Programa para edição de vídeo: 10 opções para quem está começando

Programa para edição de vídeo: 10 opções para quem está começando
Gabriel Santana
Gabriel Santana

Compartilhe

Atuar no mercado de edição de vídeos está cada dia mais vantajoso devido às inúmeras opções que a tecnologia têm a nos oferecer. Mas para obter sucesso é necessário estar focado nos estudos e sempre acompanhar as novidades que surgem a todo momento.

1. Windows Movie Maker

Esse programa para edição de vídeo é uma ótima opção para quem está iniciando, pois, além de ser muito prático e simples, é gratuito e já vem instalado no Windows. As suas instruções são todas em português e os caminhos são bem intuitivos aos usuários.

Um ponto fraco é que ele não é profissional, ou seja, se você deseja prosseguir na carreira de editor certamente chegará um momento em que as funções ficarão limitadas.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. iMovie

O iMovie é o editor de vídeos da Apple e suas funções são parecidas ao Windows Movie, porém é mais avançado. Sua interface é bastante explicativa e permite que o usuário consiga ter acesso a tudo que a plataforma oferece. Para quem não tem um MacBook, o programa possui também uma versão para iOS (iPhone ou iPad). Não é gratuito, porém tem um valor bem acessível.

3. YouTube Vídeo Editor

Essa ferramenta tem a vantagem de ser fácil e muito agradável para editar os vídeos. Não necessita de instalação, basta ter uma conta no Google ou no Youtube, e pronto! A ferramenta já está disponível para ser usada. O editor ainda se encontra em fases de testes, portanto é bem possível que novos recursos sejam adicionados futuramente.

4. Collaaj

O Collaj além de funcionar no Windows e no Mac tem a vantagem de rodar em iPad. Tem um sistema muito interessante que permite gravar da tela do computador e da webcam. Quando forem realizadas, as gravações poderão ficar armazenadas nos servidores da Collaj, o que facilita muito a sua divulgação.

Esse programa é muito utilizado para a gravação de cursos e videoaulas. Na versão gratuita só é possível gravar 2 minutos, para ter um resultado mais compensatório é necessário optar por um plano pago.

5. Lightwork

O Lightwork é um editor de filmes para trabalhos profissionais, ele é capaz de montar um projeto desde o início. O programa encontra-se disponível gratuitamente para Windows, Linux e Mac. É indispensável fazer um cadastro no site, pois só depois disso é enviado o link para o download.

Apesar de ser bem completo e cheio de opções, o usuário poderá precisar de um tempo maior para se ambientar ao sistema, pois ele não é tão autoexplicativo como os outros acima apresentados.

O Cyberlink é bem popular na área de edição de imagens, ele está no meio do caminho dos programas para iniciantes e dos programas para profissionais da área. Suas funções são completas e a velocidade de edição é bem superior aos outros programas, se comparada à dos concorrentes. Ele conta com opções para importação de vídeos do Youtube e Facebook, dentre outros sites. Todos os vídeos podem passar por um processo de tratamento para melhorar as imagens ou alterar a produção original.

Um detalhe importante desse programa é o recurso que permite que as produções sejam removidas para a tela do computador, fazendo com que as edições ganhem movimentação na área de trabalho.

7. Sony Vegas

Esse aplicativo oferece bons recursos para projetos audiovisuais. Não é muito complexo para ser utilizado, uma boa dica é tentar conhecer todas as suas ferramentas para poder usufruir de todos os seus benefícios.

A sua interface é composta por um menu logo no topo, onde estão disponibilizados todos os mecanismos para edição e um monitor que mostra as imagens gravadas na linha do tempo. Além de tudo na linha inferior da tela tem um recurso composto de imagens, textos, áudios e músicas que estão sendo trabalhados no momento.

8. Final Cut Pro X

Esse aplicativo faz parte de uma inovação que a Apple adotou para mudar o futuro das edições de vídeo não lineares. Ressaltamos que não trata-se de upgrade de sua versão anterior (Studio), mas de um novo programa, que de igual só tem o nome. Ele faz parte de uma nova geração de editores de vídeo que promete recursos poderosos para os profissionais da área.

Está disponível na Mac App Store , mas para quem já é usuário uma atualização já basta.

9. Camtasia Studio

Esse programa é ideal para a criação de slides e tutoriais de vídeos. É fácil de usar e possui a interface limpa, o que permite o uso de todos os recursos a partir da primeira utilização.

Umas das suas vantagens em comparação aos outros sistemas é poder escolher a resolução dos vídeos gravados sem perder a qualidade, o que facilita no momento de reduzir o arquivo de acordo com as necessidades de quem vai utilizá-lo.

A versão de demonstração é muita curta, só podendo ser utilizada por alguns dias.

10. Adobe Premiere

Este programa é bem conhecido por profissionais do ramo da edição de vídeos. É considerado um editor para quem necessita de uma ferramenta mais completa, que agrada a quem deseja um aplicativo mais simples e mais acessível.

As versões mais recentes do Adobe Premiere são as Creative Cloud, Creative Suite e Portable da Adobe.

Para baixá-lo é necessário comprar a assinatura, porém tem disponível para teste gratuitamente por 30 dias.

É importante deixar claro que não é apenas a escolha do software que te faz um bom profissional de edição. Diversos são os fatores que precisam ser observados também nesse processo de aprendizagem, como: perceber todos os detalhes que o cercam, estar sempre disposto a estudar sobre o que é do interesse comum e de tipos de filmagens que são mais raras de aparecer para edição. E ter sempre em mente que no decorrer do aprendizado, criatividade e dedicação são fatores primordiais para que o trabalho seja reconhecido.

Gostou do nosso post de hoje? Já sabe qual programa para edição de vídeo vai utilizar? Aproveite para nos seguir no YouTube e Facebook, pois lá compartilhamos mais dicas e você pode acompanhar tudo em primeira mão!

Gabriel Santana
Gabriel Santana

Veja outros artigos sobre UX & Design