Qual é a importância do SEO para o marketing de conteúdo?

(Last Updated On: 14 de setembro de 2017)

A tendência natural de um potencial comprador é visitar as primeiras páginas que surgem nas pesquisas que faz. Elas estão lá por algum motivo e, naturalmente, inspiram credibilidade. Grosso modo, resultados da segunda página praticamente “não existem”. Daí a importância do SEO para uma estratégia de marketing de conteúdo.

Um bom posicionamento em buscas tem o potencial de atrair um número muito maior de pessoas interessadas naquilo que está sendo oferecido. Mais oportunidades de negócio são geradas a partir da aproximação que as diversas ações de marketing de conteúdo proporcionam.

Marketing de conteúdo e SEO andam de forma muito próxima, e uma estratégia digital assertiva jamais pode descuidar de otimizar o site da empresa.

No post de hoje vamos falar sobre essa relação inevitável e extremamente importante, mostrando como um contribui para o outro, e como um bom SEO é o caminho certo para sua empresa conquistar espaço no ambiente digital. Confira!

O que é SEO e qual sua importância?

Podemos definir SEO (Search Engine Optimization) como uma série de aprimoramentos no código e no conteúdo de um site visando que ele seja encontrado mais facilmente e melhor avaliado por algoritmos de mecanismos de busca.

Uma otimização eficiente posiciona o objeto de análise no topo das páginas de resultado (um bom ranqueamento), podendo chegar até mesmo na primeira colocação. Quanto melhor for o ranqueamento, maior a chance de conquistar o clique do usuário.

Por que otimizar um site para mecanismos de busca?

O marketing é um campo de trabalho que deve estar sempre atento às mudanças nas relações entre empresas e mercado consumidor. A mais relevante dos últimos tempos teve a internet como responsável e criou todo o segmento digital, já em estágios muito desenvolvidos.

A disseminação intensa de informações mudou parte da dinâmica do marketing. Além de serem valorizadas abordagens mais sutis de aproximação ao usuário, uma das grandes prioridades de uma estratégia passou a ser o destaque: seja o que se dá a um negócio ou a seu conteúdo, em meio a uma infinidade de informações em toda a web.

Os atuais consumidores priorizam a pesquisa online antes de tomar uma decisão de compra. É por isso que, posicionar bem um negócio em uma pesquisa, influencia diretamente na tendência do cliente em potencial de decidir contratá-lo. Estar bem ranqueado é um argumento positivo a ser levado em consideração.

Como integrar SEO e marketing de conteúdo?

Vamos mostrar agora como o SEO e a produção de conteúdo relevante caminham juntas para promover uma empresa no ambiente digital. você perceberá que a otimização não gira em torno apenas de códigos HTML, mas também depende de como o conteúdo é produzido e promovido.

Autoridade da empresa

Em termos de marketing digital, podemos definir a autoridade de uma empresa de duas formas, a depender do ponto de vista:

  • do ponto de vista do cliente, é o know-how que a empresa demonstra ter, ou seja, a capacidade que mostra de constatar problemas pelos quais seu público passa e resolvê-los;
  • do ponto de vista dos algoritmos de pesquisa, autoridade de página é uma espécie de avaliação que se dá por vários critérios, como quantidade e qualidade de cliques e links externos que direcionam para a página.

A autoridade para o cliente é construída por meio de produção consistente de conteúdo relevante, que atenda aos problemas de sua persona, e, consequentemente, do público que se aproxime de seu perfil. Fazer material de qualidade tende a gerar engajamento e, assim, visibilidade e credibilidade.

Por outro lado, a autoridade para os mecanismos de busca depende da construção do tipo anterior, uma vez que o tráfego e as menções externas – como em redes sociais ou outros blogs – são fatores levados em consideração.

Conteúdo relevante tende a ser um incentivo bem convincente para a conversão, a criação de vínculos ainda mais fortes entre o usuário e a empresa, motivada pela busca de mais informações.

Portanto, além de questões técnicas e menos diretas como o tempo de permanência na página, a relevância do material produzido atrai visitas de qualidade, beneficiando a empresa com um bom índice de conversões.

Qual a importância de utilizar palavras-chave relevantes?

Uma pesquisa de palavras-chave relevantes ao segmento de seu negócio em ferramentas como o Google Trends ajuda a planejar qual conteúdo será útil para seu público em determinado momento. Esse é um fator que contribui para construção da autoridade que citamos anteriormente.

Por outro lado, o que mais importa para o SEO é a presença das palavras-chave certas no conteúdo ao longo das páginas de seu site. Isso ajuda os algoritmos de busca a identificarem de que assunto ela trata e exibi-la como resultado de pesquisas por temas similares, buscando diretamente pelo termo ou por sinônimos.

Aliar a distribuição de palavras-chave úteis ao longo do texto a outros critérios técnicos de SEO são questões essenciais para construir a autoridade da empresa, posicionando-a bem em pesquisas.

E onde entra a experiência de usuário?

Essa é a parte mais técnica do SEO, mas que também impacta uma estratégia de marketing de conteúdo de modo geral. A experiência do usuário, ou UX, é um fator determinante para que as pessoas que encontraram a página continuem navegando nela.

Esse cuidado passa por um web design amigável e funcional e, ainda mais importante, pela adaptação do site para acesso em dispositivos móveis: o chamado site responsivo ou mobile.

De um lado, sites que oferecem uma experiência de usuário desfavorável acabam espantando novos acesso em potencial, seja por carregamento lento, tamanho de fonte ou layout de texto incompatível com seu dispositivo, áreas de toque muito próximas, etc.

Com isso, o conteúdo deixa de atingir seu destinatário e o processo de aproximação do visitante com a empresa é interrompido.

Do ponto de vista do SEO, sites adaptados para exibição em dispositivos móveis recebem avaliações mais favoráveis. E, se a página apresenta um conteúdo relevante, outro índice importante para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca também é garantido: o tempo de permanência na página.

Portanto, ao se falar da importância do SEO em uma estratégia de marketing de conteúdo, percebe-se que otimizar um site é essencial para garantir uma presença digital efetiva. São esses fatores somados que vão atrair mais visitantes por meio de pesquisas, para conhecerem mais a respeito de sua empresa, construindo sua autoridade.

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