Quem está por trás das principais linguagens de programação?

Quem está por trás das principais linguagens de programação?

Os verdadeiros gênios da informática muitas vezes ficam desconhecidos do grande público, mas sem o trabalho de programação deles, os sites e aplicações mais utilizadas do mundo seriam bem diferentes do que a gente conhece hoje, se é que existiriam.

Programação C

O americano Dennis Ritchie foi o responsável pela criação da linguagem de programação C entre os anos de 1968 e 1973.

Além de ser uma das linguagens mais utilizadas até os dias de hoje, a C teve influência direta na criação do C++, Java, Python, JavaScript, Objective-C e Swift.

Ritchie ainda foi um dos nomes mais importantes do UNIX, sistema que serviu de base para muitos sistemas operacionais atuais, como o Linux.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Java

O programador canadense James Gosling é o pai de uma das linguagens mais populares, talvez a mais popular, da atualidade.

Com o intuito de criar um projeto simples e ao mesmo tempo robusto, dinâmico e com alto desempenho, Gosling recebeu influências do C (criado por Dennis Ritchie) e do C++ (criado por Bjarne Stroustrup) para desenvolver a linguagem que é base para o SDK e, como consequência, para muitos apps do Android.

PHP

Com dupla nacionalidade (groenlandês e dinamarquês), Rasmus Lerdorf é o criador da linguagem PHP, lançada no ano de 1994 e instalada no código de 82% de todos os sites existentes, de acordo com contagem da W3C.

Entre esses sites, se destacam Facebook, Twitter, Wikipédia e gigantes chineses, como Baidu e QQ.

Python

Com influências da programação C (de Dennis Ritchie), da LISP (de John McCarthy) e da Perl (de Larry Wall), o holandês Guido van Rossum foi capaz de desenvolver a linguagem Python entre o fim da década de 80 e início de 90.

Focada na legibilidade do código, a Python já serviu de inspiração para a criação das linguagens JavaScript e Swift.

Ruby

Criada pelo japonês Yukihiro "Matz" Matsumoto em 1995, a Ruby foi planejada para ser uma linguagem de script. A ideia é que ela fosse mais orientada a objetos que a Python e mais poderosa que Perl, duas de suas inspirações.

Segundo o Índice Tiobe, a Ruby está entre as dez linguagens de programação mais populares do mundo.

JavaScript

Criada em 1995 pelo americano Brendan Eich, a linguagem Javascript foi desenvolvida com o intuito de dinamizar determinados processos de páginas web, deixando seu uso mais agradável.

Após um ano de seu lançamento, a Microsoft utilizou a linguagem para seu navegador, a alçando a uma das tecnologias mais importantes e usadas na internet.

Além disso, também escrevi um post sobre 5 passos para aprender a programar, com dicas da minha experiência durante os estudos como programador.

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Programação