Visualizando informações com um gráfico

Visualizando informações com um gráfico

Para medir o volume de chamados de suporte da empresa fiz o seguinte gráfico, e agora vou melhorar a sua visualização:

Repare que a nossa atenção vai diretamente para a borda ao redor do gráfico, então a primeira coisa que farei será removê-la.

Removendo a borda conseguimos manter o foco principal no gráfico, o segundo passo é melhorar a visualização das duas linhas principais, e faremos isso removendo as linhas de grade.

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

Melhoramos a visualização das duas linhas no gráfico, mas os pontos nessas linhas atraem a nossa atenção antes que possamos compreender a linha inteira. Iremos removê-los também.

Neste ponto, conseguimos visualizar claramente as linhas principais. Vamos expandir a nossa visão e olhar para os eixos.

Repare que o eixo vertical inicia no número 50, o que faz a distância entre 0 e 150 parecer menor. Nesse caso, a boa prática é iniciarmos no 0, assim deixamos claro pela distância que são 150 chamados. Então, irei alterar o ínicio do eixo vertical de 50 para 0.

Olhando também para o eixo horizontal, veja que precisamos inclinar um pouco a nossa cabeça para podermos ler os nomes de cada mês, logo, o que irei fazer é reduzir os nomes dos meses para as suas três letras iniciais. Além disso, será que a palavra mês ali nos ajuda a entender que são meses ou já sabemos? Irei retirá-la do eixo para vermos se faz diferença.

Veja que retirar a palavra mês não fez diferença, pois continuamos entendendo que os meses estão sendo referenciados no eixo horizontal.

Agora, vamos fazer mais um teste. Há pessoas que não enxergam cor, e precisamos nos preocupar com elas ao montarmos uma visualização. Será que conseguiremos entender esse gráfico se ele estiver em preto e branco?

Repare que ao passar o gráfico para preto e branco, não conseguimos entender qual a linha de volume de chamados recebidos e qual a linha de volume de chamados resolvidos. Para melhorarmos isso, precisamos anotar ao lado das linhas quais foram recebidos e quais foram resolvidos.

E também não precisamos mais da legenda abaixo do gráfico. Como já temos o gráfico finalizado em preto e branco, vou também alterar as cores para o azul e vermelho originais tanto do gráfico quanto das legendas.

Nossa visualização está quase pronta. Vamos olhar para o gráfico, temos uma linha de recebidos e outra de resolvidos, mas recebidos e resolvidos do que? Por fim, vamos colocar um título que descreva a informação principal que queremos mostrar com o gráfico.

E nossa visualização está pronta! Podemos olhar os gráficos inicial e final lado a lado agora para vermos a transformação:

Para saber mais

Gostaria de continuar aprendendo sobre visualização de dados? Você pode fazer os cursos de Visualização de dados parte 1 e Visualização de dados parte 2 na Alura. Melhore a comunicação da informação por um gráfico aplicando práticas de visualização de dados.

Veja outros artigos sobre Programação