Quais são as áreas de atuação para um profissional de edição de vídeos?

Quais são as áreas de atuação para um profissional de edição de vídeos?
gabriel.santana
gabriel.santana

Compartilhe

O perfil do consumidor de informação mudou muito. Existiu um tempo em que os textos cativavam a atenção das pessoas, no entanto esse período ficou no passado. Dessa forma, o vídeo vem se tornando uma ferramenta de marketing vital em qualquer esfera mercadológica.

O objetivo neste artigo é expor as opções de atuação promovidas pelo mercado e mostrar como o profissional da área deve manter-se informado acerca dos novos métodos e tecnologias existentes. Confira!

O futuro do Marketing

Sem dúvida, pode-se dizer que os principais meios de comunicação existentes no Brasil são a televisão e a internet sendo, esse último, o que vem apresentando maior crescimento nos últimos anos.

Em consequência disso, o perfil dos usuários tem passado por inúmeras mudanças. Mesmo os consumidores mais antigos, adeptos dos jornais impressos e do rádio, têm se guiado pela facilidade das informações disponibilizadas em vídeo.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

O perfil do consumidor de conteúdo

Como já mencionado, o perfil dos consumidores de conteúdo vem se transformando nos últimos anos, mesmo entre aqueles habituados exclusivamente aos textos impressos e disponíveis em meio digital.

Muitas pessoas estão cansadas de ver materiais que dialogam em sentido único. A busca por conteúdos interativos e o desejo de ouvir um interlocutor falando sobre os assuntos de seu interesse têm sido os principais motores dos usuários pela demanda audiovisual. Nesse sentido, o vídeo torna-se uma ferramenta ideal na aproximação do espectador com o conteúdo disponibilizado.

As opções de mercado para o profissional de edição de vídeos

Até agora mencionamos os motivos que fizeram com que o mercado de edição de vídeos estourasse no Brasil, entretanto, ainda não demonstramos as opções que esse ramo de atuação proporciona.

O mercado de edição de vídeos é muito amplo, oferecendo oportunidades diversas aos mais variados tipos de profissionais. Algumas delas são:

1. Redes de televisão

O nicho televisivo é, sem dúvida, o mais visado pelos profissionais de edição de vídeos. São várias as atividades que necessitam dele. A edição de telejornais, programas de auditório e telenovelas são exemplos de áreas que o editor de vídeos pode atuar no âmbito das empresas de televisão.

2. Marketing Digital

Um segmento de mercado que vem se destacando e crescendo consideravelmente no Brasil quando começou a ser explorado massivamente é o de marketing digital, em especial aquele realizado por meio de blogs e de redes sociais, como o Facebook.

O marketing digital é uma área que tem se valido, cada vez mais, dos produtos audiovisuais, principalmente, devido à crescente demanda dos consumidores.

Dificilmente você encontrará uma página de vendas ou apresentação de conteúdo sem, no mínimo, um vídeo. Isso porque, informações escritas não geram o mesmo impacto que as informações audiovisuais e, dificilmente, proporcionam a conversão desejada pelo proprietário.

3. Filmes e documentários

Outra área de atuação que necessita de profissionais de edição de vídeos altamente qualificados é a produção audiovisual de filmes, documentários e curtas-metragens.

4. Canais do YouTube

Recentemente, presenciamos o surgimento e o sucesso de várias personalidades do mundo digital que conquistam milhares ou até mesmo milhões de pessoas no Brasil com os mais variados tipos de conteúdo em vídeo publicados no YouTube.

Como a demanda desses materiais cresceu muito – o que pode facilmente ser percebido em uma simples consulta no YouTube consequentemente, a qualidade dos vídeos também teve de melhorar.

Com isso, abre um novo mercado para os profissionais de edição de vídeo, que podem atuar em conjunto com os chamados "YouTubers", objetivando transformar suas apresentações na internet mais profissionais.

5. Jornalismo

Outra área de atuação para o profissional de edição de vídeos é o jornalismo. Os portais de notícia, tanto online quanto televisiva, sempre precisam de bons profissionais para realizar o tratamento nos conteúdos que serão disponibilizados à sua audiência. Assim, o profissional de edição de vídeos também poderá explorar essa área do seu mercado.

6. Criação de vinhetas em vídeo

As propagandas que são transmitidas nos canais de televisão, abertos ou fechados, necessitam passar pela edição de vídeos feita por um bom profissional da área. Abrindo assim, mais uma oportunidade de trabalho.

Existem empresas especializadas na criação de vinhetas em vídeo. Essas organizações são uma excelente opção para o ingresso nesse mercado.

7. Criação de efeitos visuais e acabamentos

Outra área de atuação dos profissionais de edição de vídeos é a confecção de efeitos e acabamentos em conteúdos diversos, para terceiros não vinculados a empresas de televisão ou grandes portais de marketing de conteúdo.

Existem profissionais dessa área que atendem pessoas que necessitam criar efeitos diversos em vídeo para alguma apresentação mais profissional em empresas, eventos ou reuniões. O profissional de edição de vídeos pode oferecer os serviços de freelancer para atender a essa demanda.

8. Grandes portais de internet

Outro ambiente que necessita de um bom profissional de edição de vídeos é o de empresas que possuem grandes portais na internet, como por exemplo: Terra, Uol, MSN Brasil, Globo.com, entre outros.

Esses canais são repletos de conteúdos em vídeo, ou seja, uma ótima opção para quem deseja atuar nesse ramo.

Os desafios do profissional de edição de vídeos

Na mesma proporção em que cresce o mercado de edição de vídeos, aumentam as exigências em relação ao profissional que exerce essa função. Aquele que não se adaptar às constantes mudanças do mercado, fatalmente sucumbirá diante das exigências e demandas.

Além do conhecimento das diversas ferramentas de edição de vídeo e imagem, o profissional deve estar atendo às variáveis que permeiam os vídeos promocionais, publicitários ou jornalísticos.

Algumas dessas variáveis estão ligadas ao uso das cores, à execução de pequenos cortes no meio do conteúdo, à inclusão de frases e informações distribuídas ao longo do vídeo e, principalmente, à qualidade visual do material trabalhado.

Com a vinculação massiva dos conteúdos audiovisuais, os consumidores passaram a adotar uma postura cada vez mais exigente. Sendo assim, publicar um vídeo sem qualidade de edição pode não produzir o resultado esperado, mesmo que o conteúdo incorporado seja de extremo valor para o usuário.

Dessa forma, investir na qualidade da edição de vídeo pode determinar o sucesso ou o fracasso do tema associado. O profissional de edição de vídeos é tão importante, quanto aquele que produz o conteúdo que será transmitido e, como tal, merece o reconhecimento pelas técnicas utilizadas e pela qualidade obtida.

Entretanto, não custa repetir: a capacidade de se adaptar às constantes mudanças e transformações que permeiam o mercado digital, pode ser determinante para o seu sucesso. A demanda por criação de material multimídia é abundante e um profissional qualificado tende a ser disputado pelos vinculadores de conteúdo.

Veja outros artigos sobre UX & Design