O dia a dia de um profissional que aprende: o calendário de estudo

O dia a dia de um profissional que aprende: o calendário de estudo
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Compartilhe

Sente falta de tempo e não consegue programar uma rotina de estudo? Então conheça o calendário de estudo de um profissional de tecnologia.

Esses dias têm sido corridos demais... já passou por isso? Sensação de que faltou tempo para estudar o que eu queria, e para praticar o que eu precisava. Como posso aprender tantas linguagens e frameworks de programação? Como focar?

Às vezes tenho a ilusão de que é um dia da minha vida que fez a diferença na minha carreira. Que um dia bem estudado vai permitir um grande novo salto.

Mas, paro pra pensar... hoje não consegui estudar nada... tudo bem... eu tenho mais um ano inteiro pela frente para estudar quase todos os dias, crescer quase todos os dias.

A técnica de estudo

Em vez de estudar muito durante um único dia, prefiro estudar um pouco quase todos os dias. Espaçar e repetir é uma técnica comprovada de estudo e crescimento profissional. Mas como estudar quase todo dia sendo que quase sempre "falta tempo"?

Todo ano compro um calendário, aquelas agendas de papelaria mesmo, em que anoto o que estudarei cada um dos dias. Tenho sempre um mês à frente anotadinho, dia a dia, o que estudarei em uma única hora que tenho em cada dia útil, cada dia algo diferente. Tem até nome esse tipo de estudo: interleaving.

A consistência é o que me faz crescer. Porém, para isso, preciso de uma oportunidade para estudar todos os dias. Preciso de muito conteúdo disponível para mim, e de um guia, de alguém que faça a curadoria do que devo e o que não devo estudar para não perder meu tempo.

Foi por isso que criei o Alura: tenho conteúdo de colegas instrutores o qual posso estudar. E existe a necessidade de estudar muito para eu criar meus cursos na plataforma. É por isso que gosto da Casa do Código: tenho livros curados pelo meu colega Adriano para estudar todos os dias no próximo ano.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Preparando o calendário de estudo

Queria fazer um convite para você... entre agora em um site de cursos como o Alura, ou em uma site de livros como a Casa do Código. Escreva o nome de 5 cursos ou livros, compre uma agenda e anote cada um em um dia da semana nas próximas 4 semanas.

Por exemplo, se hoje é segunda-feira, dia 4:


4, segunda - Curso 1 - Web Design com Photoshop, 
5, terça - Curso 2 - Certificação Java I, 
6, quarta - Curso 3 - Mail marketing, 
7, quinta - Livro 1 - Desenvolvendo para Android, 
8, sexta - Livro 2 - HTML 5 e CSS 3

11, segunda - Curso 1 
12, terça - Curso 2 
13, quarta - Curso 3 
14, quinta - Livro 1 
15, sexta - Livro 2

18, segunda - Curso 1 
19, terça - Curso 2 
20, quarta - Curso 3 
21, quinta - Livro 1 
22, sexta - Livro 2

25, segunda - Curso 1 
26, terça - Curso 2 
27, quarta - Curso 3 
28, quinta - Livro 1 
29, sexta - Livro 2

Seguindo as regras do calendário

Pronto. Todo dia útil, no mesmo horário, foque uma única hora para estudar aquilo que se comprometeu. Não precisa terminar hoje, afinal você terá semana que vem (spaced repetition) e, até lá, estará conectando outros assuntos também (interleaving), para não ficar viciado e com uma visão unilateral.

Não tenha dúvida também: todo dia você se pergunta "devo estudar A ou B?". Já está escrito em sua agenda: é A, ponto final! Assim como eu, se tirar essas dúvidas do caminho, você senta e aproveita aquela uma hora estudando do começo ao fim.

Resultados obtidos

Em um mês você terá lido dois livros e estudado três cursos. Isso no seu primeiro mês, quando ainda não aplica outras técnicas que eu uso!

Está feito o meu convite, compre sua agenda agora mesmo, deixe ela na frente do seu monitor em sua casa, para não esquecer da uma hora diária.

Passe os próximos 12 meses estudando comigo e crescendo junto nas mais diversas áreas de programação e design, usando esta e outras técnicas que compartilharei.

E meu convite vai mais longe: daqui 12 meses, vamos ver o quanto aprendemos e onde chegamos, fico curioso para saber tanto o quanto você aprendeu como o que achou dessa experiência de foco de um ano de crescimento na carreira.

O que acha?

Sugestões de passos para agora mesmo:

  • Comprar uma agenda e deixar na frente do monitor
  • Separar uma hora por dia
  • Preencher o próximo mês
  • Me contar quando terminar o primeiro curso!

Como você deve ter percebido, o mais legal é que você consegue usar essa técnica para qualquer tipo de aprendizado. Seja por um curso online, como é o nosso caso aqui na Alura ou um dos nossos cursos presenciais na Caelum ou através de um livro, como os da Casa do Código. É só uma questão de se organizar.

E você, já começou a montar o seu calendário?

Aqui tem um vídeo onde dou mais dicas de como você pode estudar melhor:

E também pode ir além um curso sobre aprender a aprender na própria Alura.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão