Quem está por trás das principais linguagens de programação?

(Last Updated On: 6 de junho de 2017)

Os verdadeiros gênios da informática muitas vezes ficam desconhecidos do grande público, mas sem o trabalho de programação deles, os sites e aplicações mais utilizadas do mundo seriam bem diferentes do que a gente conhece hoje, se é que existiriam. Ficou curioso para conhecê-los? Então bora começar:

Programação C

O americano Dennis Ritchie foi o responsável pela criação da linguagem de programação C entre os anos de 1968 e 1973.

Além de ser uma das linguagens mais utilizadas até os dias de hoje, a C teve influência direta na criação do C++, Java, Python, JavaScript, Objective-C e Swift.

Ritchie ainda foi um dos nomes mais importantes do UNIX, sistema que serviu de base para muitos sistemas operacionais atuais, como o Linux.

Java

O programador canadense James Gosling é o pai de uma das linguagens mais populares, talvez a mais popular, da atualidade.

Com o intuito de criar um projeto simples e ao mesmo tempo robusto, dinâmico e com alto desempenho, Gosling recebeu influências do C (criado por Dennis Ritchie) e do C++ (criado por Bjarne Stroustrup) para desenvolver a linguagem que é base para o SDK e, como consequência, para muitos apps do Android.

PHP

Com dupla nacionalidade (groenlandês e dinamarquês), Rasmus Lerdorf é o criador da linguagem PHP, lançada no ano de 1994 e instalada no código de 82% de todos os sites existentes, de acordo com contagem da W3C.

Entre esses sites, se destacam Facebook, Twitter, Wikipédia e gigantes chineses, como Baidu e QQ.

Python

Com influências da programação C (de Dennis Ritchie), da LISP (de John McCarthy) e da Perl (de Larry Wall), o holandês Guido van Rossum foi capaz de desenvolver a linguagem Python entre o fim da década de 80 e início de 90.

Focada na legibilidade do código, a Python já serviu de inspiração para a criação das linguagens JavaScript e Swift.

Ruby

Criada pelo japonês Yukihiro “Matz” Matsumoto em 1995, a Ruby foi planejada para ser uma linguagem de script. A ideia é que ela fosse mais orientada a objetos que a Python e mais poderosa que Perl, duas de suas inspirações.

Segundo o Índice Tiobe, a Ruby está entre as dez linguagens de programação mais populares do mundo.

JavaScript

Criada em 1995 pelo americano Brendan Eich, a linguagem Javascript foi desenvolvida com o intuito de dinamizar determinados processos de páginas web, deixando seu uso mais agradável.

Após um ano de seu lançamento, a Microsoft utilizou a linguagem para seu navegador, a alçando a uma das tecnologias mais importantes e usadas na internet.

O que achou desses feras? Aproveite e compartilhe conosco nos comentários! 😉

Que tal aprender a programar? Na Alura temos a carreira Iniciante em Programação, nela juntamos todos os cursos essenciais para quem está dando os primeiros passos em programação.

Além disso, também escrevi um post sobre 5 passos para aprender a programar, com dicas da minha experiência durante os estudos como programador.

FIQUE POR DENTRO

Content Editor at Alura and Software Developer

  • Rafael Mori

    Show de bola o/ mas em que ano o Java foi criado ? 🤔

    • Alex Felipe

      Opa Rafael, em 1991 o projeto foi iniciado, porém, ele só veio a público em 1995

  • leonardo

    Engraçado é que o Ruby deve seu sucesso 100% ao Rails. Acredito que se nao fosse o ROR. Na minha opinião, se não fosse o DHH, o Ruby nao estava vivo. Um exemplo de como um Framework pode ser fundamental a uma linguagem.
    O php tb deve muito seu sucesso ao WordPress.

Próximo ArtigoEntenda o que é a UX design