Produtividade do Gui: limite o tempo desse site

Produtividade do Gui: limite o tempo desse site

Diz a lenda que o Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, tem seu almoço definido por outra pessoa pois ele não quer gastar energia decidindo o que vai comer.

Eu ainda tenho muito prazer escolhendo meu prato ou sobremesa, mas extremos como este trazem a tona as dificuldades que enfrentamos na hora de escolher algo.

Costumes do dia a dia

Se tenho três abas do navegador abertas e fecho uma pois terminei uma tarefa me pergunto: qual fazer agora? Tenho que analisar se vale a pena ir para uma ou a outra.

Tenho que mudar meu contexto de uma para a outra e, pior ainda, pode ser que no meio de uma tarefa eu vá para a outra e depois volte. Quanto mais escolhas, mais tempo gasto pulando entre uma e outra.

Por muito tempo tive a ilusão de ser multitarefa, até aprender que essa característica não funciona bem como imaginamos.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Uma coisa de cada vez

O cérebro está trabalhando o tempo todo, mas não parece funcionar como um processador de computador: se o seu tem 8, ele faz 8 contas matemáticas diferentes ao mesmo tempo.

Eu mal consigo fazer uma conta de soma. Se fizer uma conta de mais ao mesmo tempo que tomo banho eu já não lembro se passei o shampoo ou não. Sempre bato na tecla de manter uma única aba aberta: feche todo o resto.

Distrações do dia a dia

Mas mesmo assim ainda temos um momento de escolha muito duro no dia a dia. Quando abrimos uma nova aba podemos entrar no site do trabalho, ou digitar "face", enter. Ai abre outra aba depois...

O facebook está a quatro cliques de distância, como resistir? Se o seu vício não é o facebook, que seja o instagram, o twitter, o jornal, a revista científica online, o blog. Como resistir abrir ele no meio do período que quer focar em outra coisa?

Aprenda a limitar suas distrações

O plugin StayFocusd para o Chrome permite configurarmos a URI de diversos sites, como www.blogquesouviciado.com.br e www.sitequesouviciado.com.br, e o tempo máximo que podemos passar neles por dia. Comecei com 15 minutos para meu facebook e jornais - para o dia inteiro!

Já no primeiro dia estourei o limite dos 15 minutos. Poderia ter configurado somente 15 minutos para o horário de trabalho, mas percebi que esses sites também afetavam minha vida pessoal em casa. Portanto são 15 minutos no máximo o dia todo.

Foi uma longa semana de adaptação, já durante a segunda semana não estourei o limite nenhuma vez. Na terceira percebi que alguns sites eu acessava somente para "matar o tempo"...

Exatamente aquele tempo que eu reclamava que eu não tinha. Eu devia estar gastando mais de 30 minutos por dia nesses sites, são 11 horas por mês, basicamente um dia e meio de crescimento na minha carreira e produtividade gasto completamente no facebook e sites para matar o tempo.

Qual foi o resultado disso tudo?

Hoje mantenho um uso mais saudável do site do facebook, menos de 10 minutos por dia. E os sites de matar o tempo foram completamente bloqueados em dia de semana. Tudo feito através do plugin.

E no celular, quando estou numa fila, ou elevador? Tenho só duas opções: se vou ficar muito tempo em uma fila, estudo algo no site do Alura ou leio um livro através da Casa do Codigo ou do Kindle. Se é algo rápido, envio mensagem para minha família ou amigos.

Não tenho opções, eu fiz minha escolha meses atrás. Agora não gasto nem energia nem meu tempo. Não mato mais o meu tempo com pequenos vicios. Faço algo que me dá prazer e ao mesmo tempo enriquece minha vida.

Claro, comece simples. Bloqueie os sites para 15 minutos diários (tenha coragem!), matenha o celular virado para baixo e sinta a diferença. Viva a vida, seu estudo e seu trabalho.

Nos momentos entre focos, de transito ou de espera, pode usar o celular :)

Junte-se a mim, ao grupo que escolheu aproveitar o tempo com o que quer, e não matar o tempo com qualquer coisa.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Veja outros artigos sobre Programação