Sem tempo para cursos de capacitação? Saiba como mudar isso

Sem tempo para cursos de capacitação? Saiba como mudar isso
adriano-almeida
adriano-almeida

Compartilhe

Em um cenário como o atual, os cursos de capacitação têm se destacado em razão da sua qualidade de ensino e período de duração, que costuma ser curto.

Manter-se competitivo e atualizado é, hoje em dia, um pré-requisito para qualquer profissional em busca do primeiro emprego ou de uma posição melhor na organização em que já trabalha.

Isso não se deve apenas à crise econômica que enfrentamos no momento, mas também à rápida evolução de ramos como a tecnologia, por exemplo.

Ainda assim, uma dificuldade frequente das pessoas que buscam essa opção para se destacar no mercado de trabalho é organizar o tempo. Como buscar cursos extras, fazer faculdade e trabalhar, se dedicando a todas as atividades?

1. Monte um calendário de estudos

Ter um cronograma de estudos é essencial para garantir que você aproveite seu tempo da melhor maneira possível. Na correria do dia a dia, é fácil se esquecer das prioridades ou perder a noção de quanto tempo é gasto com bobagens.

Por isso, todos os compromissos fixos devem ser anotados no seu calendário: academia, faculdade e, é claro, a hora de se dedicar ao curso. Em seguida, adapte os compromissos flexíveis, como festas ou compras no supermercado, aos horários que sobrarem.

Além disso, estabeleça metas diárias a serem cumpridas. Além de te deixarem mais motivado, as metas ajudam a quantificar com precisão como está sendo sua evolução.

Lembre-se de que, para esse método funcionar, é necessário ter disciplina para consultar e seguir à risca suas anotações.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Escolha um bom local de estudo

Você provavelmente já passou pela seguinte situação: ao se sentar para estudar, começa a perceber todos os barulhos à sua volta. Pode ser a TV ligada com som alto na sala ou até mesmo uma obra próxima à sua casa.

Você tenta ignorar e começa a estudar, mas percebe que está lendo a mesma página pela terceira vez porque não consegue se concentrar.

O fato é que a grande maioria das pessoas não consegue focar nos estudos em ambientes barulhentos.

Por isso, ter um lugar tranquilo para estudar, longe de qualquer tipo de distração, é essencial não só para conseguir focar na atividade, mas também para tornar seu escasso tempo de estudo mais produtivo.

Ter uma mesa organizada e limpa, com todos os materiais necessários à disposição, também é muito importante nesse momento.

Caso não tenha um lugar assim em casa, uma boa alternativa é encontrar locais públicos silenciosos, como uma biblioteca municipal.

3. Evite a procrastinação

Segundo especialistas, a melhor tática para conseguir motivação e evitar a procrastinação se baseia em três elementos: gatilho, rotina e recompensa.

  • Gatilho é o elemento que faz com que seu cérebro perceba que é hora de iniciar determinada rotina ou tarefa. Para a maioria das pessoas, por exemplo, tomar café ao acordar é o gatilho.
  • Rotina é o conjunto de tarefas que você precisa fazer com certa frequência, mas acaba adiando. Nesse contexto, a revisão do conteúdo de um curso de capacitação é a rotina.
  • Recompensa é o benefício que você obterá ao conseguir cumprir sua rotina corretamente. No caso de se dedicar a um curso de capacitação, a vantagem em longo prazo é conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho.

Para ajudar na motivação, você pode estabelecer outras pequenas recompensas diárias cada vez que conseguir cumprir seu cronograma, também.

Quanto mais óbvia for a recompensa, mais fácil será vencer a procrastinação.

4. Elimine as distrações

Depois de montar seu calendário com as metas estabelecidas e encontrar o lugar ideal para estudar, é hora de garantir que sua atenção está completamente voltada à atividade.

Por isso, nada de ficar com o celular na mão ou o Facebook aberto enquanto estuda, ok? Fazer isso pode parecer inofensivo, mas a verdade é que, toda vez que o cérebro desvia a atenção de uma atividade para outra, ele perde o foco.

Ao retornar à primeira atividade, você não vai continuar exatamente de onde parou, podendo levar alguns minutos para que isso aconteça. Somados, esses minutos podem representar um tempo precioso desperdiçado.

5. Aproveite todos os recursos disponíveis

Você, melhor que ninguém, deve saber que a evolução da tecnologia trouxe diversas vantagens quando se trata de aumentar a produtividade.

Existem aplicativos mobile, por exemplo, que podem ajudar a organizar melhor sua rotina. Abaixo, separamos 3 exemplos:

1. inClass

Feito especialmente para estudantes, o aplicativo permite a criação de listas de tarefas, visualizador de horários e alarmes, garantindo que o usuário não se esqueça de nenhum prazo ou deixe alguma tarefa para a última hora.

O inClass ainda pode ser útil no momento de estudar para provas, pois permite anotações sobre a matéria e a inserção de fotos, áudios e até vídeos relacionados a determinado conteúdo. Disponível apenas para iOS.

2. RescueTime

O RescueTime vai te ajudar a seguir nossa dica sobre eliminar distrações: o aplicativo elabora um relatório semanal que analisa quantas horas você gasta online, com listas que especificam o tempo de navegação em sites e redes sociais.

Tendo essa visão, fica mais fácil descobrir como você está gastando seu tempo, com foco em aprender a se conectar de maneira mais produtiva. Disponível apenas para Android.

3. Audible

Quem precisa percorrer uma distância considerável até a faculdade ou o trabalho sabe como é sentir que está perdendo um tempo precioso que poderia estar sendo dedicado aos estudos.

Com a ajuda do Audible, é possível ouvir livros e artigos no trânsito — ou enquanto realiza várias outras tarefas —, otimizando seu tempo. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Além do uso de aplicativos como esses, aproveitar todos os recursos disponíveis envolve explorar opções como os cursos de capacitação online na sua área.

Práticos e acessíveis, eles podem tornar seu currículo ainda mais impressionante. Considere mais essa vantagem que a tecnologia oferece para impulsionar sua carreira.

6. Descanse

Reserve um tempo no seu planejamento semanal para descansar e se distrair. Essa pausa deve ser usada para relaxar, reunir-se com a família ou sair com amigos.

Não pense nesse tempo como “perdido”. Pelo contrário: ele é muito importante para que o cérebro e o corpo tenham energia para a próxima carga de estudos.

Além disso, não deixe de dormir pelo menos 6 horas por dia. Uma boa noite de sono é indispensável para um bom desempenho nos estudos, já que contribui para o processo de memorização sua principal aliada para se sair bem em avaliações.

O cansaço pode ainda comprometer a sua capacidade de raciocínio e causar um mau humor desnecessário.

Sabemos que organizar trabalho, faculdade e cursos de capacitação pode ser um desafio. Mas com as ferramentas certas, bastante disciplina e organização, você consegue conciliar todos seus compromissos e garantir que estará bem preparado para o mercado de trabalho.

Ah! E se você realmente quer investir na sua carreira, o estudo a longo prazo, profundo, é certamente um caminho importante.

Recentemente a Alura juntou forças com o centro universitário FIAP. Eu quero que você conheça o catálogo de cursos de graduação com cursos a distância também.

Alura + FIAP caminham cada vez mais juntas e eu espero ter você próximo da gente também!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão