Saiba como se manter em constante atualização profissional

(Last Updated On: 18 de Março de 2017)

Conseguir um lugar no mercado de trabalho é uma tarefa árdua, já que o pequeno número de vagas disputadas contrasta com a grande quantidade de candidatos. Entretanto, é possível ter sucesso na busca por um novo emprego investindo na atualização profissional constante.

Continue a leitura do artigo, cujo objetivo é apresentar dicas que o auxiliarão a corrigir pontos fracos, desenvolver novas habilidades e se destacar da concorrência. Assim, suas chances de conseguir o emprego dos sonhos aumentarão consideravelmente. Confira!

Conheça bem a sua área de atuação

Um bom profissional deve ter domínio sobre os assuntos de sua área de atuação. Procure saber tudo sobre o nicho em que atua, como o número de empresas especializadas no segmento, as inovações tecnológicas que podem afetá-la e as tendências do momento.

Procure também por material específico direcionado à sua profissão, como revistas, publicações científicas ou mesmo sites dedicados ao assunto.

Se não for possível pesquisar em português, é recomendável procurar por textos escritos em outros idiomas. E por falar nisso, você já domina alguma língua estrangeira?

Estude outros idiomas

Falar sobre a importância de aprender uma língua extra pode parecer clichê, mas essa é uma necessidade no Brasil, onde apenas uma pequena parte da população conhece idiomas além do português.

Apenas 52% dos executivos brasileiros, por exemplo, têm algum conhecimento da língua inglesa, que na maioria das vezes é básico.

Os dados acima revelam a importância e os benefícios de investir parte do seu tempo no aprendizado de outro idioma. Além das vantagens profissionais e do acréscimo de valor ao seu currículo, ter essa nova habilidade possibilita que você entre em contato com diferentes pessoas, culturas e materiais publicados, expandindo o seu horizonte de informações.

O inglês, embora seja a escolha mais comum, não é a única saída para a diferenciação profissional: cursos de mandarim, a língua oficial da China, falada por 14% da população mundial, ou de espanhol, o idioma dos vizinhos e parceiros comerciais na América do Sul, são outras ótimas opções.

Mantenha-se em constante aprendizado

Mais importante do que aprender tudo sobre sua área é compreender que o avanço da tecnologia e da informação torna obsoletos muitos conhecimentos que pouco tempo antes eram vanguardistas.

Na área de Design, um software de edição gráfica que tenha sido lançado em 2012, por exemplo, já é considerado ultrapassado, tanto por novas atualizações como por lançamentos da concorrência.

Um profissional que tenha investido no aprendizado desse conhecimento ultrapassado e deixou de se atualizar perde pontos preciosos na competição pela vaga de emprego.

Uma forma de evitar a desvantagem é manter um ritmo de estudos constante: eleja os pontos de maior importância da sua área que devem ser sempre estudados e procure atualizações e novidades sempre que possível.

Também é indispensável ficar atento às novas tecnologias ou processos que acrescentem novidades à sua bagagem de conhecimentos. Ao antecipar o problema, os prejuízos são muito menores.

Frequente e participe de eventos na sua área de formação

Uma das maneiras de manter-se em dia com o que há de novo na sua área de atuação é procurar por eventos e reuniões temáticas. Congressos, palestras e seminários são uma ótima oportunidade de adquirir novos conhecimentos e ouvir pessoas de grande importância no cenário nacional ou internacional.

Outra oportunidade possibilitada por tais eventos é a de fazer um networking com pessoas de sua área. Networking é o termo usado para nomear a criação de redes de contatos entre profissionais, o que pode tornar o seu nome conhecido e recomendado por colegas de profissão. Desenvolver bons contatos é um dos pontos-chave de uma carreira de sucesso!

Com o tempo e de acordo com seu desenvolvimento profissional, é possível até mesmo inscrever-se como palestrante ou ministrar oficinas nestes encontros, assumindo um papel ativo e aumentando sua exposição entre pessoas consideradas referências em suas respectivas áreas de atuação.

Melhore os seus pontos fracos

A pergunta mais temida por qualquer candidato a vagas de emprego é o questionamento sobre pontos fracos. Não se trata de um medo injustificado: mesmo com um currículo exemplar, demonstrar um ponto fraco que cause desencontro com os valores da empresa pode ser fatal no momento da seleção.

Existem várias maneiras de contornar estes problemas e lidar melhor suas fraquezas. Uma das formas mais procuradas por profissionais, mesmo altos executivos é o coaching. A técnica envolve uma gama de conhecimentos, de disciplinas como psicologia e administração, dedicada  a treinar o profissional para desenvolver-se profissional e pessoalmente.

Procure cursos online para atualização profissional

É inegável que a internet é o meio de comunicação e pesquisa desta geração. A ampliação do acesso e das velocidades de conexão à rede abriu incríveis possibilidades, como a de realizar seus estudos online.

Com o conforto de estudar em casa e a praticidade de escolher os horários de estudo, esta modalidade tem conquistado grande público, crescendo mais que as formas tradicionais de ensino.

A oferta e a variedade de cursos são imensas: procure por um que se adapte ao seu modo e ritmo de aprendizado, e dê preferência para plataformas que possuam boa reputação, considerando também as avaliações positivas dos usuários.

Outra forma de aprendizado online está nos grupos de discussão de nicho espalhados por toda a internet e em aplicativos de conversa. Eles oferecem uma possibilidade de contato com profissionais de todo o mundo, facilitando a troca de informações.

É possível encontrar grupos como essa característica em redes sociais ou em fóruns mais específicos, como o Stack Exchange, que possui mais de 100 sub-fóruns dedicados exclusivamente a assuntos como design, programação ou linguagens.

Esteja informado sobre o que acontece no mundo

Embora não seja contado em currículos ou portfólios, saber quais são as movimentações mais recentes no palco mundial – no âmbito da política, economia ou cultura – faz de você uma pessoa e um profissional mais completo.

Possibilita, ainda, oportunidades para conversas produtivas com outros profissionais, elevando e destacando o seu perfil.

Neste texto, falamos sobre a importância de se manter em atualização profissional constante e ensinamos algumas dicas para quem quer aumentar seus níveis de conhecimento e tornar-se um profissional de destaque. Comece agora mesmo a sentir o impacto do estudo contínuo em sua carreira!

Gostou do post e quer melhorar suas chances no mercado de trabalho? Não perca tempo e invista agora mesmo no seu aprendizado online!

FIQUE POR DENTRO

  • Iago

    Objetivo, gostei!

Próximo ArtigoQuais impactos de performance ao usar serviços externos de fontes?