Usando a pasta do Tomcat pelo Eclipse

Uma das coisas que nos deixa bem chateados, é quando precisamos encontrar os arquivos que estamos enviando para o servidor, e entrando na pasta webapps do seu Tomcat não encontramos nada, a não ser as aplicações de exemplo do próprio Tomcat.

Ou mesmo quando queremos fazer upload de arquivos na aplicação e não sabemos para onde o arquivo foi, uma vez que ele está na pasta de aplicações do Tomcat, algo como: /home/toasty/pasta_do_usuario/.metadata/.plugins/
org.eclipse.wst.server.core/tmp0/wtpwebapps/
projeto/arquivos-upload/arquivo_que_voce_procura.jpg.
. Ou seja, quase impossível de achar.

O que ocorre, é que o Eclipse tenta liberar nossa pasta do Tomcat, não alterando os arquivos de configuração e/ou estrutura de pastas. Porém, muitas vezes, não é isso que desejamos. Queremos que o Eclipse use a própria pasta do Tomcat para isso. E a modificação para que isso funcione é bem simples.

Passo 1: Clique com o botão direito em cima do Tomcat na aba Servers do Eclipse, e depois vá em Add and Remove e remova todas as aplicações que estiverem no servidor (apenas as que aparecem no eclipse). Confirme em Finish.

Passo 2: Clique novamente com o botão direito em cima do Tomcat e escolha a opção Clean.

Passo 3: Agora, clique duplo no servidor Tomcat (novamente na aba Servers). Na tela que abrir, procure pela opção Server Locations e marque a opção Use Tomcat installation (takes control of Tomcat installation).

Antes de fechar a tela, Salve as alterações feitas, ou terá que fazer esse passo 3 novamente.

Isso vai fazer nosso projeto ir para dentro da pasta do Tomcat diretamente. Porém o Eclipse separa as aplicações enviadas por ele na pasta wtpwebapps. Abrindo pelo explorer, vemos que nossa aplicação aparece lá, e não mais na pasta temporária do eclipse maluca que o Eclipse gerava antes.

Passo 4: Vamos colocar nossa aplicação de volta dentro do servidor, novamente com o botão direito no Tomcat -> Add and Remove, mandamos nossa aplicação para o lado direito e confirmamos em Finish. Confira pelo explorer se a pasta da aplicação foi criada no servidor corretamente. Algo como seu_tomcat/wtpwebapps/sua_aplicacao.

Com essa simples modificação, nosso projeto fica mais fácil de ser encontrado no Tomcat e até o upload de arquivos, que poderia não funcionar por causa das pastas temporárias e permissões, agora devem funcionar corretamente.

E aí? Ajudou a resolver aquele problema de upload ou mesmo a encontrar melhor seus arquivos? No nosso curso de Spring MVC 1 e 2, realizamos upload de arquivos, e também precisamos realizar essa configuração do Tomcat dentro do Eclipse.


Próximo ArtigoEntendendo o que é gerado pelo Android Studio