Potencializando meus estudos e práticas de SEO

(Last Updated On: 4 de Janeiro de 2016)

Continuando o bate-papo com a especialista e analista SEO Paula Nakayama, corremos atrás agora de uma outra fase na vida de um analista SEO: já aprendi alguma coisas, já estou praticando a análise de SEO, talvez já tenha feito um curso ou outro…e agora? Quais práticas podem fazer uma grande diferença na minha carreira?

  • Agora eu já sei como implementar algumas técnicas de SEO para o meu site. Corri atrás de outras informações, aprendi HTML e CSS, dediquei-me a conhecer meu produto e meu mercado. Quero, agora, dar um segundo passo e me destacar ainda mais como analista SEO. O que posso fazer?

O importante, depois de implementar o site, é acompanhá-lo para ver se o que você fez agregou valor. Por meio de um relatório de acompanhamento, verificando se houve melhoras, se houve conversões, fazemos um monitoramento do crescimento de cada um desses pontos. Inclusive, se for o caso, o seu trabalho pode virar um case de sucesso para sua carreira.

  • Então o importante é medir o antes e o depois e poder compará-los, para termos uma referência?

Isso mesmo! É muito importante também se atualizar. Pois, a partir do momento em que você começou a se preparar para ser um analista SEO, os algoritmos dos motores de busca passaram por alterações (updates). Você precisa saber dessas mudanças o quanto antes para tomar ações e melhorar algo no seu site. Acompanhe as comunidades  – The Moz Blog, Search Engine land, Search Engine Journal, Search Engine Roundtable, etc – de SEO e veja o que estão falando sobre as novidades para estar sempre atualizado em relação ao mercado de SEO. O aprendizado do analista de SEO é sempre constante. Todas as semanas aparecem novos lançamentos e novidades.

  • Como posso ficar sabendo dessas novidades do Google e de outras engines?

O próprio Google possui diversos blogs. Lá eles anunciam as mudanças de algoritmos e as melhorias que serão implementadas. Alguns deles são: Google Inside Search, Google Webmaster Central Blog e o Google Analytics Blog.

  • Você utiliza alguma ferramenta para acompanhar os blogs ou acessa os blogs de tempo em tempo?

A maneira que achei mais fácil foi seguir todos esses canais pelo Twitter e praticamente todos os dias eu leio as novas informações desses sites para ver se existe alguma novidade que eu possa aplicar no meu site.
Um outro muito bom é o Feedly!

Então, resumindo: agora que já dei o primeiro passo na minha carreira(fui além), entendendo um pouco mais do meu produto e do meu mercado e da parte do desenvolvimento em HTML e CSS, agora é hora de correr atrás da análise de tudo o que já fiz e do resultado que trouxe para a minha empresa. Outro ponto é estar sempre antenado a tudo que está acontecendo nesse meio tempo, seja através dos canais oficiais ou blogs não oficiais, os quais aglomeram diversas novidades acerca do SEO.

Pensando nesses detalhes a Paula criou junto conosco um curso sobre métricas e relatórios SEO.

FIQUE POR DENTRO

Tech Education Leader no Alura

  • SEO

    Massa a entrevista! SEO é uma arte e quem não aprender pelo menos o básico corre o risco de ver o seu trabalho online condenado ao esquecimento. Backlinks também são importantes para o rakeamento. Entender PA e DA muito importante saber do se trata.

    Ahh, vim do Google para ler o artigo,sinal de que o trabalho esta sendo bem feito!

    Abraços!

Próximo ArtigoDestaques de 2015: escolha do aluno