinte assinarei a alura , pois olheis e tem um curso de certificação bem completo sem conta o de java8, ..

    Qual dica voce me daria pra incluir java web nessa lista ? ja tenho uma base de colletions, threads , sockets, generics , um pouco de jdbc ..

    Amanha mesmo vou compra esta agenda.

  • Parece uma bobagem, mas recebi o e-mail indicando esse blog por meia da casa do código, eu ao chegar aqui me deparo com umas dicas tão obvias, mas tão funcionais, sempre tive dificuldade pra me organizar para estudar, vou comprar uma agenda e seguir as dicas

    • Guilherme Silveira

      Que ótimo que esteja aproveitando Lucas!

  • Boa tarde!

    Dica muito valiosa, estou a alguns dias aplicando e realmente tenho ganhado muito desempenho em meus estudos.

    Estou usando o Trello para substituir a agenda e tem atendido minhas expectativas.

    Quem quiser pode dar uma olhada em: https://trello.com/b/dtW4BMj2

    Um forte abraço e muito obrigado pela dica.

    • Guilherme Silveira

      Muita boa sugestão Thiago!

    • Não consegui ver o quadro, Thiago…

    • Michael Aguiar

      podia compartilhar o seu quadro no trello, gostaria de uma luz para que possa me organizar.

  • Andre Lopes

    Achei muito bom a sua divisao !
    Gostaria de uma opiniao sobre como estou fazendo. Ttrabalho como designer digital a 7 anos, e pretendo mudar de area… Quero ir para web, sempre tive pavor de codigo mas agora nao tenho como fugir mais ! Comprei os cursos do Alura e tambem como material complemetar comprei alguns livros da casa do codigom acontece que nao disponho de muito tempo para estudar (aproximadamente 1 ou 2 horas por dia), gostaria de saber de voces se neste caso como sou totalmente iniciante em codigo (isto inclui HTML e CSS), se compenssa eu dividir os estudos desta maneira ? Oudevo primeiro estudar todos os dias html e css e depois partir para programaçao? Alem desta duvida gostaria de saber… que como meu tempo e limitado, quando devo praticar o que aprendi ? Tipo quando estudar Html e css na segunda e java na terça e diversas materias no decorrer da semana, quando treinar o que foi estudado na segunda ?

    Obrigado pelo topicom estou com duvidas em como melhor aproveitamento no estudo.

  • Pingback: O que será de mim quando terminar a faculdade? | joaolurato()

  • Pingback: O que será de mim quando terminar a faculdade? – Carreira Dev()

  • Mateus

    Poxa, achei muito da hora as dicas, o problema é que não consigo me decidir sobre o que estudar, em qual dia, Você tem alguma sugestão?

  • Diego Parente

    Guilherme,
    Conheci a pouco tempo o blog e estou adorando as suas dicas. São cruciais. Gostaria de saber sua opinião sobre estudar duas tecnologias de back-end ao mesmo tempo (JAVA e Ruby). Vale a pena fazer isso ou investir, no primeiro momento, em uma e depois na outra?

    Muito obrigado por compartilhar um pouco do teu conhecimento com a gente!!

    Abraço!

    • Tudo bem Diego?

      Sugiro focar em uma por vez. Pode entrelaçar entre um curso e outro, mas fazer dois cursos de linguagens distintas ao mesmo tempo acho que trará um pouco mais de confusão do que de ajuda!

      []

  • Fabrício Souto Cardoso

    Realmente as dicas são muito boas, mas o único tempo livre que tenho é na condução (4 horas do meu dia)… Com isso, a única coisa q dá para fazer é ler e olhe lá… Se pelo menos a Alura fizesse um app que permitisse assistir às vídeo aulas de forma offline, estilo deezer com as músicas, já ajudava muito!

    Um abraço.

  • Pingback: Blog da Alura: desenvolvimento, design e muita tecnologia – Como se tornar um desenvolvedor full-stack no próximo ano()

  • João Varrichio

    Beleza Guilherme.. dicas valiosas…sou aluno do Alura quase 1 ano. Deixa-me perguntar:

    Tenho costume de começar um estudo e terminar. Por ex.: se começo algum
    estudo em Java, termino todas as lições e depois começo outra trilha por
    ex C#. Acabando todas as lições parto para PHP. Quando acabar essas 3
    por ex eu retorno em Java em outro nível e assim por diante.

    Pela sua experiência, o que voce acha deste método de estudo que faço?

    Abraço

    • Guilherme Silveira

      Bom dia João, o pessoal que estuda a ciência do aprendizado diz que Spaced Repetition e Interleaving são elementos que ajudam a fixar o conhecimento. Ao voltar ao assunto do java um tempo depois você reforça ele, que tudo indica ser importante. O interleaving que é intercalar parece que tem um intervalo bem grande, não sei dizer o quão negativo isso poderia ser. Sinceramente, se isso tem funcionado e você tem mantido ritmo, não me parece ser motivo para mudar 🙂

      []

      • João Varrichio

        Ótimo…obrigado Guilherme.. outra coisa que faço também é anotar em um cadernos partes da lição que estudo. Escrever ajuda a fixar. Estou muito motivado com os estudos no Alura. Valeu ..um forte abraço.

  • Ivanaldo Jr

    Bom dia Guilherme eu já faço parte do alura a quase 1 ano e estava focando na parte de php só que gostaria de me tornar um programador full-stack .. meu conhecimento ainda é pouco, mais já tenho uma vantagem de estagiar na area .. por favor te peço um cronograma de cursos para aprender essa profissão.

    Obrigado

    • Guilherme Silveira

      Bom dia Ivanaldo. O cronograma é bom ser criado e adaptado para encaixar com seu dia a dia. Encaixar o dia em uma rotina de estudo é mais dificil do que encaixar o estudo nos momentos que você tem tempo. Procure momentos do seu dia onde você pode estudar e tente encaixar. Para começar como full stack indico fazer as trilhas de html, css e js primeiro. Completada elas vá para o server side que te agradar (java, php, c# etc). Aí é só aprimorar na área que preferir.
      []s

  • André Papazoglu

    Dúvida:
    – em apenas um mês, 4 horas para cada curso é complicado finaliza-los em apenas um mês. Certo?
    – quando comentei no twitter, alguns recomendam focar em um curso e termina-lo, já tentou assim?
    – e começar vários e não terminar vários, me dá quase toque isso, hehe.

    A vantagem que sentem é de ter um leque muito maior de informação diversificada? Tipo saber resolver o mesmo dilema em várias linguagens?

    Ou por ser mais fácil enjoar de um tema só e parar de estudar?

    Complicado isso!

    • Guilherme Silveira

      É realmente complicado e não tem certo ou errado. O que parece é que é desperdício do seu tempo ficar pulando muito. Encontrar poucos cursos para acompanhar parece fazer sentido… pouco = 1, 2, 3… muito mais que isso parece ser desperdício no meu caso, vai de você encontrar o ótimo para você. Já fiz assim também de um único curso, acabo fazendo em geral entre 1 e 3 ao mesmo tempo.

  • Bom texto!

    Em 2016 foi o ano que mais estudei, fiz cursos, contribuí em projetos OSS e li livros. O que funcionou pra mim foi criar um Trello no modelo backlog/to do/doing/done. Não sei se o simples fato de ter visibilidade do que ia fazendo me estimulou a correr atrás, mas foi uma experiência boa – que já estou repetindo em 2017.

    • Guilherme Silveira

      Bom 2017, que venham várias conquistas de estudos!

    • Camila Cristina Rodrigues

      Boa dica usar o trello para fazer esse controle. Valeu

  • Yuri Menezes

    Prezados, essa abordagem é idêntica as que eu já usei e adaptei para estudar para concursos públicos, só que ao invés de anotar em uma agenda, eu adicionei em um sistema na web todas as informações sobre o que precisava estudar, entre outras coisas, e melhorei minha produtividade absurdamente, recebo notificações diárias sobre o que estudar no dia, minhas grades de estudo são formadas de acordo com peso e importância que pré determinei sobre os temas.

    https://app.tuctor.com/acesso/login.tuctor

    https://www.iestudos.com.br/

    Não estou fazendo propaganda nem recebo nada dos criadores.

  • Zelão Honorato

    Massa o texto.

    Parabéns.

    Eu utilizo o Google Calendar, que assim além de organizar na agenda eu seto dois alerta(E-mail e notificação), para não ter jeito de esquecer e fixar o compromisso.

    • Guilherme Silveira

      Boa Zelão!

  • Max

    A organização é tudo!
    Sem ela fica difícil de estudar.
    Na minha lista vou colocar um dia de descaço!
    Mas as vezes pinta aquela ansiedade de terminar o código e acabo estudando 7 dias, ai depois o desanimo, cansaço….
    Vou seguir as regras…

    • Guilherme Silveira

      Legal Max! Vai encontrando seu próprio caminho, parabéns!

  • Cristian Mendes Firmino

    Fantástico Guilherme, aliás seus cursos no Alura são os melhores pra mim. Estou saindo de uma carreira onde trabalho muito com Excel, Qlikview e agora R é querendo ir pra área de programação. Comecei Java, PHP, entre outros , achei que estava perdendo tempo. Mas agora escolhi 1 tecnologia pra dominar que é o javascript, NodeJs etc. Eu amo estudar em casa, todos os dias ou estudo pelo Alura ou YouTube ou pelo Datacamp. Agora estou estudando muito no NodeJs e no R.

    Quando crescer quero ser como vc kkkk

    Aliás parabéns pelo seus cursos.

    • Guilherme Silveira

      Parabens Cristian! Muito bom ver sua dedicação!

  • Pingback: Carreira em Tecnologia – Hipsters #31 | Hipsters Ponto Tech()

  • Pingback: Carreira em Tecnologia – Hipsters #31 – Podflix - Hipsters Ponto Tech - Podcast()

  • Guto Franco

    No final de 2016, quando comecei a fazer parte do Alura, estava meio perdido quanto a como estudar, já que a gama de cursos é muito extensa. Conclui 1 ou 2 cursos antes de iniciar 2017. Já nesse ano de 2017, após ler esse post, consegui montar um plano de estudo, e de janeiro ate esse mês, já consegui finalizar ao todo, 6 cursos. Minha dica pra quem está querendo montar um plano legal é escolher uma “carreira” pra seguir dentro do Alura. Eu por exemplo, estou terminando minha faculdade de SI, e como estou querendo desenvolver uma aplicação web foquei em duas carreiras, no caso Carreira Iniciante Back-End e na carreira Desenvolvedor Front-End e pra sair um pouco dessa linha, resolvi me aventurar na carreira de Engenheiro DeveOps. De acordo com minha disponibilidade, eu montei meu cronograma no Trello e defino metas de quanto tempo tenho pra terminar cada curso da “carreira”. Agradeço a essa plataforma pelos cursos e aprendizado que tenho obtido.

    • Guilherme Silveira

      Que ótimo Guto parabéns e bons estudos!

  • Tiago Oliveira

    Pessoal, estou estudando da seguinte maneira: primeiro dia Php, segundo dia Sql, e o terceiro dia JS. Faço isso de segunda a segunda, 2 horas por dia, no fim de semana estudo umas horas a mais. Estou aprendendo, mas eu gosto focar mais tempo em uma determinada materia, estava pensando em estudar uma materia por semana. Uma semana de Php, outra Sql, e outra JS, e recomeçar o ciclo outra vez. O vocês acham, alguem aqui ja estudou assim?

    • Bryan Budelon

      Olá, Tiago.
      Eu não recomendaria esse modo. Fazendo dessa forma, ficaria muito sem estudar até que o ciclo se repetisse. Acredito dificultaria mais.

  • Richelly Italo

    Vou iniciar hoje (8 de fevereiro), dia 26 de março de 2017, volto a comentar o resultado.

    Reforçando o conteúdo, Hipsters #31
    http://hipsters.tech/carreira-em-tecnologia-hipsters-31/

    Abraço Guilherme!

    • Guilherme Silveira

      Bons estudos Richelly!

    • Richelly Italo

      Nesse período de estudos, ainda estou pegando o jeito da coisa, pois surgem muitos imprevistos, mas já deu uma melhorada nos estudos.
      Só preciso mesmo determinar o tempo a se dedicar por dia para trabalhar bem nesses imprevistos.

  • Deyve Machado

    Boa dica. Eu tenho usado o Trello para organizar minha agenda. Tem me ajudado muito nos estudos.

    • Guilherme Silveira

      Boa Deyve, bons estudos!

  • André Vieira

    eu tenho feito um curso por vez e todos eu procuro pesquisar e ler bastante sobre o todo o conteúdo que está sendo passado, em momentos onde posso ouvir música eu troquei por podcasts de tecnologia por exemplo o hipsters, isso está trazendo uma visão mais ampla pra mim como ambiente de trabalho, tendencias, tecnologias etc… todo o foco e disciplina que estou tendo está me trazendo resultados super positivos.

    • Guilherme Silveira

      Parabens André e muito sucesso na carreira!

  • Vinicius Silva

    Cara, ótimo.

    Eu comecei a fazer isso com livros e jogos que tenho parados há muito tempo e que me deixavam desgostoso comigo mesmo por não conseguir realizar atividades simples e que adoro, ler e jogar.

    Tenho lido entre 10-20 páginas de um livro por dia (7 livros diferentes na semana) e jogando um jogo por dia (7 jogos por semana). Com isso, tenho me sentido melhor comigo mesmo e tenho conseguido me empenhar em outras atividades, justamente por estar me sentindo bem.

    Contudo, estender essa prática para os estudos não tinha me vindo a mente ainda. Com certeza vou aplicá-la, não só com o conteúdo referente a Alura, mas para o conteúdo da faculdade também.

    • Guilherme Silveira

      Que ótima ideia Vinicius. Vou tentar usar mais com outras coisas também. Variabilidade 🙂

  • Michael Aguiar

    Alguém tem algum Quadro no trello, que possa compartilhar. Não estou conseguindo me organizar.

    • Guilherme Silveira

      Bom dia Michael, voce pode usa rum quadro simples para começar: cursos a estudar, estudando, finalizado.

  • Durval Nascimento

    Excelente dica!!!
    Exatamente o que faço, mas ainda preciso verificar melhor o que devo e não devo aprender para ser mais objetivo e não gastar tempo demais com assuntos de menos importância.

  • Pingback: Como otimizar o aprendizado durante a faculdade - Blog da Alura: desenvolvimento, design e muita tecnologia()

  • Nilson Junior

    Fechou! Vou seguir esta dica/técnica e vou começar hoje. Nada de começar no mês que vem ou na segunda. Quinta, véspera de feriado! Não tem como dar errado. 😀

  • Sérgio Henrique Lopes de Morai

    muito bom

  • Luan Lima

    Parabéns Guilherme Silveira pelo ótimo texto, essa técnica parece ser muito boa mesmo, e vou utilizar dela!

  • Iago

    Bem objetivo, cara incrível!

  • Tiago Oliveira

    Essa tecnica realmente funciona? Alguém aqui, esta estudando dessa maneira, e poderia dar uma opinião? Não seria muito pouco tempo de estudo, 5 horas semanais, e ainda muitos conteudos diferentes? Essa tecnica é recomendada para iniciantes ou para estudantes avançados?

  • Richard Dias

    Bom dia a todos!
    Com relação a um frase descrita no texto acima “Está feito o meu convite, compre sua agenda agora mesmo”, a Alura poderia disponibilizar uma agenda dentro da própria plataforma para podermos fazer esse controle.

    • Guilherme Silveira

      A ideia é bem legal sim Richard, vou jogar para e equipe de desenvolvimento

  • Luciano Martins

    Guilherme vamos ao entrave de suas dicas no encaixe em minha vida:
    – Trabalho todo dia e noite sim noite não(esquema de plantão) como conseguiria “reservar” essa 1 hora já que infelizmente os meus trabalhos nada tem a ver com TI?
    Pode soar como desculpa mas é minha realidade já que tenho família para sustentar, mas quero ouvir o q vc e os amigos tem a dizer.

    • Guilherme Silveira

      Tudo bem Luciano? Com certeza quanto mais compromissos temos ,mais puxado fica, não temos como negar. O deslocar para o trabalho é uma opção para estudar? Se forem cursos da Alura, por exemplo, você pode usar o aplicativo para baixar os vídeos e assistir no deslocamento (cuidado com a segurança, claro!).

Próximo ArtigoUnsubscribe não significa perder um lead