Soft Skills: o que são e os benefícios de desenvolvê-las

Soft Skills: o que são e os benefícios de desenvolvê-las
Adriélly Calil
Adriélly Calil

Compartilhe

No dia a dia profissional lidamos com diversos desafios relacionados à profissão que escolhemos, porém existem algumas situações que acontecem de maneira muito semelhante com pessoas dos mais diversos cargos e áreas de atuação.

Imagem de destaque #cover

Um exemplo comum que faz parte do cotidiano de todo profissional é lidar com pessoas. Seja por meio de atendimento ao cliente, reuniões ou até mesmo a convivência no escritório, o tempo todo lidamos com pessoas que possuem jeitos, opiniões e experiências de vida diferentes.

Uma outra situação que ocorre tem a ver com produtividade. No ambiente de trabalho, é comum encontrarmos pessoas reclamando sobre não se sentirem produtivas, ou dizendo que estão com muitas tarefas e não sabem nem por onde começar.

Lidando com essas situações

Nessas e em muitas outras circunstâncias precisamos ter empatia, foco, uma boa comunicação, senso de liderança e diversas outras habilidades que são conhecidas como Soft Skills.

As Soft Skills tratam de habilidades ligadas à interação e relação com as pessoas e também se estendem a aptidões como foco e produtividade. Isto é: são competências importantíssimas para quem deseja se desenvolver profissionalmente e até mesmo levar alguns aprendizados para a vida pessoal.

Comunicar-se bem, lidar com opiniões divergentes, manter o foco, conseguir se organizar e desenvolver liderança são habilidades que elevarão sua carreira, melhorando seu dia a dia profissional.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Desenvolvendo as Soft Skills

Para alcançar bons resultados é preciso dedicação. Soft Skills, assim como todos os outros tipos de habilidades, exigem estudos e treinos diários para que o aprendizado seja colocado em prática.

No artigo de Soft Skills da Alura para Empresas a gente tem mais informações como seu time pode desenvolver melhor essa habilidades.

Então, se você se interessou sobre o assunto e quer obter essas aptidões, aqui na Alura possuímos uma série de cursos de Soft Skills que vão aprimorar sua carreira!

Adriélly Calil
Adriélly Calil

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão