Qual o melhor arquivo de audio para meus vídeos?

Qual o melhor arquivo de audio para meus vídeos?
leonardo-guerra
leonardo-guerra

Compartilhe

Quero gravar uma locução para um video de divulgação da Alura que vamos colocar no Youtube, nós ainda vamos inserir essa locução em um vídeo e em que vamos realizar uma compressão, isso no nosso software de edição no momento de exportar o vídeo como um todo.

Um dos grandes problemas que sempre enfrentava trabalhando com vídeo era entender qual a diferença entre diversos tipos de arquivos de audio que existe, alguns são maiores, outros menores mas me faltava o treinamento para entender qual tipo de arquivo utilizar em cada situação.

Então, para gravar esse audio estou utilizando o Adobe Audition. Quando apertei o botão vermelhinho de gravar dentro, do Adobe Audition ele me pediu para selecionar Sample Rate, Channels e Bit Depth

image00 Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Dei ok e fiz minha gravação. No fim da gravação selecionei a opção salvar e nesse momento apareceu uma janela pedindo que nós definissemos o tipo de arquivo.

image01

E aí, qual a melhor opção? O que precisamos nesse momento? Esse arquivo já está finalizado certo? Quando falamos em comprimir, pensamos em diminuir o tamanho, pode ser reorganizando informações ou jogando-as fora.

Imagine, que seja salvo um arquivo comprimido que joga informações dessa locução fora e depois, no momento de exportar o video aconteça outra compressão e jogue fora mais alguns pedaços de todo esse arquivo, estou perdendo muitas informações importantes para um audio de qualidade. Pior seria se quisessemos, por alguma razão fazer uma edição neste audio antes de inseri-lo no video.

Neste momento o ideal seria salvar sem perda alguma, mas o que é um formato de audio sem perda? Qual formato podemos usar? Quando estamos falando em audio com sua maxima qualidade, o nome é exatamente esse sem perda , só que ingles Loseless.

Os arquivos Loseless mais utilizados são o .WAV e o .AIFF, eles não tem perda pois cada pequeno ponto utilizado para marcar a onda de audio é gravado, sem nenhum tipo de otimização.

Então, vamos escolher salvar em .AIFF. Essa minha primeira gravação, neste formato, ficou com 1.4MB tendo apenas 9 segundos é, o arquivo ficou bem grande... 1.4mb? Isso é tão pouquinho! Mas e se fizermos uma gravação um pouco maior?

Vou fazer uma segunda gravação, de uma pequena chamada de teste para um novo podcast que queria criar aqui no Alura, vou repetir o mesmo processo.

image02

No fim da gravação vou salvar e olha só 24mb para um arquivo de 2 minutos! Isso é muita coisa, principalmente se depois gravarmos um podcast de uma hora, imagina, quase 1gb em um arquivo de audio é muita coisa.

Os nossos ouvintes não vão conseguir baixar na 4G no carro. O ideal é que conseguissmos fazer um formato que tivesse uma boa qualidade, mas que tivesse um tamanho menor, mas não vou gravar assim, precisamos ter um original com qualidade que podemos editar a qualquer momento. Precisamos de um arquivo com menor qualidade quando terminarmos de editar todo o nosso audio.

Seria ideal ter um formato com perda, um pouquinho de perda, uma perdinha e o nome é esse mesmo, só que em inglês de novo Lossy. Os formatos Lossy mais utilizados são .MP3 e .WMV. A caracteristica desses audios é que além do formato, você pode escolher a quantidade de informações que serão transmitidas por segundo, ou seja o BitRate e assim definir se você precisa de uma compressão maior ou menor, os Bitrate mais utilizados para .MP3 são 128kbps e 320kbps.

Será que nosso ouvinte vai notar a diferença entre o .MP3 com uma leve compressão e o .AIFF? Existem pesquisas indicando que uma pessoa comum, sem treinamento, não consegue notar a diferenças entre arquivos com compressão e arquivos sem perda. Isso acontece pois a mudança nesse audio é muito sutil. Então quer dizer que é inutil gravar arquivos Loseless?

Na verdade não, quando se trata de gravações o ideal é gravar o primeiro arquivo com uma boa qualidade, pois sempre é possivel diminuir o tamanho depois, comprimir, descartar informações e fazer um arquivo menor, mas é impossivel recuperar informações que você descartou.

Um bom audio é fundamental para um vídeo de qualidade, e com o arquivos certo de audio conseguimos extrair o maximo de qualidade de nossos recursos. Se você deseja aprender mais sobre edição de vídeo, motion graphics e edição de audios para video confira a Formação Edição de Vídeos da Alura.

Veja outros artigos sobre UX & Design