Quais as vantagens em saber usar o LinkedIn?

Quais as vantagens em saber usar o LinkedIn?
Priscila Stuani
Priscila Stuani

Compartilhe

Não é à toa que o LinkedIn é um dos queridinhos dos recrutadores e usuários em geral. Afinal de contas, o LinkedIn é sinônimo de oportunidade, tanto do ponto de vista de recolocação profissional como pela busca por parcerias de negócios e prospecção de novos clientes. Para se ter ideia, ele cresceu 25% em pouco mais de 1 ano.

Pensando na importância disso, listaremos a seguir alguns pontos que podem demonstrar as vantagens de você saber usá-lo a favor da sua carreira ou negócio.

Vitrine profissional O LinkedIn é um espaço democrático onde você pode expor as suas experiências profissionais, descrever as suas competências (no que você é bom?), projetos em que for voluntário, cursos e certificações. Para alguns recrutadores e profissionais, a certificação é importante, e existem caminhos para alcançá-las, onde além do certificado, você aprende bastante. Inclusive para conhecer os cursos preparatórios para diversas certificações disponíveis na Alura. Então que tal usar esses recursos a seu favor? Simples: inclua as suas experiências profissionais, os projetos, os benefícios que o seu trabalho pode ter gerado para a empresa, por exemplo.

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

Competências Quais são as áreas que você domina? Aproveite para deixar o seu perfil recheado de competências. Quanto mais sincero você for, melhor. Quanto mais validadas, maior pode ser a percepção que as pessoas terão de você. Ou seja, a sua autoridade nessas áreas pode ser fortalecida a partir dessas competências.

Cursos Aproveite esse espaço para atualizar com os seus certificados. Se você tiver muitos, use os mais importantes. Quando inserimos cursos em nosso LinkedIn queremos demonstrar que somos profissionais atualizados e em busca do aprendizado. E quem não gosta de ver isso?

Recomendações Embora algumas pessoas não usem com frequência esse recurso, é importante falarmos sobre como as recomendações podem aumentam as nossas chances de sermos reconhecidos como autoridades dentro da nossa área de interesse. Uma coisa é eu falar que sou boa em algo, outra coisa é quando alguém fala que eu sou boa. Dica: Para conseguir recomendações, lembre-se de recomendar antes, aguarde alguns dias e se a pessoa não retribuir a gentileza, envie uma mensagem e pergunte se a pessoa gostou da que você fez e se é possível ela retribuir. Recomendações precisam ser genuínas, caso contrário, fica notável que a pessoa fez por qualquer outro motivo, menos porque de fato ela te conhece.

Grupos Participar de grupos pode gerar muitas oportunidades. Você pode conhecer pessoas com o mesmo interesse que os seu, trocar ideias sobre situações do dia-a-dia, descobrir novas alternativas de resolver problemas e pode criar oportunidades de negócios e parcerias. A dica para aproveitar melhor esse recurso é escolher de um até três grupos que estejam relacionados com os seus interesses e participar ativamente dos debates. Com o tempo você pode descobrir outros grupos e querer ficar mais neles. Isso é natural, o importante é adotar o hábito de visitar um grupo por dia para ver o que as pessoas estão falando e se for do seu interesse, interaja com elas.

Pulse Que tal compartilhar experiências profissionais, ideias e os seus últimos aprendizados em formato de artigo? O Pulse é uma plataforma dentro do LinkedIn que serve para você publicar conteúdo. Uma das vantagens é que toda vez que você postar algo novo, a sua rede será notificada, o que aumenta as suas chances de atingir mais leitores.

Networking O LinkedIn é a plataforma para você manter contato profissional com a sua rede de contatos e também com as pessoas que você conhecer através dos eventos presenciais. Lembre-se de que o mais importante é fazer com que as pessoas lembre de você, e não que você apenas colecione contatos. Com o tempo, é natural que a sua rede tenha muitos contatos, então, sempre na medida do possível, interaja com as suas conexões, seja através do envio de mensagens privadas, compartilhamento de conteúdo na sua timeline ou em comentários de postagens que você ler.

Buscamos reunir aqui as principais vantagens para você se beneficiar no LinkedIn. O dia-a-dia pode nos ensinar como aproveitar melhor cada recurso, mas se você quer descobrir de forma ainda mais direta e prática de como impulsionar a sua jornada profissional, conheça a Formação Minha carreira.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Conheça os cursos e formações da Alura e continue aprendendo e se desenvolvendo!

Priscila Stuani
Priscila Stuani

Priscila é Psicóloga (CRP: 06/193357) e neuroeducadora. Já criou mais de 60 cursos na Alura, além de palestrar sobre desenvolvimento de habilidades pessoais. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão