O exemplo da 7COMm e como a Alura pode ajudar sua empresa

O exemplo da 7COMm e como a Alura pode ajudar sua empresa

Mas sabe o que é mais legal disso tudo? Eles compartilharam conosco como foi a experiência sobre o treinamento utilizando a nossa plataforma. Bacana, né? Então vamos dar uma olhada e ver o que aconteceu durante todo esse processo! Bora lá :)

O jogo

O pessoal que participou do treinamento da Alura se reuniu para bater um papo e comer uma pizza. Para quebrar o gelo, eles fizeram uma dinâmica Jokenpô, em que os vencedores jogavam com outros vencedores até ter o último ganhador, que foi a Jacqueline Silva. Quem perdia tinha de gritar o nome de quem ganhava.

Em seguida, cada um recebeu um cartão com uma pergunta a ser feita para outra pessoa. Todo mundo perguntou e respondeu. Depois, foi só saborear a pizza e conhecer mais cada um. Valeu pelo apoio, Emerson Vieira. Valeu, Alureiros!!!

Edson Braga, Como você aplicou os conhecimentos nos projetos que participa?,

Na criação e manutenção de código, sempre procurando aplicar os conhecimentos obtidos nos cursos, principalmente dos cursos de design patterns que ajudam a melhorar a qualidade do código.

Claudinei Carlos Bonilha, Jacqueline Silva, O que você faria para melhorar os treinamentos na nossa área?

O treinamento atualmente está muito bom, com uma mistura de cursos e participação nos projetos, não há o que acrescentar, é um treinamento dinâmico.

Jacqueline Silva, Gustavo Silva

Qual foi o curso com melhor conteúdo?, Design Patterns 1.

Vinicius Rodrigues Justo, Felipe Santos

Como você se organizava para estudar na Alura?, No princípio, eu estudava e fazia as atividades dos cursos durante todo o período na 7COMm (das 9h às 18h) e, quando passei a realizar atividades dos projetos, separei o período da manhã para estudar (das 9h às12h) e o restante do dia dedicava a outras tarefas.

Marco Cauê Rodrigues, Matheus Cavalieri

Quem foi o melhor instrutor?, Guilherme Silveira, um dos fundadores da Alura, se não me engano. Ele passa uma impressão de que conhece tudo sobre o que está dando aula. Em segundo lugar, o Maurício Aniche.

Matheus Cavalieri, Claudinei Carlos Bonilha

Quais problemas você teve para fazer os cursos?, Tive problemas para visualizar as vídeo-aulas.

Emerson Vieira, Renan Ribeiro Silva

Você acredita que o treinamento vai agregar conhecimento para suas atividades diárias?,Sim, pois todo recurso de conhecimento é bom para ajudar a me aprimorar em minhas atividades diárias e acredito que a Alura seja muito bom nesse aspecto.

Edson Braga, Vinicius Rodrigues Justo

Qual foi o curso com pior conteúdo?, Na época em que fiz a Alura, o curso de Enterprise Java Beans não fornecia bons exercícios para fixar o conteúdo.

Felipe Santos Marco, Cauê Rodrigues

O que tem feito para aprender depois que deixou a Alura?, Nas horas vagas, enquanto me desloco para o serviço ou faculdade, procuro sempre estar aprendendo de alguma forma, lendo livros, vendo alguma matéria em blogs, ouvindo podcast. Neste momento, estou lendo o livro "Como Mudar o Mundo: Gestão de Mudanças 3.0" e escutando podcats no Hipsters.tech e Nerdcast.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Feedback do time

Sabendo dessa dinâmica superbacana que os estagiários participaram, aproveitamos também e fizemos algumas perguntas para entender a impressão de cada estagiário com a Alura. Então tivemos os seguintes resultados:

Quais cursos fizeram um grande diferencial na aprendizagem? Para quem está começando, quais cursos vocês acreditam que sejam imprescindíveis?, Quais técnicas vocês utilizam para estudar?, Em relação ao que vocês já conheciam e ao que aprenderam conosco, quanto vocês evoluíram?

Gustavo Henrique da Silva

Primeiros passos com Java, Design Patterns, Toda a trilha de certificação., Toda a trilha de Java., Acompanhar o código enquanto vejo o vídeo. Dependendo do curso, evoluir o projeto por conta própria., Tudo em relação a boas práticas, além de conhecimento mais detalhado sobre vários assuntos.

Matheus Cavalieri

Os cursos de Design Patterns e SOLID me ajudaram bastante a pensar em abstrações. Também gostei dos cursos de MEAN Stack/Angular/Node.js, que me ajudaram a trabalhar com os projetos aqui., Não recordo o nome agora, mas os cursos introdutórios de Banco de Dados e OO são bastante necessários., Gosto de ouvir música enquanto leio a explicação., Saber programar eu sabia, mas algo que melhorou muito com a Alura foi o uso de melhores práticas.

Claudinei Carlos Bonilha

Java., Lógica de programação., Praticar e sempre usar GUJ., 80% a 90%.

Jacqueline Cristina Silva

JAVA II - Orientação a objetos., Lógica de programação., Assistir às vídeo-aulas, ler o conteúdo e, logo em sequência, treinar o que foi aprendido, além de sempre relembrar alguns tópicos importantes nos próximos dias., Como possuo pouco tempo de estudo na Alura, evoluí pouco, porém, já consegui aprender muitas coisas que ainda não sabia, além de aprimorar o meu conhecimento anterior.

Felipe Gonçalves dos Santos

Os dois cursos de Design Patterns e SOLID., HTML/CSS, Javascript, Java I e II., Focar o máximo possível, fazer uma pausa sempre que for preciso para não tornar o estudo algo cansativo e maçante, e não deixar dúvidas para depois. Você pode pausar a aula e esclarecer pontos que não ficaram claros evitando que se tornem uma "bola de neve". E também praticar o máximo que puder., Posso afirmar que aprimorei todo o meu conhecimento com as aulas e exercícios além do conteúdo novo, que foi passado de uma ótima maneira.

Marco Cauê Borges Rodrigues

Toda carreira Desenvolvedor Java Júnior., Lógica de programação, feito isso, cursos da trilha Júnior, independente da linguagem., Creio que estudar todos os dias, em um curto espaço de tempo e resolvendo exercício, seja eficaz., A evolução foi grande. Se antes tinha uma noção básica de Java, hoje já tenho conhecimentos que me possibilitam um maior raio de ação dentro da linguagem.

Lucas de Almeida Fernandes

Design Patterns Java I: Boas práticas de programação, SOLID com Java: Orientação a Objetos com Java., Java I: Primeiros passos., Assisto às vídeo-aulas, respondo as questões e trabalho em um projeto pessoal ou no trabalho os conceitos vistos no curso para fixar o aprendizado., Aprendi toda a parte de boas praticas e técnicas mais avançadas de Java.

Feedback do gerente

Além dos estagiários, o gerente também não fugiu! Em outras palavras, também ficamos bem curiosos em saber suas impressões sobre nós. Então, fizemos algumas perguntas para compreender como era a sua experiência ao utilizar a Alura como meio de treinamento. Veja só o feedback que ele nos deu:

Por que preferiu a Alura como meio de treinamento para o time?

Precisávamos de uma forma, economicamente viável, para treinar os estagiários que chegam das universidades cada vez menos preparados para o trabalho. Algumas pessoas do nosso time tinham experimentado a plataforma (trial da alura) e pareceu promissor. Então, decidimos experimentá-la.

Quais foram os resultados obtidos após o treinamento na Alura?

  • Somaria mais de 300 cursos assistidos.
  • Presença do colaborador na empresa 100% do tempo.
  • Devido a essa presença, torna-se fácil preencher o tempo sem atividades de projetos.

São estudados cerca de 30 cursos em 3 meses. Não conseguiríamos passar tanta informação em tão pouco tempo apenas com treinamentos internos.

Como gerencia o progresso dos estagiários?

Temos uma sequência de treinamentos que os estagiários devem seguir. São cerca de 30 cursos que devem ser concluídos aproximadamente em 3 meses. Toda segunda-feira, cada um compartilha no canal do Slack quais treinamentos serão feitos durante a semana. Também são feitas retrospectivas para levantarmos os pontos fortes e fracos do treinamento.

Quais tipos de cursos os estagiários fazem mais? Programação? Front-end? Mobile? Ou outros?

A nossa principal stack é Java e, em segundo, Nodejs.

O que achou dessa experiência que a galera da 7COMm compartilhou? Bem legal, né?

Você, gestor, líder e desenvolvedor, que quer levar os treinamentos da Alura para dentro da sua empresa e ter as mesmas experiências e resultados que o pessoal da 7COMm, não deixe de entrar em contato com a gente por aqui.

Luiz Bassi
Luiz Bassi

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão