Os cursos mais populares de 2015

(Última atualização em: 11 de janeiro de 2016)

Em 2015 os alunos se matricularam mais de 145 mil vezes em nossos cursos.
Quais foram os cursos mais populares de 2015? Entender o que significa “mais popular é um desafio” que descrevo já já, primeiro vamos aos resultados. Utilizei o número de alunos inscritos dividido pelo tempo de existência de um curso na plataforma em 2015:

10. MySQL 1: Iniciando suas consultas
9. Bootstrap: velocidade no front-end
8. Gestalt: desmistificando o Design
7. Java I: Primeiros passos
6. Oracle II: Consultas Complexas
5. Refatorando na prática
4. Spring MVC I: Criando aplicações web

E o top 3, todos com mais de 10 novos alunos inscritos por dia:
3. HTML5 e CSS3 I: Suas primeiras páginas da Web
2. Android I: Crie sua App fantástica
1. NodeJS: Inovando com Javascript no backend

Ficou curioso em relação ao conteúdo e depoimentos dos alunos sobre estes cursos? Basta seguir o link deles para encontrar informações sobre cada um deles.

As grandes áreas de tecnologia

A grande sacada? Diversas áreas da carreira na tecnologia estão representadas nesses 10 cursos: o mundo mobile, o frontend, o backend tradicional, o backend moderno, os bancos relacionais e o design (Gestalt, já falei que é um curso genial). Uma área muito recente, de SEO e Marketing Digital ainda não aparece nos top 10… mas aposto em mudanças para 2016.

Desafios ao buscar o Top 10

Como essa é uma normalização, essa tabela não indica os cursos mais estudados ou terminados, que também são dados interessantes, mas é uma maneira razoavelmente justa de indicar a popularidade de um curso através de um ano.

O ramo de estudo desses tipos de estatística é chamado de learning analytics, e existem diversos detalhes extremamente importantes para se levar em consideração antes de julgar um curso como sucesso/fracasso na educação da população (lembra? nosso objetivo é alavancar a qualidade do mercado de trabalho!).

A conta que usei, inscritos/dias_de_curso_no_ano, é justa pois indica a popularidade do curso nesse período, mas um pouco injusta pois um curso sempre tem um boom inicial logo após lançado – um pouco refletido nos cursos de NodeJS e Gestalt, lançados mais próximo do final do ano.

Toda medida tem suas vantagens e desvantagens, seus erros e muito mais. Neste ano de 2016 teremos nossos primeiros cursos de machine learning e data analysis. Sempre focando na prática, mostraremos como levar em consideração diversos desses problemas de medição e como corrigi-los para entendermos realmente o que acontece.

Parabéns!

Mas este era um post de mais populares do ano? Sim! Então parabéns a todos os dez cursos, seus criadores e mantenedores, além dos alunos que fazem parte da revolução da educação através da didática Caelum, aplicada no Alura.

Quais cursos você esperava ver entre os mais populares? E quais espera ver em 2016?

  • Marcos Paulo Blasques dos Reis

    Espero ver mais cursos de marketing digital.

    • Com certeza Marcos! Essa semana mesmo lançamos mais 2 cursos novos: o de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital 2. Já temos mais 2 em produção!

  • Rafael Viana

    Guilherme, tem alguma previsão de quando vai ser lançado os cursos de machine learning e data analysis?
    Vão ser em Python? Vai ter mais cursos de Python também?

  • Geison

    Olá, Guilherme. Você estão elaborando algum curso de React JS?

    • Rodrigo

      Também estou na espera desse…

Próximo ArtigoCrescendo com o Alura: de Ragnarok a médico programador com Romário Torres