O que significa ser um desenvolvedor sênior?

O que significa ser um desenvolvedor sênior?

Não tem ideia de como classificar cada uma dessas categorias de desenvolvedores? Aparentemente é algo bem abstrato e difícil de classificar, certo?

Imagem de destaque #cover

Aproveitando a dúvida do nosso aluno e considerando que essa é uma dúvida que atinge muitas pessoas, resolvi gravar um vídeo para compartilhar o meu ponto de vista sobre o assunto, é claro, visando também o que muitas pessoas costumam definir o que é senioridade em suas respectivas áreas.

Ficou curioso? Então assista o vídeo abaixo:

Banner da Alura em fundo dinâmico azul, sugerindo tecnologia e modernidade para o Quizz Jornada Tech. À esquerda, em letras grandes, 'Quizz Jornada Tech' seguido por 'Teste seus conhecimentos em tecnologia e prepare-se para o próximo nível da sua carreira'. À direita, conectados por uma linha azul suave representando uma trilha, os tópicos: programação, front-end, inteligência artificial, ciência de dados, inovação e gestão. No final da trilha, um botão azul convidando a 'começar agora'. No canto superior direito, o logo da Alura. Clique e inscreva-se já!

O mais legal é que é extremamente possível se tornar um desenvolvedor senior. Basta ir atrás de conteúdo e praticar bastante. Para você que está estudando Java e quer ir além do básico, temos uma formação em Java, interessantíssimas para quem quer se tornar senior. O mesmo vale para o desenvolvedor front-end que pode aprender diversos assuntos essenciais para se tornar senior.

Nos cursos presenciais da Caelum há diversos cursos avançados onde também é possível ter o conhecimento necessário para se tornar um desenvolvedor senior. Eu particularmente recomendo a formação Java EE e o curso de AngularJS para webapps.

O que achou sobre os pontos levantados para cada uma das categorias de profissionais? Compartilhe com o seus amigos e veja também o que eles acham a respeito! :)

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Veja outros artigos sobre Programação