Primeiros passos para designers entrarem no mercado

Primeiros passos para designers entrarem no mercado
bruno.harnik
bruno.harnik

Compartilhe

Quem começa na área criativa de design gráfico sempre se pergunta: primeiro digital? Ou é melhor aprender design para impressos antes?

A carreira de design ajuda todos nós a entender um produto da maneira que ele foi concebido, e para ajudar aqueles que querem começar na área, ou curiosos de outras áreas, criamos um guia de 3 passos.

1. Design e Gestalt

Para entender o que pode ser um bom ou um mal design dentro de um contexto precisamos aprender como o ser humano reage a aquilo que ele vê. A base para se tornar um(a) designer começa no curso de Design e Gestalt, onde pessoas criativas e interessadas em comunicação visual compreenderão na prática a Teoria da Psicologia de Percepção das Formas, afim de adquirir a convicção de realizar bons trabalhos e avaliar materiais.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Os caminhos se partem

Com a base de como o ser humano reage às informações visuais, você pode escolher qual tipo de trabalho deseja realizar. Ao escolher uma área que deseja seguir, é mais fácil conseguir seu primeiro trabalho criativo, seja freelancer, estagiário ou designer júnior em uma empresa, oportunidades de trabalho que existem em abundância no mercado.

novo_flow_design_alura

Design para impressos

Identidade Visual I: do briefing ao papel

Folhetos e Folders com InDesign

Identidade Visual II: Digitalizando logos

Indesign: diagramação no dia a dia de um projeto

Quem decide começar por este caminho costuma, em sua grande maioria, primeiro trabalhar como freelance para pequenas empresas. Existem até mesmo sites que funcionam para facilitar o encontro de profissionais com tais empresas. Se você fala inglês, seu mercado se abre também para outros países do mundo inteiro. O mercado offline ainda é imenso.

A maioria brutal das vendas do mundo ainda ocorre no meio físico e quase toda interação humana começa nele. Para iniciar uma nova empresa é importante termos em mente os conceitos de identidade visual, criarmos o que será a representação gráfica de uma imagem que queremos passar com nosso produto: a nossa marca.

Os dois cursos de Identidade Visual servem para dar essa base, levantando questionários e rascunhando um primeiro logotipo; os cursos de Illustrator familiarizam profissionais com gráficos vetoriais, altamente necessários para a criação com o computador; e os cursos de InDesign ensinam a criar publicações e finalizar arquivos para impressões adequadas.

Edição de imagens e fotografia

Photoshop para imagens I

Photoshop para imagens II: Mais mágicas com imagens

Lightroom: organização e edição de fotos como um profissional

Fotografias são materiais que humanizam as composições gráficas, além de ser a forma de arte que representa a visão de um único momento. Com a mudança das velhas câmeras com rolo de filme para as câmeras digitais, fotografar tornou-se algo mais frequente. É muito fácil ter algum dispositivo que tire uma foto hoje em dia, o que diferencia a foto amadora da profissional são questões teóricas, qualidade da fotografia e tratamento.

Jogos e 3D

3ds Max: Modelagem para jogos

Blender 3D: Modelagem no mundo real

O primeiro passo para quem deseja se tornar artista de 3d e jogos é entender a modelagem – como as formas são desenvolvidas no mundo digital. Após a compreensão desse assunto, é possível dar um passo adiante e estudar a aplicação de efeitos físicos aos objetos digitais modelados, movimentação, propriedades dos materiais, acabamentos e renderização. Quando você domina os assuntos relacionados à criação e movimentação de formas 3D digitais, sua arte pode ser incorporada a comandos de ação e é aí que o 3D vira jogo.

Propagandas digitais

Facebook: Criação de imagens e anúncios

Email marketing: design do seu email

Animações em HTML5 e Flash

Anunciar em grandes veículos é muito caro e pequenas empresas (ou novos empreendimentos) não têm essa verba. A internet possibilita divulgar produtos e serviços por valores menores, direcionados a regiões e públicos-alvo específicos. É possível anunciar em quase todas as partes da internet: dentro dos sites, nas pesquisas do Google, no Facebook, por e-mail, etc.

Designers que trabalham com a criação de peças publicitárias na internet desenvolvem banners estáticos e animados, imagens para conteúdo de redes sociais, diversas imagens para anúncios e arte de e-mail marketing / newsletter. Muitas vezes essa pessoa acompanha de perto os resultados das campanhas e participa das melhorias com idéias em reuniões, o que a torna mais próxima do Marketing.

UX Design

UX Design com Axure: protótipo para App mobile

UX Writing

O design da experiência do usuário é uma área que ganhou muita visibilidade nos últimos tempos. As empresas cada vez mais reparam que é importante cuidar da qualidade da interação da pessoa usuária com seus produtos e serviços. Profissionais de usabilidade cuidam menos de questões artísticas da interface, sua atenção está voltada para o bom desempenho do usuário nas ações que deve tomar.

UX designers devem imaginar caminhos, ações, questões de acessibilidade, tamanhos adequados para botões, textos com linguagem adequada para o seu público alvo e, o mais importante, trocar e alinhar informações com toda a equipe.

Vídeo e animação

Introdução ao After Effects

Screenflow: Crie seus screencasts e vídeos

O design audiovisual é, sem dúvida, uma das formas mais completas que existem para comunicarmos algo. Hoje em dia não temos apenas as demandas das emissoras de televisão, temos telas em toda parte, até em nosso bolso. Para tudo que envolve comunicação hoje em dia o audiovisual é útil: publicidade, entretenimento, informação, arte, educação, etc. É importante que profissionais de motion design entendam como produzir , editar e finalizar filmes, mas também saibam realizar animações diversas.

Webdesign

Photoshop para Web I: Desenhando suas páginas

Photoshop para Web II: Layouts avançados

Illustrator: Crie layouts fantásticos para a Web

HTML5 e CSS3 I: Suas primeiras páginas da Web

Esta é a área que faz fronteira com a programação Front-end: o(a) webdesigner cria layouts adequados e o Front-end traduz a informação visual para a linguagem da internet. Aqui o importante é saber realizar boas composições, tornar a interação do usuário agradável e otimizar as imagens para que tenham qualidade e, principalmente, sejam leves.

Uma boa experiência na web está diretamente associada ao tempo gasto para realizar determinadas ações, à familiaridade do usuário com a página e, logicamente, à uma boa sensação visual. Como em qualquer outra área, não podemos nos restringir ao que já aprendemos, o aprimoramento desta área se dá com o aprendizado de Front-end. HTML e CSS são conhecimentos importantes para que o(a) webdesigner converse com desenvolvedores(as) e crie trabalhos de implementação viável.

3 Seu portfólio

Wordpress: primeiros passos

Diferente da maioria das carreiras, no Design é necessário que você mostre o que sabe fazer, afinal seu trabalho é, na maior parte, visual. Você precisa mostrar o que já produziu, mesmo que sejam apenas peças acadêmicas ou pessoais. As empresas sempre solicitam portfólio, antes mesmo da entrevista. O Wordpress é um sistema prático para divulgar seu trabalho na internet e atualizar seu conteúdo é ideal para divulgar os seus projetos caso você não seja o "ás" do front-end, mas não dispense uma boa apresentação.

E se você não precisa esperar, reúna seu projetos e monte já seu portfólio.

Veja outros artigos sobre UX & Design