O que significa ser um desenvolvedor sênior?

(Last Updated On: 10 de julho de 2017)

Recebi uma dúvida do nosso aluno Luiz, sobre o que é ser um desenvolvedor sênior. Afinal, o que significa ser um desenvolvedor sênior? Ou então plenior ou júnior?

Não tem ideia de como classificar cada uma dessas categorias de desenvolvedores? Aparentemente é algo bem abstrato e difícil de classificar, certo?

Aproveitando a dúvida do nosso aluno e considerando que essa é uma dúvida que atinge muitas pessoas, resolvi gravar um vídeo para compartilhar o meu ponto de vista sobre o assunto, é claro, visando também o que muitas pessoas costumam definir o que é senioridade em suas respectivas áreas.

Ficou curioso? Então assista o vídeo abaixo:

O mais legal é que é extremamente possível se tornar um desenvolvedor senior. Basta ir atrás de conteúdo e praticar bastante. Para você que está estudando Java e quer ir além do básico, temos diversas carreiras avançadas em Java, interessantíssimas para quem quer se tornar senior. O mesmo vale para o desenvolvedor front-end que pode aprender diversos assuntos essenciais para se tornar senior.

Nos cursos presenciais da Caelum há diversos cursos avançados onde também é possível ter o conhecimento necessário para se tornar um desenvolvedor senior. Eu particularmente recomendo a formação Java EE e o curso de AngularJS para webapps.

O que achou sobre os pontos levantados para cada uma das categorias de profissionais? Compartilhe com o seus amigos e veja também o que eles acham a respeito! 🙂

E para você? O que é ser sênior? Aproveite e compartilhe o seu ponto de vista nos comentários!

Tech Education Leader no Alura

Próximo ArtigoDicas e truques de IntelliJ IDEA para quem está começando